Ao longo da história, para simbolizar momentos, a humanidade utilizou diversos objetos e o anel é um deles. E sua importância perpassou por impérios e nações das mais diversas culturas, por sociedades e comunidades das mais diversas localizações. Até mesmo em histórias da literatura ele tem relevante importância, como em O Senhor dos Anéis. Entretanto, seus significados são bem diversos; sendo os mais comuns: nobreza e poder. Mas podem significar sabedoria. Ao mesmo tempo, anéis são símbolos de honra e podem ser vistos como uma consagração por um feito conquistado.
Na sociedade contemporânea ele ganhou um significado relacionado à conquista de conhecimento. Tanto que, tornou-se costume presentear com um anel alguém que se forma em alguma especialidade. Sendo que há diversas instituições que assimilaram isso em sua cultura. Passando assim a ser mais do que um mero adereço.
Anel – como selecionar aquele que melhor se encaixa
Escolher um anel para presentear alguém não é simplesmente perguntar qual o número que a pessoa usa. Às vezes ela nem sequer lembra exatamente esse número. Isso vai muito mais além, pois há que se considerar o simbolismo e a intenção com a qual se deseja presentear. A exemplo de um pai que queira presentear o filho formando em advocacia. Qual deve ser a espessura do anel, o formato, o material do qual é composto? Deve conter alguma pedra como detalhe? Qual? Todas essas dúvidas surgem, seja qual for o momento ou a pessoa.
Por isso é sempre bom consultar antes a respeito do anel de formatura. Muitos cursos já possuem as cores corretas. Anel de formatura de Direito tem a pedra vermelha (rubi), pedagogia é azul (safira) ou roxa (ametista), medicina é verde (esmeralda)… Geralmente o componente principal é ouro, e os formatos e demais detalhes os mais variados. Há anéis robustos e outros mais delicados, podendo conter algum outro símbolo do curso e palavras gravas, inclusive lemas.
Portanto, não se esqueça de checar tudo isso antes de selecionar o presente que irá dar. E garantir que esse item será recebido com surpresa e consideração. Pois ali há muito sofrimento e felicidade, de anos que foram vencidos com dedicação e afinco pela pessoa. Que obter uma formação não é algo fácil e requer muito esforço, além de ter esta oportunidade. Tudo isso será representado por este anel de formatura. São anos de uma vida ali.
Simbologia do Anel de Formatura Direito

O anel de formatura possui uma pedra central e símbolos laterais associados ao curso de formação. Cada anel tem a cor de sua pedra definida pelo curso no qual o aluno está se formando. Essa tradição do uso de um anel de formatura teve início em 1835, na Academia Militar de West Point, localizada nos Estados Unidos. No Brasil, o anel costuma ser um presente dado pelos pais ou pela família para simbolizar a etapa cumprida pelo formando. O rubi é utilizado nos anéis de formatura relacionados ao dom da palavra, seja falada ou escrita. Por isso, o anel de formatura Direito, assim como os de jornalismo e comunicação, costuma ser usado para simbolizar a tão celebrada graduação.
Emerson
Que legal saber mais da história do anel e seu uso nesse post. Parabéns pelo texto.
Bom fim de semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia