Arthur Fleck, um homem severamente medicado, trabalha como palhaço em uma versão caótica da cidade de Gotham. Ele mora com a mãe doente, Penny, e tenta ganhar a vida animando até mesmo em hospitais infantis. Seu sonho é se tornar um comediante famoso e aparecer no programa do Murray Franklin , mas infelizmente sua vida não poderia ser mais infeliz. Arthur é rejeitado e humilhado diariamente. Quando as coisas parecem melhorar, ele perde o controle ao ganhar um arma de um colega de trabalho; e involuntariamente provoca um movimento niilista com muitas repercussões na sociedade.
[pullquote align=”left” style=”style2″ width=”381″ size=”14″ line_height=”18″ bg_color=”#ffffff” txt_color=”#222222″][blockquote custom_class=”” txt_color=”#222222″ size=”25″ line_height=”32″]Você não me ouve, não é?
Você faz as mesmas perguntas toda semana.
“Como vai seu trabalho? Está tendo pensamentos negativos?
Só o que tenho são pensamentos negativos.
[/blockquote][/pullquote]
Eu saí da sala do cinema sem saber o que falar ou pensar a respeito do filme e para ser sincera, enquanto escrevo, ainda sinto dificuldades para me expressar. Coringa é um excelente filme e foi muito bem escrito, mas é o tipo de drama que temos medo de recomendar. Antes de ser lançado, houve discussões e questionamentos sobre o quanto a trama poderia influenciar o público de forma negativa.
Entendo essa hesitação, pois o filme realmente pode fazer com que algumas pessoas – que se sintam excluídas de alguma maneira – se agarrem à violência como uma válvula de escape para se sentirem mais vistas e poderosas. Não só este filme, como outros! No entanto, estamos falando de um dos vilões mais emblemáticos dos quadrinhos e o filme se destaca justamente pela história complexa e a forma como foi contada.

Um estudo do personagem
Joaquim Phoenix pesquisou diversas doenças e transtornos mentais para estudar o personagem. Sua risada descontrolada, sem dúvidas, é um dos pontos mais marcantes. Ele consegue nos emocionar com a sua atuação e o seu personagem, e claro, nos deixar angustiados também. E por mais que eu tenha me sentido incomodada com várias cenas, enxergo Coringa como um estudo de personagem bem feito. O filme explora a construção psicológica de um dos vilões mais difíceis de se compreender e mostra a sua decadência enquanto Arthur Fleck e ascensão como Coringa.
Vemos um homem cansado de tentar se encaixar nos padrões que a sociedade exige e sem encontrar alternativas, acaba recorrendo à violência para se sentir notado. De início, pareceu instintivo, mas depois se mostra algo viável e um meio de escape. Ele não é mocinho e muito menos vítima; por mais que surja algum tipo de empatia durante a história, não há nenhum prazer em tentar compreendê-lo. Entretanto, de forma indireta, é possível enxergar um pedido de ajuda. Falar sobre transtornos mentais é algo delicado, ainda mais para uma sociedade que não está preparada para dar suporte a tais distúrbios.
Não é um filme recomendado para crianças. Pode parecer besteira dizer algo tão óbvio, já que a classificação é de 16 anos, mas tinha crianças na sessão em que eu fui. Há vários gatilhos, afinal estamos falando de transtornos mentais e cenas sangrentas, mas apesar de tudo isso não sinto que o filme enalteceu a violência. Pelo contrário, Coringa mostra que há consequências para a crueldade e que a brutalidade não leva a nada. Não é uma romantização, muito menos mostra como alguém de torna herói ou vilão. Mas sim um estudo psicológico e físico de alguém que segue um caminho sombrio e decide não voltar.
É um drama pesado e angustiante e fica na nossa cabeça por um bom tempo.
TRAILER CORINGA
PLAYLIST DE CORINGA
I said that’s life (that’s life), and as funny as it may seem
Thats Life – Frank Sinatra
Some people get their kicks stompin’ on a dream
But I don’t let it, let it get me down
‘Cause this fine old world, it keeps spinnin’ around.
