Telemedicina – um novo meio de cuidar da sua saúde

por Clayci

Quando a pandemia chegou e restringiu nossas locomoções pelos lugares, ficou a pergunta: Como vou me consultar? A resposta: Telemedicina. Mas isso é algo muito novo para muitas pessoas. Como compreender que possa ser possível você se consultar com um médico sem estarem presentes na mesma sala? Ou como ele pode conseguir me examinar? Enfim, a real ideia por trás da telemedicina é permitir que você ao menos consiga uma consulta e um encontro com o médico. Pelo menos uma consulta prévia.


Portanto, a ideia central não é substituir as consultas médicas tradicionais. A telemedicina na verdade é uma adaptação para os novos tempos em que vivemos. Há diversos benefícios que ela pode nos proporcionar, sem que para isso quebre as relações próximas e necessárias com o profissional médico. A seguir, vou relatar pelo menos 3 benefícios da telemedicina.

A telemedicina é rápida e acessível

Uma das vantagens da telemedicina é que ela agiliza as consultas médicas. Bem diferente de se estar num consultório, clínica ou posto de saúde, com ela você não precisa ficar em uma fila física. Muito menos estar próximo a diversas pessoas, com os mais diversos problemas de saúde. E mais, num momento de pandemia como o que vivemos, isso é crucial para diminuição de casos e expansão da doença.

E para quem precisa ir nestes lugares, sabe como demora para ser atendido. Mas com a telemedicina a quantidade de atendimento simultâneo é maior e consequentemente mais rápido. No máximo, em poucos dias você estará conversando com o médico e ter um pré-diagnóstico.

Filtragem de casos emergenciais

Há casos e casos, e muitos deles podem ser resolvidos ou avaliados com esse método. Um profissional médico capacitado e treinado no teleatendimento será capaz de avaliar o paciente. A diferença principal é o contato físico, o qual, havendo necessidade, o médico pode muito bem solicitar a presença do paciente para avaliar melhor o caso. O que remete a outro ponto importante.
Com esta filtragem inicial, o paciente pode ser redirecionado para o melhor local de atendimento da rede médica. E não necessariamente com aquele primeiro profissional. Uma vez que os dados da pessoa ficam todos registrados e salvos no sistema integrado. Essa é uma das vantagens mais surpreendentes.

Otimiza tempo e custos

Consequentemente, com o que foi citado, tanto o tempo do paciente como o do médico serão otimizados. Não haverá deslocamentos desnecessários que poderiam comprometer a saúde da pessoa ou de outros. Por exemplo, num caso de gripe, isso pode diminuir as chances de contágio de pessoas que não tem nada a ver com a situação. O paciente permanece seguro em casa e pode obter o medicamente necessário com uma receita gerada à distância. E como eu já tive necessidade de uma consulta médica, tive a oportunidade de fazer uso da telemedicina. Funcionou e resolveu meu caso, mas mesmo assim ainda senti falta daquele contato olho a olho com o médico. É algo que leva tempo para se acostumar, porém tem muitas vantagens a serem consideradas.

Você também poderá gostar:

Deixe um comentário