A Longa Viagem a um pequeno planeta hostil – Becky Chambers

por Posted on 28 Comments 4 min. de leitura 1440 visualizações

Já faz tempo que uma história não mexia tanto comigo. A longa viagem a um pequeno planeta hostil foi uma leitura tão gostosa que senti vontade de reler assim que finalizei. Becky Chambers fez com que eu me interessasse pela vida pessoal de cada personagem e consegui me sentir um membro da tripulação enquanto eu lia.

Do chão, nós nos erguemos; Nas nossas naves vivemos; Nas estrelas, sonhamos.

SOBRE A HISTÓRIA

Rosemary é uma guarda-livros de Marte. Ela se juntou à tripulação de Andarilha para trabalhar ao lado de Ashby, Corbin, Ohan, Kizzy, Jenks, Dr. Chef, Sissix e Lovey (a Inteligência Artificial da nave). Andarilha é uma nave especializada em abrir túneis de um ponto a outro no espaço. E apesar de tudo ser novo para Rosemary, ela foi bem recebida pelos colegas de trabalho (exceto Corbin que a trata com desprezo, contudo ele é assim com todo mundo).

Enquanto Rosemary está se adaptando com o seu novo emprego, seu Capitão Ashby recebe uma proposta de trabalho que deixa todos animados – afinal eles receberão uma quantia generosa após cumprir essa tarefa. Mas para isso acontecer, eles terão que fazer uma longa viagem até Hedra Ka (o tal planeta hostil). Apesar do Capitão confiar em sua equipe para exercer essa função, ela está preocupado com os perigos que o trajeto oferece.

A raça que vive em Hedra Ka está em guerra e isso requer atenção. E mesmo a Andarillha sendo uma nave da paz, eles não estão preparados para enfrentar algumas eventualidades. Então essa viagem coloca em risco a vida de todos os membros da tripulação.

Os humanos não sabem lidar com a guerra. Tudo que sei sobre a nossa história mostra que a guerra desperta o que há de pior em nós… Não temos… maturidade suficiente, ou algo assim. Quando começamos, não conseguimos parar. 

A Longa Viagem a um pequeno planeta hostil - Becky Chambers

MINHA OPINIÃO

Em A longa viagem a um pequeno planeta hostil encontrei todos os elementos que me atrai: tecnologia, alienígenas e viagens intergalácticas. E me surpreendi com a forma com que a autora apresentou a história, pois acreditei que o objetivo do livro fosse explorar a viagem da nave até o tal planeta hostil. Todavia a autora se preocupou em desenvolver cada personagem enquanto essa viagem acontecia.

Beck aborda com naturalidade assuntos tão atuais e importantes que precisam ser discutidos. E é Rosemary que nos ajuda a conhecer e compreender as raças que cruzam o seu caminho. Ela empresta a sua visão ao descrever suas aparências, culturas e a relação com os humanos. Serei bem sincera, tive dificuldades para decorar o nome de algumas raças, mas a autora descreve tão bem que ficou fácil reconhecê-las por causa das personalidades e características.

E senti vontade de conhecer a história de cada um deles. São personagens cativantes e reais. Podemos até ter “vilões” nessa história – por conta da guerra, contudo não temos heróis. Enquanto eu lia  A longa viagem a um pequeno planeta hostil pude sentir que – apesar de serem raças diferentes – são gente como a gente. Todos possuem dilemas, dificuldades, objetivos e medos.

A Longa Viagem a um pequeno planeta hostil - Becky Chambers

Os sentimentos são relativos. No fundo, são todos iguais, mesmo que venham de experiências distintas e existam em intensidades diferentes.

É claro que autora se preocupou em dar destaque para alguns personagens. Mas mesmo aqueles que são “deixados de lado” possuem um conflito interno e isso será revelado e concluído ao longo da leitura. E é impossível não sentir empatia mesmo pelos indivíduos mais complexos.

Eu gostei tanto da leitura e do que ela representa. Temos personagens femininas incríveis que fogem de qualquer esteriótipo. É um livro que trabalha a diversidade e achei isso maravilhoso. De fato me senti representada! Ela abordou assuntos polêmicos com tanta naturalidade (o que todos deveriam fazer) que dá gosto de ler. E aqui vemos diversidade de gênero, espécie, sexualidade e até estrutura familiar.

E o mais importante é a mensagem transmitida. Por ter inúmeras raças convivendo juntas é importante aceitar o próximo. Entender que é necessário respeitar as diferenças e que o preconceito não deve ter espaço na sociedade. E em A longa viagem a um pequeno planeta hostil a intolerância realmente não tem espaço.

A Longa Viagem a um pequeno planeta hostil - Becky Chambers

E se você está inseguro de ler por conta do gênero, pode ficar tranquilo. Mesmo com elementos que atraem qualquer fã de ficção científica é possível apreciar a história sem estar por dentro. Então se você nunca leu nada do gênero, essa pode ser a sua primeira leitura. Você não se sentirá perdido.