Aline Costa
Coringa é um filme para refletir sobre muitos assunto que cercam a sociedade em que vivemos, acredito eu.
Na sessão que eu assisti tinha uma criança de uns 6/7 anos e eu fiquei bem surpresa pois achei o filme bem pesado.
Clayci
Penso exatamente isso, Aline.
Foi perfeito para refletir
lilian farias
Eu quero assistir muito esse filme, geralmente não me chamaria atenção, mas li uma análise psicológica do personagem que amei, adoro quem sabe trabalhar com a sombra, extrair dela arte, poesia e até beleza nas profundezas.
Clayci
O filme foi uma estudo incrível do personagem, assista =)
Beatriz Andrade
Eu ainda não assisti ao filme e estou querendo ver logo, tenho visto muitos comentários sobre ele e fico cada vez mais curiosa. Espero não demorar muito para conseguir e ver e espero gostar
CRIS
Oi CLayci!
Ainda não assisti esse filme, mas quero muito. Escuto muitas críticas relacionadas ao filme, muitos amaram e outros odiaram, fico na expectativa de tirar as minhas próprias conclusões. Gostei muito de ter lido sua opinião sobre ele e de saber mais do personagem, parabéns pela resenha, bjs!
Clayci
recomendo muito que veja.
Eu vi algumas pessoas detonando o filme, mas sai da sala com uma opinião completamente diferente
Kênia Cândido
Oi Clayci.
Na sessão que eu fui tinha pouquíssimas adolescentes, mas também fui a noite. Sobre o filme, eu gostei bastante. Eu fui com um pé atrás com receio do Coringa ser igual do Esquadrão Suicida, mas sair do cinema surpreendida com o filme. Você falou tudo o que o filme é. Parabéns pela crítica.
Bjos
Clayci
Bem diferente do esquadrão, né?
Pra mim aquela versão nem deveria ter existido ahihauiahiuahiuhuha
Ivy
Oiii Clayci
Eu quero muito assistir esse filme. Adoro o trabalho do Phoenix, acho ele um ator de primeira. Já era esperado que houvesse violência e cenas mais perturbadoras, mas acho fascinante como conseguiram trabalhar toda a estória do Coringa, como sua perosnalidade psicótica vai se moldando. Muito ansiosa pra conferir esse filme o quanto antes.
Beijos
http://www.derepentenoultimolivro.com
Ana Caroline Santos
Olá, tudo bem? Por ser fã do universo da DC, e do emblemático Joker, estou indo para o filme bem preparada para todos os seus possíveis gatilhos e partes tensas. Já vi bastante críticas por aí, e confesso que isso tem me animado apesar do lado perturbador. Depois do fiasco do Coringa antecessor, tenho grandes expectativas de um ótimo roteiro. Espero curtir!
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com
Clayci
Eu desejo que tenha uma boa sessão <3
E me diz depois o que achou
Ana
Pelo que tenho visto, é basicamente a construção da loucura psicopata. E eu quero muito assistir! Acho que é importante filmes assim incomodarem, senão tem algo errado. Me preocupa um pouco a influência que ele pode ter na geração? Com certeza! Mas o Joaquim parece ter feito um trabalho incrível!
Clayci
Eu penso como vc, Ana.
Gosto de me sentir incomodada e sair do conforto
No Conforto dos Livros
Olá!! 🙂
EU confesso que ja ouvi este filme imensas vezes nos ultimos dias/semanas. Contudo, talvez por nao alimentar muito esse mundo, nao fiquei la muito curioso.
Gostei de saber da existencia de todos esses gatilhos mentais e da mensagem acerca da inutilidade da violência. Realmente, nao será adequado a crianças.
Boas leituras!! 😉
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Liv
Sai do cinema do mesmo jeito que você, sem saber nem o que pensar. O filme me criou uma confusão de sentimentos e pensamentos que ainda nem sei lidar. É um filme ótimo, mas difícil. Adorei as suas colocações!
Abraço,
Liv
Clayci
Né? A sala toda saiu naquele silêncio… sempre saio conversando, mas dessa vez foi difícil