Em Sapiens, de Yuval Noah Harari, somos apresentados de maneira lúdica, mas muito concisa à história da humanidade. Ele basicamente nos leva em uma viagem de conhecimento através das eras do desenvolvimento de nossa espécie. Coloca diversos pontos de extrema relevância em pauta e apresenta outros mais, com intuito de fazer-nos refletir sobre nossa evolução. Sendo a história por si só atraente, ele aproveita ainda para nos mostrar tudo isso em quadrinhos.
Passamos por diversos locais do mundo, no passado e no presente. Vemos o quão importante foram as formações de grupos e comunidades ao longo do tempo. Mas também que certas atitudes dos seres humanos também impactaram e ainda impactam significativamente o mundo. Isso mediante um curto período de tempo de nossa existência mediante todo o resto. E vemos o progresso da evolução do sapiens e sua capacidade adaptativa de rápido aspecto.
“Diferente da mentira, a realidade imaginada é algo em que todo mundo acredita e desde que continuem acreditando, ela pode deter grande poder”
Apreciar o progresso do sapiens em quadrinhos é uma nova perspectiva
Quando apenas lemos conteúdo histórico, às vezes fica um pouco monótono e cansativo a assimilação da informação passada. E infelizmente não temos uma máquina do tempo para viajar e conferir visualmente tudo que ocorreu. Portanto, o uso de tirinhas e quadrinhos por Vandermeulen e Casanave, nos ajuda a entender melhor a história de Harari.
Enquanto historiador, ele nos passa diversas argumentações e hipóteses de pesquisadores sobre como viemos parar aqui. Como e por onde evoluímos para termos a atual comunidade humana. E quais as características que mantivemos desde os nossos primórdios. Ele também aproveita e salienta aspectos cognitivos, culturais, sexuais e religiosos. Inclusive, muito do passando ainda está embutido em nossos genes e DNA, levando-nos a agir de determinadas maneiras.
Encontramos também algumas referências interessantes e figuras históricas em meio aos quatro volumes que compõe o livro. Cada um desses volumes trabalha a respeito de um tema central. Bem como desenvolve os argumentos apresentados, mas não condena e nem absolve os sapiens. A intenção é gerar pensamento crítico e reflexivo, para termos uma melhor compreensão do mundo que criamos. Recomendo bastante a leitura.

Sapiens – O nascimento da humanidade
Yuval Noah Harari
- Autoria:
- Yuval Noah Harari
- ISBN:
- 9788535933826
- Editora:
- Quadrinhos na Cia
- Páginas:
- 248
Simple Girl
Não conhecia! Mas fiquei curiosa, essas ilustrações estão maravilhosas!
Luly Lage
Eu amo HQs que passam conhecimento científico de forma gostosinha, visual e embasada assim… Ainda mais se tratando de ciências humanas/sociais que são tão desvalorizadas e contestadas o tempo todo. Fiquei curiosa pra esse quadrinho e pra como é feita essa divisão em quatro volumes dentro dele!
Luly Lage
Que quadrinho GENIAAAL! Eu amo quem consegue ensinar qualquer tipo de ciência de forma lúdica, gostosa e simples sem deixar de lado o compromisso acadêmico, sabe? Saber conciliar as duas coisas é tão inteligente… Aplaudo demais quem consegue, ainda mais misturando com o aspecto visual da HQ. Amei a dica!
Karolini Barbara
Ah! Você sempre traz obras maravilhosas para seu cantinho, em mulher!
Tenho me interessado muito por HQ’s e já amei essa e fiquei muito curiosa com a forma que é desenvolvida. Já quero para mim.
Blog Karolini Barbara |
Instagram Karolini Barbara
Carol Justo
eu amei muito esse post, já quero ler esse livro e dar de presente pras minhas afilhadas
já está mais do que na hora da gente transformar conteúdos educativos em conteúdos interessantes que instiguem a mentalidade
super beijos
Carol Justo | Justo Eu?!