Uma Mulher no Escuro – Raphael Montes (Vamos Brincar?)

por Posted on 18 Comments 3 tempo de leitura 116 visualizações

Uma Mulher no Escuro foi publicado pela Companhia das Letras e é do autor Raphael Montes.

Ela imaginava como seria ter uma amiga, e a ideia a perturbava em todos os aspectos. Amigas contam tudo umas às outras, acontecimentos, sentimentos, desejos e uma infinidade de coisas que Victoria não tinha intenção de compartilhar com ninguém.

Uma mulher no escuro – Raphael Montes

SOBRE A HISTÓRIA

Victoria testemunhou um crime brutal quando ainda era uma criança. Ela viu a sua família ser assassinada e não pode fazer nada para impedir porque tinha apenas quatro anos de idade. Vinte anos depois, ela ainda se culpa e lida com os traumas que esse fatídico dia deixou em sua vida.

Consequentemente se tornou uma pessoa fechada e sente dificuldades para se relacionar com alguém. Seu único convívio social se limita às visitas que faz a sua tia em uma casa de repouso. Foi ela quem cuidou de Victória depois de tudo o que aconteceu e desde então é a sua única companhia.

Victoria tenta seguir em frente e busca força nas consultas com o seu psiquiatra. Ela está tentando se abrir para o mundo, mas ainda carrega toda a dor do passado; e não se sente segura em falar sobre ele com quem quer que seja. O seu amigo Arroz tenta distrai-la quando passam algum tempo juntos e apesar dele deixar claro que sente algo a mais, ela não está pronta para assumir uma relação com ninguém.

Uma Mulher no Escuro - Raphael Montes (Vamos Brincar?)

Até que alguém, pela primeira vez, consegue mexer com as suas emoções e desperta nela a atração. Quando sente que as coisas finalmente podem melhorar, Victoria passa a viver episódios que indicam que o assassino da sua família está atrás dela.

MINHA OPINIÁO

Se tem uma coisa (além de trillers, claro) que o Raphael Montes sabe fazer, é seus leitores de trouxa. Ainda lembro de como me senti quando finalizei a leitura de Jantar Secreto. Quando comecei Uma mulher no escuro, fiquei toda feliz porque tinha desvendado o assassino antes da metade do livro – tanto que pedi spoilers para a minha amiga que já tinha lido.

Mas é claro que eu insisti na leitura, pois adoro a forma com que o autor inclui referências e fatos reais na trama. Quando pensei que não tinha mais como ser surpreendida, Raphael esfrega na minha cara que o que descobri não era nada se comparado ao real motivo.

Ainda que Victoria se sinta insegura e sofra com esse trauma diariamente, é uma protagonista forte e determinada. Ela convive com o medo, mas não deixa que esse sentimento atrapalhe as suas decisões. Por carregar muitos problemas, acabou se envolvendo com a bebida e também, devido ao seu isolamento, não consegue se relacionar. É impossível não desconfiar de todos os personagens que se envolvem de alguma forma com ela. Essa tragédia que aconteceu com a sua família foi muito bem explorada e deu para imaginar todas as cenas descritas pelo autor.

Sem falar que os principais suspeitos possuem características fascinantes. No entanto, admito que me incomodei com a falta de aprofundamento desses personagens. Por mais que eu prestasse atenção e ficasse desconfiada com cada fala, foi difícil saber quem era quem. A escrita é tão envolvente que nem senti o tempo passando, quis ler tudo de uma vez para desvendar todo o mistério logo.

E que final! Eu realmente fiquei sem palavras quando terminei o livro e recomendo a leitura de Uma mulher no escuro.

Uma mulher no escuro Book Cover Uma mulher no escuro
Raphael Montes
Companhia das Letras
256

Um crime brutal cometido há vinte anos, uma única sobrevivente, o retorno calculado do assassino. Em quem Victoria deve confiar? Neste thriller psicológico, Raphael Montes une romance e suspense em uma narrativa intrincada e sedutora.

Victoria Bravo tinha quatro anos quando um homem invadiu sua casa e matou sua família a facadas, pichando seus rostos com tinta preta. Única sobrevivente, ela agora é uma jovem solitária e tímida, com pesadelos frequentes e sérias dificuldades para se relacionar. Seu refúgio é ficar em casa e observar a vida alheia pelas janelas do apartamento onde mora, na Lapa, Rio de Janeiro.
Mas o passado bate à sua porta, e ela não sabe mais em quem pode confiar. Obrigada a enfrentar sua própria tragédia, Victoria embarca em uma jornada de amadurecimento e descoberta que a levará a zonas obscuras, mas também revelará as possibilidades do amor. Um psiquiatra, um amigo feito pela internet e um possível namorado — qual dos três homens está usando tudo o que sabe para aterrorizar a vida de Vic? E o que afinal ele quer com ela?
Na literatura nacional, Raphael Montes é unanimidade quando se trata de livros de suspense. Uma Mulher no Escuro traz sua primeira protagonista feminina e confirma o autor como um dos mais originais da atualidade — além de deixar o leitor intrigado do começo ao fim.