Eu ganhei esse livro de presente da minha amiga Ana (obrigada vyada) e fiquei apaixonada pela diagramação. A Darkside arrasou no trabalho. Só posso dizer que não é possível mostrar a beleza desse livro por foto. Ele brilha!

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 Comments
  • Jaqueline Silva
    setembro 29, 2017

    Ai que tudo, essa sua resenha so aumentou a Minha vontade de lêr ele, provavelmente vou adquirir o meu amanhã

  • Alice
    setembro 29, 2017

    Eu estou doida pra ler esse livro desde que eu vi a capa, achei tão.. delicada, fofa, sou apaixonada por céu/estrelas, então, me apaixonei pela capa! Já coloquei na minha wishilist, adorei sua resenha.
    Beijos

    • Clayci
      outubro 3, 2017

      Espero que consiga ler o quanto antes *_*

  • Emy
    setembro 29, 2017

    Oi Clay!
    Eu fiquei com vontade de ler esse livro só de ver a capa, mas depois que li sua resenha, fiquei com mais vontade ainda! Já é quase uma necessidade, hahaha

    Eu adoro seu blog… Já tinha vindo aqui antes, mas não tinha comentado ainda, rs.

    Beijos de luz ?

    • Clayci
      outubro 3, 2017

      Emy!! Que bom ter vc por aqui <3
      O livro é lindo, viu? Super recomendo!

  • Taty
    setembro 29, 2017

    Apaixoneeii! Já quero ler.. mas o que amei mesmo, foram as fotoss!
    Arrasou demais!!
    Sou apaixonada pelo ceu, já quero esse livro pra mim haha!
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

  • Thais Brandão
    setembro 28, 2017

    Primeiramente quero ressaltar o quão lindo seu blog é!! E depois, esse livro que eu não conhecia anteriormente me fez ficar apaixonada logo de inicio pela capa já que o universo me interessa muito, ele parece ser mais um daqueles livros que quando começamos a ler, não queremos mais parar.

  • Hemilly
    setembro 28, 2017

    Eu eu adoro resenhas de livros, fico olhando diversos posts e amei o seu.

  • Dai Castro
    setembro 28, 2017

    Depois que eu percebi que o destaque dos livros era os personagens e não a viagem em si, passei a gostar ainda mais dessa história! Aplausos para essa obra e para o universo que a autora criou! A minha resenha já está prontinha pra amanhã! Mas já posso adiantar que dei 5 estrelas <3

    • Clayci
      outubro 3, 2017

      Confesso que no começo eu achei estranho o fato do tal planeta hostil demorar para aparecer.
      Mas quando finalizei a leitura quis dar um beijo na autora haiahuhaihauiha

  • Ketlen Aires
    setembro 28, 2017

    ooooown que livro fofinho, amei sua resenha <3
    bjuus

  • Lucimar da Silva Moreira
    setembro 28, 2017

    Gostei muito da resenha e de conhecer um pouco do livro, é uma história que agrada muito, tem uma leitura bem fluída. A capa é linda e fofa, fiquei bastante curiosa pelo livro, a história do livro é daquele tipo que prende o leitor até fim, bjs.

  • AMANDA ALMEIDA
    setembro 28, 2017

    Oi Clayci, tudo bem?
    o livro já me chamou a atenção pela capa e pelo título. Confesso que não sou a maior fã de livros de ficção cientifica, mas esse eu fiquei com vontade de ler por ter uma temática e mensagem tão ampla. A dica está mais do que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    • Clayci
      outubro 3, 2017

      Oi Amanda! Tudo bem sim e com vc?
      A capa está linda mesmo. E o mais legal é que atrai atenção até de quem não está acostumado com o gênero. Por isso recomendo *_*

  • Felipe Lange
    setembro 28, 2017

    Fiquei bem animado com a sua resenha, já quero ler esse livro! valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

  • Anelise Besson
    setembro 28, 2017

    Oi!

    Gente, eu preciso muito ler esse livro! Me parece ser daquele tipo de historia que te faz sentir o coração quentinho (fora os tapas na cara). Adorei a sua review e as fotos são lindas! ?

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    • Clayci
      outubro 3, 2017

      E faz a gente se sentir bem assim mesmo rs
      <3

  • Mari Zavisch
    setembro 27, 2017

    Oi, Clayci!
    Eu estou doida para ler esse livro desde que vi a capa.
    Eu sou meio apaixonada por céu e estrelas, então não tinha como não me interessar, né?! <3
    A Darkside realmente arrasa com as capas e fiquei muito feliz em saber que você gostou! Já tá na minha wishlist!
    Beijinhos.

    • Clayci
      outubro 3, 2017

      Mari espero que curta a leitura tanto quanto eu curti <3

Previous
Rangers #10: Imperador de Nihon-Ja – John Flanagan
A Longa Viagem a um pequeno planeta hostil – Becky Chambers

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE