Tea time


Como ler mais: 6 dicas para tornar a sua leitura mais efetiva

Como ler mais: 6 dicas para tornar a sua leitura mais efetiva

Vocês gostam de ler? Já faz um tempo que estava querendo fazer uma publicação falando sobre a minha rotina de leitura, mas não sabia por onde começar. Então, vou começar sendo sincera: não faz muito tempo que adquiri esse hábito. Eu gostava de ler quando era criança, contudo não fazia isso com frequência. E esse ritmo de leitura só mudou quando entrei no colegial, já que vários professores incluíam obras clássicas nos trabalhos que pediam.

Mas é claro que eu lia com aquele sentimento de obrigação. Sabia que precisava concluir a obra para conseguir nota e muitas vezes não dava a devida atenção para a história. Anos se passaram e com a chegada da faculdade surgiram as leituras técnicas. Aquelas que você lê, relê e não entende quase nada, sabe? Com professores que exigiam a leitura com um curto prazo, enfim, vivi o inferno astral por alguns anos.

Só fui me interessar por ficção mesmo, há uns 6 anos atrás. Já li vários gêneros literários desde então (assim como abandonei vários livros) e no início eu lia muito devagar. Eu lia apenas nos intervalos que tinha no meu antigo emprego, ou seja, levava uns 2 meses para concluir uma leitura de 300 páginas aproximadamente. Mas isso não me desanimava! Dificilmente eu ia até uma biblioteca ou livraria; para vocês terem ideia, eu comprava livros em revistas (aqueles de edições econômicas, sabe?).

O meu ritmo foi aumentando com o tempo! Quanto mais eu lia, aumentava não só o meu vocabulário como também a minha curiosidade para pesquisar determinados assuntos. E quando dei por mim, já estava lendo mais de 60 livros por ano – coisa que a Clayci de anos atrás não imaginaria fazer. É claro que existem pessoas que conseguem ler mais livros do que eu por mês, porém estou satisfeita com o meu ritmo e por isso quero compartilhar algumas dicas para você que deseja ler mais.

Como ler mais: 6 dicas para tornar a sua leitura mais efetiva

1) Procure assuntos e gêneros que você se identifique

Fica muito mais fácil quando escolhemos uma história com elementos que gostamos. A sinopse está aí pra isso! Leia para identificar sobre o que se trata o enredo e se puder procure opiniões sobre a obra em sites como o skoob, blogs e Youtube. Se você curte romances de época, por exemplo, não sentirá dificuldades para concluir a leitura já que estará familiarizado com a época em que o autor/autora trabalhou na trama.

Mas se você começar com um gênero que não está habituado, russos por exemplo, é quase certo que você abandonará o livro ou que enrolará para conclui-lo. Eu sempre digo que é importante sair da zona de conforto e dar oportunidade para outros tipos de trabalho, mas deixe para fazer isso quando você se sentir mais à vontade e confortável com as suas leituras.

Outra coisa que pode te ajudar também é ler clássicos infantis que você já conhece. Por ter uma linguagem mais acessível e ser dedicado para um público mais jovem, esse tipo de livro pode te ajudar a aumentar o seu ritmo de leitura.

2) Defina o melhor horário e local para ler

Hoje eu leio em qualquer horário e em qualquer local porque consigo me concentrar na história, mas no início eu me sentia à vontade quando lia a noite. O silêncio me ajudava a entrar na trama! Então se você quer ter uma leitura mais efetiva, é importante que você defina um espaço e um horário para te ajudar a se concentrar.

Se você não puder ler a noite, experimente acordar meia hora mais cedo. Ler logo pela manhã pode te ajudar a esquecer um poucos dos problemas e o estresse que você vai encarar durante o dia. Com o tempo você vai perceber que qualquer lugar é ideal para ler. Hoje eu leio no ônibus, no metrô, na fila e isso me fez lembrar da próxima dica…

3) Leve um livro com você

Não precisa ser uma calhamaço, pode ser aqueles de bolso mesmo. Eu sempre carrego um na minha mochila e paro pra ler em situações em que preciso sentir que o tempo está passando. Leio em trajetos de ônibus, filas, espera de atendimento, viagens, enquanto a pessoa que estou esperando não chega e por aí vai.

4) Crie uma meta

Mas crie uma meta realista! Algo que você consiga cumprir. Por exemplo, se o livro for extenso e os capítulos longos tente ler um por dia. Aos poucos você vai aumentando o ritmo e criando novos desafios para alcançar. Gosto de cronometrar as minhas leituras, dedico sempre uma hora por dia para ler. Há vários aplicativos que podem te ajudar nessa função e até mesmo o cronometro do seu celular. E por falar em celular, tente se desligar dele nesse período. É tentador ver as notificações subindo na tela, mas isso faz com que você perca a concentração e até mesmo o interesse pela leitura. Por isso, fique offline por alguns minutos e aproveite a história.

5 livros para ler antes dos 30

5) Participe de maratonas literárias e encontros de leitores

Eu comecei a participar de maratonas literárias há uns 2 anos atrás. Algumas pessoas acabam se empolgando e colocando vários livros na lista de leitura; e é claro que nem sempre conseguem cumprir a meta. Não faça isso! O intuito da maratona é fazer com que você leia mais, mas no seu ritmo. 

Gosto das maratonas porque é possível interagir com as pessoas que estão na mesma situação que você, além de pegar dicas de novos títulos e autores para conhecer. Há vários tipos de maratonas literárias e tem grupos tanto no Facebook quanto no Instagram que promovem eventos esporadicamente. Então fique de olho, pois pode surgir uma maratona de inverno, férias, feriados e por aí vai.

Também há encontros de leitores e acho isso maravilhoso. Esses encontros podem te ajudar a fazer novas amizades, além de discutir sobre as leituras que vocês fizerem. Algumas editoras acabam promovendo esse tipo de evento, porém é possível encontrar pelas redes sociais também.

Como ler mais: 6 dicas para tornar a sua leitura mais efetiva

6) Use a tecnologia a seu favor

Sei que estou dando essas dicas em uma época em que temos redes sociais, Netflix e  outros tipos de entretenimento. Mas se você quer melhorar o seu hábito de leitura, você pode usar a tecnologia a seu favor. Várias das séries que você gosta de assistir, por exemplo, são adaptações literárias. Então que tal ler a versão original?

Também é possível ouvir os livros com os audiobooks. Ideal para escutar em situações em que você não consegue parar pra ler (transporte público, academia, etc). Temos os leitores digitais que você pode carregar pra qualquer lugar, além de te ajudar a ler livros maiores (sem ter que carregar peso) e geralmente, por ser uma versão digital, os livros são mais baratos nesse formato.

Vamos começar a ler? O importante é você ter em mente que não importa a sua idade, o estilo de livro que você curte e a versão que você irá ler. Apenas leia! Nem que seja 5 minutos ou poucas páginas por dia! Quando realizamos uma leitura, por prazer, desenvolvemos a imaginação, enriquecemos o vocabulário, e aprendemos linguagens diferenciadas.

Salve esse pin para você não se esquecer dessa publicação e ajudar a compartilhar o meu trabalho <3

Como ler mais: 6 dicas para tornar a sua leitura mais efetiva

Tem alguma dica pra dar para quem está entrando no universo literário?

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Redefinindo Minha Jornada Literária

    Tea time

    Maternidade e leitura: Redefinindo minhas Prioridades

    Por

  • Dois Meses de Cora: Descobertas, Desafios e Muito Amor

    Desvendando o Mito da Mãe Perfeita

    Tea time

    Além das Aparências: A Verdade por Trás da Maternidade Perfeita

    Por

  • Se entregando a maternidade e Valorizando os Pequenos Momentos

    estou aprendendo a dançar conforme a música

    Tea time

    Vivendo a Maternidade e Descobrindo Novas Versões de Mim

    Por

comentários

  • Carol Garcia

    Oi Clay,

    Achei suas dicas incriveis. Eu dei uma freada na leitura de uns meses para cá. Estou com um livro super curtinho e ele não flui. Mas vou até o fim, porque mesmo assim, estou gostando da história.

    Sou igual a você, sempre que saio, tenho medico ou algo assim que vou sozinha carrego um livro comigo. Jogador Nº 1 eu conclui no busão e O Ultimo Adeus eu fiquei duas horas parada num transito imenso dentro do onibus e agradeci por estar com ele na bolsa. Acho que li mais da metade nesse tempo.

    Só que hoje leio no meu tempo. Antes queria ler 20,30 livros por ano e ficava frustrada por não conseguir. Hoje leio mais por mim e que sejam poucos mas bons livros lidos.

    Boas leituras pra você ?

    (P.S.: Já disse o quanto gosto desse cantinho?!)

    responder
    • Clayci

      Oi Ca! O ideal é ler no seu tempo mesmo. Não se importar com a quantidade, mas a qualidade de leitura.
      E já disse que ama meu cantinho sim, mas pode continuar dizendo que não fico enjoada hahaha

      Muito obrigada <3

      responder
  • Larissa Zorzenone

    Oi Minha linda
    Adorei o seu post. É difícil pra mim lembrar de momentos da minha vida onde eu não estivesse lendo, então se torna complicado falar sobre como ler mais, já que pra mim é natural. Eu acho que ter um livro sempre por perto e dar uma desligada das tecnologias são dicas incríveis.

    Vidas em Preto e Branco

    responder
  • Andrea

    Adorei as dicas, Clayci. Eu lia muito quando era pequena, mas depois, lá pelos 12, 13 anos, parei um pouco, acho que pelo ritmo do colégio, não sei. Só lia os livros obrigatórios e achava um saco. Com 14 anos, descobri Harry Potter e tudo mudou 😀 Voltei a gostar da leitura como antes e fico tão feliz por essa série ter aberto meus olhos pra ler mais 🙂
    Pra mim, o que mais me ajudou agora a ler foi o Kindle. Eu realmente não tenho muito tempo no trabalho, horário de almoço, por isso o melhor lugar é realmente o transporte público, onde eu passo quase 2h ida e volta todo dia. Então, nada melhor do que um kindle pequeno, leve pra me ajudar 🙂

    responder
    • Clayci

      É triste dizer que gastamos 2 horas em um transporte público, né?
      Mesmo a gente conseguindo aproveitar esse tempo com algo produtivo, é desanimador, pois poderíamos fazer a mesma coisa, mas no conforto de casa =/

      responder
  • Leticia Santos Olegario

    Adoro ler. Os gêneros que costumo ler são romance de época, fantasia e ficção, mas ultimamente não consigo ler muito por conta do trabalho e faculdade.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com

    responder
    • Clayci

      Super te entendo.
      Torcendo pra essa fase passar logo e vc conseguir retomar as leituras =D
      Beijos e boa semana

      responder
  • Ana Paula Medeiros da Cunha

    Oi! Eu já faço tudo isso hahaha Mas é sempre bom reforçar essas dicas, pois no momento estou numa ressaca literária bem grande 🙁 Espero poder recuperar meu ritmo em breve…
    As fotos estão lindas! Parabéns pela criatividade!

    responder
    • Clayci

      Ahh tomara que vc consiga sair dessa ressaca logo.
      Quando estou assim eu costumo me jogar nos quadrinho =D

