Leituras


Minhas 5 leituras favoritas de 2022
e as fantasias se destacaram por aqui

E mais uma vez as fantasias se destacaram por aqui. E olha que esse ano eu me rendi aos clássicos, viu? Conheci novos autores e até me arrisquei em novos gêneros. Mas não tem jeito, eu me sinto tão confortável nesse ambiente, que sempre recorro aos elementos fantasiosos. Hoje vou compartilhar com vocês as minhas leituras favoritas de 2022.

Império de Ouro

Meu ano começou com o último livro da trilogia “A Cidade de Bronze”. Preciso confessar algo para vocês: dificilmente guardo os detalhes de um livro. Lembro do enredo, de alguns personagens e até mesmo da sensação física da leitura, mas raramente me recordo das particularidades da história. No entanto, preciso parabenizar (e agradecer) a autora SA Chakraborty por criar um universo único. Carrego a trilogia Daevabad no coração.

Shannon Chakraborty me transportou para um mundo de sua própria imaginação. Me sinto sortuda por conseguir experimentar e sentir cada cena descrita pela autora. O último livro me deixou bem apreensiva e eu não queria me despedir dos personagens. Mas ao mesmo tempo queria que tudo se resolvesse e a autora entregou um desfecho que eu esperava. Império de Ouro é o último livro da trilogia. Ele é a “punição” e desfecho para todos os personagens que estão sobrevivendo a este legado carregado de dores e traumas. Fiz a resenha aqui no blog e se você não conhece a trilogia, recomendo demais.

O Circo da Noite

E já que estamos falando de magia! O circo da noite fez com que eu sentisse a magia presente em cada página. É maravilhoso pensar em como alguns livros conseguem tocar sua alma de uma forma tão inesperada.

Explicar o Circo da noite é complicado. No início eu me senti confusa com a quantidade de personagens, assim como a inserção de simbologias na história. Acredito que a forma mais justa de descrevê-lo seria como se fosse um quebra-cabeça. Pois, à medida em que você vai se envolvendo, consegue entender a importância de cada nome e tudo começa a fazer sentido. As peças simplesmente se encaixam!

Ele entrou para a minha lista de leituras favoritas porque me envolvi com todos os personagens. Deu vontade de sair destacando vários trechos, pois parecia que a autora estava conversando diretamente comigo. Não tem um personagem que não seja marcante; me interessei pela vida e pelo futuro de cada um deles.

Hamnet

E se eu achei a escrita de O Circo da Noite poética, o que dizer de Hamnet? Me disseram que eu iria me emocionar com esse livro, mas eu não imaginava que seria tanto. Eu finalizei esta leitura com o rosto vermelho de tanto chorar! E você deve estar se perguntando: o quê ele faz nas sua lista de leituras favoritas?

Eu gostei da experiência! O romance não é sobre Hamnet ou sua morte, é sobre luto. A dor e a forma como ele rasga e rompe vidas, transformando-as para sempre. O luto e como as pessoas lidam com a perda. Apesar de toda a dor, adorei a forma com que a autora explorou o poder da arte! Shakespeare usou o que podia para expressar a sua dor e isso é lindo! É um livro muito tocante e sem dúvidas, precisa ser sentido!

Como se fôssemos vilões

E como estamos falando de Shakespeare, outro livro que entrou para a minha lista de leituras favoritas foi Como se fôssemos vilões. Na verdade, este livro despertou ainda mais o meu interesse pelas obras dele.

Mesmo que o assassinato – ou até mesmo o assassino – não seja o grande mistério deste livro, não dá vontade de largá-lo. O desfecho não me surpreendeu, consegui solucionar o crime na primeira oportunidade que surgiu, mas ainda assim quis saber o que aconteceria com cada membro do grupo. E quando cheguei na última página… não consigo descrever a sensação e nem quero transmitir nada que pareça spoiler.

Como se fôssemos vilões aborda temas como cumplicidade, corrupção moral, responsabilidade e culpa. A autora criou personagens tão reais e complexos na qual você pode se familiarizar em algum momento da vida, sabe? AMEI ISSO!

A Casa no mar Cerúleo

Agora é a cerejinha do bolo, né? O livro que eu tinha certeza que faria parte das leituras favoritas antes mesmo de finalizá-lo. A casa no mar cerúleo é um livro encantador que fala sobre aceitação, pertencimento e em como precisamos aprender com as diferenças.

Eu realmente chorei com esta leitura e sei que irei reler em algum momento. A história é simples, mas há tantas mensagens memoráveis. Os personagens tem várias camadas e todos lidam com a intolerância e o preconceito. A casa no mar cerúleo mostra de uma forma gentil, como alguém pode encontrar sua voz em meio a tanto ódio e como usá-la. O livro fala sobre amor, amizade e a família que escolhemos! Aquela sensação maravilhosa de poder encontrar um lugar e pessoas que irão te aceitar e te amar do jeito que você é.

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Maggie O'Farrell conseguiu me destruir

    Livros

    Hamnet – um livro que me fez chorar até soluçar

    Por

  • a princesa de Creta, desejada por homens e deuses... e irmã do temível Minotauro

    Livros

    Ariadne – Jennifer Saint

    Por

  • O que Moonage Daydream, Projeto e Spencer tem em comum?

    Life

    O mês de setembro e suas influências

    Por

comentários

  • karolini Barbara

    Clayci você trouxe ótimas leituras.
    Me senti inspirada por você a querer conhecer pelo menos 3 dessas leituras.
    Também amo fantasia, porém li poucas durante o ano de 2022. Em compensação eu fiz um limpa no meu kindle e estante, vou deixar apenas os livros que quero ler e outros gêneros que quero me aventurar.
    Em 2023 eu já coloquei uma meta de ler alguns clássicos e já tenho os selecionados desse ano. Atualmente estou lendo Macunaíma.

    Blogger | Pinterest

    responder
  • Tay Ribeiro

    Amei seus favoritos. Em 2033, quero ler como se fossemos vilões, parece muito bom
    Beijos

    responder
  • Jeniffer Geraldine

    Que legal ver sua lista! Eu não conhecia nenhum desses livros. E saio daqui com A Casa no mar Cerúleo na lista. 
    Boas leituras em 2023!
    Bjão 

    responder
ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
Tatuagem Literária: A vida invisível de Addie LaRue Frases do livro: A casa no mar Cerúleo Trechos do livro A sociedade de Atlas Trechos do livro: Mansão Gallant