Leituras


Ficção científica – 5 livros para quem quer começar a ler este gênero

Você curte sci-fi? Ficção científica é um gênero que normalmente lida com conceitos especulativos e imaginativos, ou seja, coisas relacionadas principalmente com o futuro, que envolvem ciência e tecnologia. Esse ano tenho me dedicado mais a ler este gênero e sempre gosto de compartilhar as minhas leituras lá no instagram.

No entanto, mesmo gostando dos clássicos, sei que muitos acabam se desanimando por conta da complexidade do assunto. Quando falo sobre os livros que estou lendo nos meus stories, algumas pessoas pedem indicações de títulos com elementos sci-fi, mas que seja de fácil compreensão. Então, para comemorar o dia o orgulho nerd, decidi selecionar algumas obras de ficção científica, escritas por mulheres, onde o foco está na reflexão sobre a sociedade. Vamos lá?

1 – Kindred – Ficção científica nas questões raciais – Octavia E. Butler

Sinopse: Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.
Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo. Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

“(…) Talvez você tenha razão – disse. – Espero que tenha. Talvez eu seja só uma vítima de roubo, estupro ou algo assim… Uma vítima que sobrevive, mas não se sente mais segura. – Dei de ombros. – Não sei explicar o que aconteceu comigo, mas não me sinto mais segura.”

Kindred

Por que ler Kindred?

Kindred é uma ficção científica sobre questões raciais. Dana consegue viajar no tempo, mas ela não vai para o futuro. A proposta do livro é mostrar como era o cotidiano escravista no século XIX.  A experiência de viajar no tempo pode ser maravilhosa, mas nesse ambiente e nas condições de Dana, não era. Ela é mulher, negra e voltou em um período da História em que a escravidão estava presente; vivenciou humilhações, chibatadas, mortes, estupros e tudo de desumano que havia naquela época. Os livros da Octavia incomodam e são perfeitos para te tirar da zona de conforto. Aliás, a narrativa é fluída e de fácil compreensão. Portanto, recomendo muito! Leia a resenha de Kindred.

2- Lua de Larvas – Sally Gardner

Sinopse: Standish Treadwell é um jovem disléxico que vê o mundo de maneira diferente da maioria. Graças a essa visão, ele percebe que o mundo lá de fora não tem que ser necessariamente cinzento e opressor. Quando seu melhor amigo, Hector, é de repente levado embora, Standish percebe que cabe a ele, a seu avô e a um pequeno grupo de rebeldes enfrentar e derrotar a opressão permanente das forças da Terra Mãe.
Com o pano de fundo de um regime implacável, disposto a tudo para vencer seus rivais na corrida para chegar à Lua. Este impressionante Lua de larvas é o novo livro da premiada autora Sally Gardner.

“(…) por que não existe entre vocês um lobo que seja para nos proteger? Professor. Prestem atenção nesta palavra: professor. Supostamente, sua função é ensinar, não esmurrar a cabeça dos alunos até a morte.”

Lua de Larvas

Por que ler Lua de Larvas?

Ganhei esse livro de presente e não fazia ideia da grandiosidade dessa história. Olhando a capa, imaginei algo infantil e apesar de ser uma ficção científica narrada na perspectiva de um jovem de 15 anos, é um livro para todas as idades. Na trama temos: um mundo totalitário e opressor; e um protagonista disléxico que sofre bullying. Entretanto, a leitura é rápida… li em um dia e foi impossível segurar as lágrimas.

3- A longa viagem a um pequeno planeta hostil – Becky Chambers

Sinopse:  A tripulação da nave espacial, Andarilha, é composta por indivíduos de espécies, gêneros e planetas diferentes, incluindo um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida e uma estagiária nascida nas colônias de Marte, uma piloto reptiliana. Temas como amizade, força feminina, novos conceitos de família, poliamor e racismo fazem parte do universo do livro, assim como cada vez mais fazem parte do nosso mundo.

Os humanos não sabem lidar com a guerra. Tudo que sei sobre a nossa história mostra que a guerra desperta o que há de pior em nós… Não temos… maturidade suficiente, ou algo assim. Quando começamos, não conseguimos parar. 

A LONGA VIAGEM A UM PEQUENO PLANETA HOSTIL (PÁG. 119)

Por que ler A longa viagem a um pequeno planeta hostil?

