E assim nasce o projeto Questão de Diálogo. Há um tempo queria desenvolver um projeto com quadrinhos. E finalmente poderei colocar essa ideia em prática. Imagens foram um dos primeiros meios de comunicação da humanidade e, no contexto mais contemporâneo, elas agora tomam proporções ainda maiores com a dinamicidade dos meios de comunicação, uso de novas tecnologias e a necessidade de consumo de informação de maneira rápida e prática. Os quadrinhos, mais conhecidos como HQs, são geralmente vistos como meio de entretenimento, voltados mais ao público infantojuvenil. Todavia, podem ser direcionados conforme o assunto que vier a apresentar. A exemplo disso, temos cada vez mais edições e selos surgindo no mercado literário que dialogam sobre questões sociais, as quais afetam e são cada vez mais conversadas entre as pessoas.
Considerando isso, o projeto Questão de Diálogo nasce com o intuito de expandir a divulgação de trabalhos de literatura ilustrada que focam temas sociais dos mais diversos e que possibilitem gerar conversas construtivas entre o público, levando a uma consciência mais ampla sobre os assuntos.
Meu objetivo com o “Questão de Diálogo”

O meu objetivo é recomendar quadrinhos, graphic novels e mangás que tenham e/ou dialogam sobre questões pertinentes a assuntos como: relações sociais e necessidades especiais, depressão, luto, discriminação, bullying, abusos físicos e psicológicos, sexualidade e busca por identidade. Com o objetivo de atrair pessoas que não possuem hábito de leitura e/ou não tem o hábito de consumir este formato literário. Instigar e gerar reflexões nos leitores com intuito de ampliar seu conhecimento e senso crítico. Por fim, criar empatia nos mesmos para com os assuntos trabalhados.
Quero atrair pessoas que não possuem o hábito de ler quadrinhos, qualquer que seja seu formato; como também aquelas que já estão habituadas, mas não possuem familiaridade pelos assuntos abordados acima. Os quadrinhos são fontes de narrativas de múltiplas complexidades, capazes de trazer à tona valores e senso crítico, inclusive sendo utilizados como recurso educacional. O uso da imagem permite uma assimilação do assunto de forma mais dinâmica e cognitiva dos temas contextualizados.
Estou bem animada com esse projeto! Não vejo a hora de trazer indicações para vocês. O que acharam do projeto Questão de Diáologo?
Inês
Projeto muito interessante! Os únicos quadrinhos que li foram «Maus» e «Persépolis»