3 curiosidades sobre a Bíblia

por Clayci
3 curiosidades sobre a Bíblia

Esse não é um assunto que costumo tratar aqui, mas gostaria de trazer hoje para vocês 3 curiosidades sobre a Bíblia. Deixando claro que não há nenhuma cunho de conversão ou discriminação para com as demais religiões.

1- Além da Bíblia ser o primeiro livro impresso do mundo, é o mais traduzido e o mais vendido

O alemão Johannes Gutenberg transformou o mundo com a sua invenção da prensa em 1460. A Bíblia foi o primeiro livro impresso dessa forma e isto foi imprescindível na Reforma Protestante. Até hoje continua sendo o livro mais vendido no mundo. Sendo traduzida para 2900 línguas e dialetos aproximadamente.

2 – Sobre os Capítulos e Versículos

A Bíblia só foi dividida em capítulos no ano de 1250; segundo organização do cardeal Hugo Caro. Porém, em 1550, Robert Stevens dividiu os capítulos em versículos. Ela tem 1189 capítulos (929 no AT e 260 no NT) e dependendo da versão, 31.100 versículos aproximadamente.

3 – O maior e o menor capítulo

Nos originais, o Salmo 119 é o capítulo mais longo da Bíblia, sendo um acróstico. São 176 versículos divididos em 22 seções de 8 versos cada uma; correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico. Já o menor, é o Salmo 117, com apenas dois versículos.

Interessante, não é mesmo? Apesar de ser uma pessoa cética, tive que ler a bíblia na minha adolescência e foi uma experiência interessante. Entretanto, muitas pessoas acabam se desmotivando pelo tamanho do texto e linguagem empregada. Para não desanimar com o vocabulário, seria prudente começar pelos evangelhos. Eles são de fácil compreensão, além de conter fundamentos sobre o que se deve saber inicialmente.

Mas há outros tipos de livros da bíblia. Como, por exemplo, as versões da Todo Livro, que disponibiliza edições infantis. Repletas de ensinamentos retiradas do livro original, adaptados para uma linguagem mais compreensível. Eles trabalham temas como: a importância da oração, princípios e valores relacionados ao cristianismo, entre outros.

Você já leu a Bíblia?

Você também poderá gostar:

Deixe um comentário