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 Comments
  • Mara Santos
    setembro 29, 2019

    Eu preciso ler Raphael Montes sabia?
    Vejo muitos elogios a ele e essa história me deixou bem curiosa.
    Adorei ler a sua opinião sincera sobre a história! Parabéns!

    • Clayci
      setembro 30, 2019

      A escrita dele é maravilhosa, sempre sou feita de trouxa hauhauhauahuha

  • Kênia Cândido
    setembro 27, 2019

    Oi Clayci.

    Estou louca de vontade de ler este livro. Até o momento só li o Vilarejo do Raphael Montes e amei a escrita dele. Agora estou começando a leitura do Jantar Secreto e com poucas páginas lidas estou completamente envolvida com a história. Não vejo a hora de aventurar nessa também. Parabéns pela resenha, ela aumentou minha curiosidade.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    • Clayci
      setembro 30, 2019

      Eu acredito que vc vai gostar da história. Preciso ler O Vilarejo <3

  • Dai Castro
    setembro 25, 2019

    A gente estava conversando outro dia que estou com um pouco de ranço de thriller, mas do jeito que você fala me dá vontade de começar a ler na hora haha e que fotos amiga <3
    Colorindo Nuvens

    • Clayci
      setembro 30, 2019

      hahahaha adorei aquela tarde e precisamos repetir, Dai.
      O que eu mais gosto desse autor é da criatividade. Fico pensando da onde sai as ideias dele hahahaha

  • Yelloobow
    setembro 25, 2019

    Raphael Montes está dando o que falar no cenário de trillhers brasileiro. Ainda não li esse, mas já gostei da premissa. Li ‘Jantar Secreto’ e amei.

  • Mari
    setembro 22, 2019

    Acho que esse é o tipo de livro que você lê e depois fica remoendo na cabeça por dias. Isso também acontece com você quando uma leitura te impressiona?
    Interessante o que você disse sobre, mesmo tendo descoberto quem era o assassino na metade do livro, ainda se surpreendeu com seu final. Parece que o autor conseguiu acertar em cheio nessa parte!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    • Clayci
      setembro 25, 2019

      Me pergunto até se não foi proposital da parte dele huahauhauhuahauhauhuah

  • Beatriz Andrade
    setembro 22, 2019

    Raphael Montes é um dos meus autores preferidos e eu fiquei chocada com esse livro, fui feita de trouxa kkkk quando eu achava que tinha acertado vinha uma bomba e me confundia de novo

    • Clayci
      setembro 25, 2019

      HAHAHAHAHHA
      EXATAMENTE COMO EU ME SENTI rs

  • CRIS
    setembro 22, 2019

    Oi Clayci!
    Já ouvi falar desse livro, mas ainda não tive a chance de comprovar sua escrita, adoro esse suspense em não saber quem pode ser o culpado e a desconfiança de todos ao redor. Os sentimentos conflitantes que a personagem parece ter e esse medo e passar por tudo desde pequena cria um cenário para o terror/ suspense. Obrigado pela resenha, fiquei curiosa em ler, obrigado pela dica, bjs!

    • Clayci
      setembro 25, 2019

      Quando puder dar uma chance, recomendo fortemente <3

  • Kira
    setembro 21, 2019

    Esse livro me chamou a atenção em todos os detalhes! Ainda não li, mas estou muito curiosa , até a imagem inicial já me chamou a atenção logo de cara, ai fui ler o post e fiquei ainda mais curiosa XD

    Beijos!

    • Clayci
      setembro 25, 2019

      Fico tão feliz em saber que se interessou pela leitura =D

  • Bianca Ribeiro
    setembro 18, 2019

    eu conheci o Raphael por causa do Vilarejo, e desde então eu sou perdidamente apaixonada por tudo que ele escreve!
    Eu gosto muito de como ele consegue me fazer de trouxa nos livros, toda vez ele me engana!
    Esse livro eu ainda não tive oportunidade de ler, ele ta meio caro ainda na livraria daqui, então vou esperar uma promoção pra poder ler!

  • Carol Cristina
    setembro 17, 2019

    Oi Clayci!
    Tô doida pra ler esse livro!
    Nunca li nada do Raphael Montes, mas me empolguei com esse lançamento ?
    Q bom q ainda foi surpreendida msm adivinhando o culpado, hahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

  • Carol Cristina
    setembro 17, 2019

    Oi Clayci!
    Tô doida pra ler esse livro!
    Nunca li nada do Raphael Montes, mas me empolguei com esse lançamento ?
    Q bom q ainda foi surpreendida msm adivinhando o culpado, hahah
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

Previous
Matilda Lanches – Fomos experimentar o burguer de shitake
Uma Mulher no Escuro – Raphael Montes (Vamos Brincar?)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE