Sapiens – de onde a humanidade veio e para onde caminha

por Diego Lorenzo
0 comentário

Em Sapiens, de Yuval Noah Harari, somos apresentados de maneira lúdica, mas muito concisa à história da humanidade. Ele basicamente nos leva em uma viagem de conhecimento através das eras do desenvolvimento de nossa espécie. Coloca diversos pontos de extrema relevância em pauta e apresenta outros mais, com intuito de fazer-nos refletir sobre nossa evolução. Sendo a história por si só atraente, ele aproveita ainda para nos mostrar tudo isso em quadrinhos.

Passamos por diversos locais do mundo, no passado e no presente. Vemos o quão importante foram as formações de grupos e comunidades ao longo do tempo. Mas também que certas atitudes dos seres humanos também impactaram e ainda impactam significativamente o mundo. Isso mediante um curto período de tempo de nossa existência mediante todo o resto. E vemos o progresso da evolução do sapiens e sua capacidade adaptativa de rápido aspecto.

“Diferente da mentira, a realidade imaginada é algo em que todo mundo acredita e desde que continuem acreditando, ela pode deter grande poder”

Apreciar o progresso do sapiens em quadrinhos é uma nova perspectiva

Quando apenas lemos conteúdo histórico, às vezes fica um pouco monótono e cansativo a assimilação da informação passada. E infelizmente não temos uma máquina do tempo para viajar e conferir visualmente tudo que ocorreu. Portanto, o uso de tirinhas e quadrinhos por Vandermeulen e Casanave, nos ajuda a entender melhor a história de Harari.

Enquanto historiador, ele nos passa diversas argumentações e hipóteses de pesquisadores sobre como viemos parar aqui. Como e por onde evoluímos para termos a atual comunidade humana. E quais as características que mantivemos desde os nossos primórdios. Ele também aproveita e salienta aspectos cognitivos, culturais, sexuais e religiosos. Inclusive, muito do passando ainda está embutido em nossos genes e DNA, levando-nos a agir de determinadas maneiras.

Encontramos também algumas referências interessantes e figuras históricas em meio aos quatro volumes que compõe o livro. Cada um desses volumes trabalha a respeito de um tema central. Bem como desenvolve os argumentos apresentados, mas não condena e nem absolve os sapiens. A intenção é gerar pensamento crítico e reflexivo, para termos uma melhor compreensão do mundo que criamos. Recomendo bastante a leitura.

Sapiens Book Cover Sapiens
Yuval Noah Harari
Quadrinhos na Cia
248

Nesta versão graphic novel de Sapiens: Uma breve história da humanidade, que vendeu mais de 16 milhões de exemplares em sessenta idiomas mundo afora, você é convidado a viajar pelo lado selvagem da história, acompanhado por personagens como Bill Pré-Histórico, dra. Ficção e detetive Lopez, e tendo o historiador e filósofo Yuval Noah Harari como guia.

Com arte do belga David Vandermeulen e roteiro do francês Daniel Casanave, o formato HQ dá uma nova perspectiva ao passado e às nossas origens. A evolução humana é repensada como um reality show. O primeiro encontro entre os sapiens e os neandertais se dá através das obras-primas da arte moderna. A extinção dos mamutes e dos tigres-dentes-de-sabre é recontada como um filme policial.

Esta série em quadrinhos é uma versão radical da história da humanidade, recheada de inteligência, humor e personagens pitorescos, e pensada para cativar quem gostaria de saber, entre outros assuntos, como um reles primata se tornou governante do planeta Terra, capaz de dividir átomos, viajar à Lua e manipular o código genético da vida.

Você também poderá gostar:

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar

Privacidade