Livros


Mais fortes, mais velozes, mais belos – Elys Dayton (O futuro nos reserva a perfeição)

Mais fortes, mais velozes, mais belos - Elys Dayton (O futuro nos reserva a perfeição)

Em Mais fortes, mais velozes, mais belos vamos encontrar seis contos sobre modificação humana e como a ciência e a genética podem afetar nossos corpos e a nossa existência. Cada conto apresenta personagens diferentes, que precisam lidar com dilemas de seu mundo moderno. E apesar desses personagens viverem em momentos diferentes do futuro, todas as histórias se conectam.

Logo no primeiro conto é possível se familiarizar com a temática, pois não estamos em um futuro tão distante da ficção apresentada. Em “Um par compatível” a morte de uma gêmea pode salvar a vida do irmão. Evan precisa passar por algumas cirurgias delicadas e está inseguro, pois o transplante de órgãos significa se despedir de sua irmã que vive em estado vegetativo. Ela pode salvá-lo, mas Evan começa a se questionar se realmente fez a escolha certa.

Entretanto, acredito que os avanços e tecnologias futuristas começam em “Santa Ludmilla“. Nesse conto, Milla foi reconstruída após sofrer um terrível acidente de carro. Ela teve várias partes do seu corpo quebradas e foi preciso usar tecnologia e carne sintética para mantê-la viva. Mas a história se passa em um período delicado, onde estas modificações estão sendo criticadas e atacadas por grupos religiosos.

Devemos modificar o nosso corpo?

Não entrarei em detalhes sobre todos os contos. Mas a autora apresenta especulações e reflexões interessantes que nos fazem pensar quanto tempo falta para coisas assim acontecerem. Devemos modificar os nossos corpos? Se existir essa possibilidade, até onde essas alterações serão aceitáveis? Mais do que isso, a autora fez com que eu me atentasse e pensasse em quem teria acesso a este tipo de tecnologia. Seria algo limitado para pessoas privilegiadas?

Gostei de todos os contos, mas o último foi bem impactante. Neste, a autora destaca os prós e os contras desses avanços, além de discutir questões éticas. Pois nessa história, humanos e “desumanos” são segregados e incapazes de interagir entre si. Já pensou o quão assustador o futuro pode se tornar?

Mais fortes, mais velozes, mais belos - Elys Dayton (O futuro nos reserva a perfeição)

Mais fortes, mais velozes, mais belos é um livro ideal para quem quer começar a ler ficção científica. Não tem muitos termos complicados e o que pesa mesmo é a discussão sobre ética. A ideia é fazer com que você reflita sobre até onde a ciência pode ajudar ou atrapalhar com esses avanços. Se existir alguma medida capaz de salvar uma vida, você é a favor? E se o caso fosse “estende-la”? Quais seriam as implicações morais para alguém conseguir renovar o seu próprio corpo? Quem poderia julgar nossa humanidade?

Fiz a leitura de Mais fortes, mais velozes, mais belos antecipada.. Ele será lançado agora em março pelo selo Plataforma 21 e recomendo a leitura. Renderá uma auto-reflexão de qualidade.

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • uma narrativa envolvente com personagens cheios de camadas

    Livros

    Wolfsong: O Chamado – TJ Klune

    Por

  • Além da Porta Sussurrante - T.J Klune

    Vidas não acabam. Elas seguem em frente.

    Livros

    Além da Porta Sussurrante – T.J Klune

    Por

  • A riqueza da mitologia grega e sua influência na obra de Madeline Miller

    Livros

    A canção de Aquiles: Uma releitura sensível sobre o amor e a tragédia

    Por

comentários

  • Polyana Pinheiro

    Que interessante! Eu conhecia o livro pois acompanho a artista que ilustrou e desenvolveu a capa mas nunca tinha parado para ler sobre o que se trata. Esse ano quero ler coisas diferentes, inclusive sci-fi e fiquei interessada nesse livro, acho que esses temas acerca de modificação humana e futurismo vão se tornar atuais em breve (ou melhor, de uma forma ou de outra já estão se tornando de acordo com o que está no alcance da ciência nos dias atuais… lembra do cientista que modificou geneticamente dois bebês?). Claro que não se compara à realidade do universo do livro, estou apenas tentando achar um paralelo.

    Achei legal a proposto mas não sei se leria, não sou tão fã de contos.

    Au revoir <3
    http://www.tecerfloresecheirarlivros.blogspot.com

    responder
ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café