Beck aborda com naturalidade assuntos tão atuais e importantes que precisam ser discutidos. Eu gostei tanto da leitura e do que ela representa. Temos personagens femininas incríveis que fogem de qualquer esteriótipo. É um livro que trabalha a diversidade e achei isso maravilhoso. De fato me senti representada! Ela abordou assuntos polêmicos com tanta naturalidade (o que todos deveriam fazer) que dá gosto de ler. E aqui vemos diversidade de gênero, espécie, sexualidade e até estrutura familiar.

E o mais importante é a mensagem transmitida. Porque com inúmeras raças convivendo juntas é importante compreender e aceitar o próximo. Entender que é necessário respeitar as diferenças e que o preconceito não deve ter espaço na sociedade. Portanto, em A longa viagem a um pequeno planeta hostil a intolerância realmente não tem espaço. Leia a resenha.

4- Quando as estrelas caem – Meagan Spooner & Amie Kaufman

Sinopse: Tarver só tem 18 anos, mas já ocupa o posto de Major e foi condecorado como herói. Lilac é mimada e arrogante, e acha que o mundo existe somente para servi-la. A menina mais rica da galáxia e o guerreiro misterioso. Perdidos em um planeta abandonado, os únicos sobreviventes de um desastre que matou milhares de pessoas sabem que precisam aprender a conviver e não estão certos de que conseguirão voltar para casa um dia. Juntos, eles enfrentam aparições, vozes fantasmagóricas, coisas que desaparecem e a presença cada vez mais próxima da força desconhecida que ejetou do espaço a nave Icarus.

Ela não está olhando para mim e vendo um cara criado no lado errado do planeta. (…) não está vendo um soldado, nem um herói de guerra, nem um rústico sem cultura que não entende quão difícil isso é para ela, nem um idiota que não sabe o que é certo. Ela apenas me vê.

Quando as estrelas caem

Por que ler Quando as estrelas caem?

Esse livro é para os fãs de romance. Sabe aquela frase de que os opostos se atraem? É assim o relacionamento dos personagens! Ambos estão apaixonados um pelo o outro, mas nenhum dos dois toma uma iniciativa sequer. Enquanto Lilac não quer dar o primeiro passo por causa do seu pai, que é bem conservador; Tarver não se arrisca por causa da sua classe social. No entanto, eles conseguem trabalhar em equipe quando deixam esses sentimentos de lado. A leitura é bem fluída, nem senti o tempo passar. Leia a resenha de Quando as estrelas caem aqui no blog.

5- Mais fortes, mais velozes, mais belos – contos de ficção científica de Arwen Elys Dayton

Sinopse: Seis histórias interconectadas num futuro distópico. Uma obra extraordinária que explora as incríveis possibilidades da manipulação genética e extensão da vida, bem como os dilemas éticos que podem trazer esses avanços. Os resultados vão do divino ao monstruoso. Profundamente reflexivo, comovente, aterrorizante e cheio de ação, um livro inovador tanto na forma como no conteúdo.

Chegamos ao ponto da história humana no qual simplesmente não temos de aceitar o que a natureza nos deu.

Por que ler Mais velozes, mais fortes, mais belos?

Em Mais fortes, mais velozes, mais belos vamos encontrar seis contos de ficção científica sobre modificação humana e como a ciência e a genética podem afetar nossos corpos e a nossa existência. Tanto que a autora apresenta especulações e reflexões interessantes que nos fazem pensar quanto tempo falta para coisas assim acontecerem. Devemos modificar os nossos corpos? Se existir essa possibilidade, até onde essas alterações serão aceitáveis? Mais do que isso, a autora fez com que eu me atentasse e pensasse em quem teria acesso a esse tipo de tecnologia. Seria algo limitado para pessoas privilegiadas? Leia a resenha de Mais fortes, mais velozes, mais belos aqui no blog.

Já leu algum desses livros de ficção científica? Lembrando que essa lista é bem pessoal! Feliz dia do Orgulho Nerd. Essa data foi criada para que todos os nerds e geeks possam celebrar, assumir, homenagear e promover a sua cultura.

