Anel de formatura: Cor e significado do curso de Direito

por Clayci

Ao longo da história, para simbolizar momentos, a humanidade utilizou diversos objetos e o anel é um deles. E sua importância perpassou por impérios e nações das mais diversas culturas, por sociedades e comunidades das mais diversas localizações. Até mesmo em histórias da literatura ele tem relevante importância, como em O Senhor dos Anéis. Entretanto, seus significados são bem diversos; sendo os mais comuns: nobreza e poder. Mas podem significar sabedoria. Ao mesmo tempo, anéis são símbolos de honra e podem ser vistos como uma consagração por um feito conquistado.

Na sociedade contemporânea ele ganhou um significado relacionado à conquista de conhecimento. Tanto que, tornou-se costume presentear com um anel alguém que se forma em alguma especialidade. Sendo que há diversas instituições que assimilaram isso em sua cultura. Passando assim a ser mais do que um mero adereço.

Anel – como selecionar aquele que melhor se encaixa


Escolher um anel para presentear alguém não é simplesmente perguntar qual o número que a pessoa usa. Às vezes ela nem sequer lembra exatamente esse número. Isso vai muito mais além, pois há que se considerar o simbolismo e a intenção com a qual se deseja presentear. A exemplo de um pai que queira presentear o filho formando em advocacia. Qual deve ser a espessura do anel, o formato, o material do qual é composto? Deve conter alguma pedra como detalhe? Qual? Todas essas dúvidas surgem, seja qual for o momento ou a pessoa.

Por isso é sempre bom consultar antes a respeito do anel de formatura. Muitos cursos já possuem as cores corretas. Anel de formatura de Direito tem a pedra vermelha (rubi), pedagogia é azul (safira) ou roxa (ametista), medicina é verde (esmeralda)… Geralmente o componente principal é ouro, e os formatos e demais detalhes os mais variados. Há anéis robustos e outros mais delicados, podendo conter algum outro símbolo do curso e palavras gravas, inclusive lemas.

Portanto, não se esqueça de checar tudo isso antes de selecionar o presente que irá dar. E garantir que esse item será recebido com surpresa e consideração. Pois ali há muito sofrimento e felicidade, de anos que foram vencidos com dedicação e afinco pela pessoa. Que obter uma formação não é algo fácil e requer muito esforço, além de ter esta oportunidade. Tudo isso será representado por este anel de formatura. São anos de uma vida ali.

Simbologia do Anel de Formatura Direito 

Anel de formatura: Cor e significado do curso de Direito

O anel de formatura possui uma pedra central e símbolos laterais associados ao curso de formação. Cada anel tem a cor de sua pedra definida pelo curso no qual o aluno está se formando. Essa tradição do uso de um anel de formatura teve início em 1835, na Academia Militar de West Point, localizada nos Estados Unidos. No Brasil, o anel costuma ser um presente dado pelos pais ou pela família para simbolizar a etapa cumprida pelo formando. O rubi é utilizado nos anéis de formatura relacionados ao dom da palavra, seja falada ou escrita. Por isso, o anel de formatura Direito, assim como os de jornalismo e comunicação, costuma ser usado para simbolizar a tão celebrada graduação.



Você também poderá gostar:

Deixe um comentário