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Reflexões em uma Tarde Chuvosa com Orgulho e Preconceito

    conhecido por sua narrativa perspicaz e diálogos inteligentes

    Leituras

    Reflexões em uma Tarde Chuvosa com Orgulho e Preconceito

    Por

  • e as fantasias se destacaram por aqui

    Leituras

    Minhas 5 leituras favoritas de 2022

    Por

  • Maggie O'Farrell conseguiu me destruir

    Livros

    Hamnet – um livro que me fez chorar até soluçar

    Por

comentários

  • Dayhara Ribeiro Martins

    Eu amo tanto quando você cita Kindred, sério! Esse é meu livro favorito da vida e é maravilho perceber como as pessoas realmente curtem essa leitura. Anotei as outras dicas e pretendo ler assim que possível, obrigada por indicações tão maravilhosas assim.

    responder
  • PS Amo Leitura

    Oi, Clayci! Li os dois últimos e são ótimos para quem está iniciando no gênero mesmo. Os outros ainda não tive oportunidade de conhecer, mas quero muito ler Kindred. O motivo que você deu super me conquistou!

    responder
  • Rebeca Stiago

    Oie!! Eu tô de volta! =) Adorei as suas dicas, normalmente não é um estilo literário que me chama atenção, mas o Kindred me fisgou e já adicionei ele na minha listinha de leituras. Ele me lembrou um pouco o livro “The time traveler’s wife”. Curto essa pegada de viagem no tempo misturada com o real sabe?! Parabéns pelo seu post. Beijos

    responder
  • Viviane Almeida

    Oi Clayci, tudo bem? Eu não tenho o costume de ler livros de Ficção científica e em 2018 peguei um livro do genero para ler mas, não consegui me envolver na história e acreditar no final..rs. Por isso, tenho deixado esse genero bem longe da minha estante mas, percebi que da sua lista eu tenho dois livros: “Kindred e A longa viagem a um pequeno planeta hostil” que ainda não li, vou colocá-los na minha lista de leitura de junho e espero ter uma experiência melhor do que a última.

    Obrigada pelas dicas!
    Resenhas da Viviane

    responder
  • Kênia Cândido

    Oi Clayci.

    Gostei de conhecer as dicas para começar a ler Ficção científica e quero ver se começo pelo Mais Fortes, Mais Velozes,Mais Belos. Gosto muito de ler contos e acho que será uma boa chance para embarcar no gênero. Obrigada pelas dicas.

    Bjos

    responder
  • Ana Paula Lima

    Oi Clayci, tudo bem??

    Eu gostei da forma como criou o post, eu como não sou muito fã do genero, fico meio perdida em relaçao a obra, mas eu gostei que você colocou sinopse e o motivo pelo escolher a leitura. De todos indicados, eu leria o Quando as estrelas caem. Gostei da postagem.

    Beijinhos,
    Ani
    http://www.entrechocolatesemusicas.com.br

    responder
  • Liv

    Gostei da lista! Já tinha ouvido falar de alguns desses, Kindred mesmo já está na minha lista de leituras tem um tempo. Gostei muito da ideia desse Mais Fortes, Mais Velozes, Mais Belos e também achei a capa muito bonita, já coloquei na minha lista! Estou sempre caçando novas leituras de ficção científica e adoro contos dentro do gênero!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas | A Odisseia | Instagram

    responder
  • Bruna Morgan

    Comprei “Lua de Larvas” numa livraria do aeroporto de Guarulhos, muito tempo atrás, quando voltava para o Rio!
    Amei as indicações, gosto demais de ficção científica

    responder
  • Ane

    Da sua lista li apenas Quando as estrelas caem e gostei da leitura na época. Kindred está na minha lista, quem sabe agora com o lançamento dos e-books da editora finalmente eu consiga ler. Mais fortes, mais velozes, mais belos foi um livro que conheci no seu Instragram e fiquei bem curiosa pelo livro.

    responder
  • Wes

    Apaixonado pelas suas dicas Clayci. Vc é um orgulho para o mundo Geek hahaha ??. De todos esses eu já li Kindred e a Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil e posso afirmar com todas as forças que são histórias realmente lindas e muito bem feitas. Adorei o seu blog ?

    responder
Mais comentários
1 2

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Reflexões em uma Tarde Chuvosa com Orgulho e Preconceito

    conhecido por sua narrativa perspicaz e diálogos inteligentes

    Leituras

    Reflexões em uma Tarde Chuvosa com Orgulho e Preconceito

    Por

  • e as fantasias se destacaram por aqui

    Leituras

    Minhas 5 leituras favoritas de 2022

    Por

  • Maggie O'Farrell conseguiu me destruir

    Livros

    Hamnet – um livro que me fez chorar até soluçar

    Por

ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café