      Muito obrigada <3

      responder
  • Marina Meirelles

    Clayci, ótimas dicas! É sempre bom encontrarmos um ritmo para conseguirmos conciliar a leitura com as demais tarefas do dia a dia, né. Eu leio há bastante tempo, mas minha quantidade de livros por ano beira os 35 livros e eu fico bem satisfeita com isso, porque eu sei que meu ritmo de leitura é meio devagar apesar de ler desde criança, então prefiro que seja assim para mim. Eu leio bastante antes de dormir e quando dá durante o dia, sempre levo o livro da vez na bolsa também.
    Para este mês eu criei uma meta pra mim, de ler uns três ou quatro livros que estavam parados na minha estante, dois deles para o blog que escrevo, e pretendo acaba-los até o dia 31! Estou bem confiante que consigo, afinal antes do ano passado eu conseguia tranquilamente. Mas aí veio o TCC e eu me enrolei com as leituras… E até hoje não recuperei meu ritmo muito bem… Por isso estou evitando livros longos demais, a não ser aqueles que já li e amo muito!
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com

    responder
    • Clayci

      E você lê bastante, viu?
      Esse ano meu rendimento caiu, pq quis me dedicar a filme e séries.. mas ainda sim estou satisfeita tbm.

      Adorei a meta que vc estipulou, uma excelente forma de dar uma chance pros livros que estão mais tempo parados, né?
      Espero que se livre do TCC logo =/

      Beijos

      responder
      • Marina Meirelles

        Eu já terminei o TCC, graças a Deus. Não aguentava mais haha
        Quanto à meta, realmente ajuda a gente a se comprometer com aqueles que ficam esquecidos na estante! E como minha ideia é terminar 2018 sem nenhum livro pendente, se eu me organizar direitinho, dá tranquilamente, pois faltam 8 para eu atingir meu objetivo! Estou bem esperançosa <3

        responder
  • Simone Benvindo

    Gostei tanto das dicas, começo do ano estipulei uma meta de leitura que não conseguir cumpri. Mas não vou desistir, vou me inspirar no seu post e ter hábitos melhores de leitura, para conseguir ler mais, beijos
    Charme-se

    responder
  • Lari

    Oi, Clayci <3 aaa, eu não sabia que existia maratonas literárias! Bicho, meu sonho terminar um livro e ter alguém pra falar sobre ele, HAHAHA. Já te deu essa vontade, também?
    E isso de começar com um gênero que cê gosta é muito bom, mesmo. Acho que o erro da escola é empurrar os clássicos dessa forma como fazem: eu amo literatura clássica, mas é porque cresci com meu pai me preparando até me dar um pra ler. Se ele obrigasse como faz a escola, acho que eu odiaria, também. AAAA, mana do céu, essa das metas funciona TANTO comigo. Eu sem meta quase não leio, é triste admitir, mas é verdade: eu coloquei 50 páginas por dia. 🙂 Ainda quero chegar a 100 páginas. (ia ser lindo).
    E que bom que cê descobriu seu gênero favorito <3 os textos de facul são bem científicos, né? Mas aquilo me abriu a cabeça de um jeito que eu não sei expressar.
    ahh, os audiobooks <3 eu gosto tanto. Mas tô me forçando a ter esse exercício de ler mesmo, ao invés de escutar 🙁 porque às vezes me distraio. Mas é muuuito bom pra quem anda na correria. 🙂 E isso de pegar o livro no tempo livre do metrô, bus, ou na fila, é uma estratégia ótima, mesmo, Cla. Faço isso pra não perder tempo na vida sem ler. hahaha.
    Amei esse post 🙂 gostei do seu relato do ensino médio. Podia ter mais, também <3
    Beijas, mana! (mds eu me empolguei no comentário. perdoa essa bíblia, hahahah)

    responder
    • Clayci

      SEMPRE me dá essa vontade, Lari. Ainda mais quando se trata de um livro que é pouco comentado, sabe? hahahahha
      Eu aprendi a gostar do clássico depois de adulta! Acho muito errado também, a forma que as escolas fazem pro aluno conhecer uma obra.

      HAHAHAH AMEI SEU COMENTÁRIO BIBLIA
      Muito obrigada..
      Beijos <3

      responder
      • Lari

        HAHAHA siiim. <3 Jura que cê gosta dos clássicos também? aaaa, me abraça, mana <3 hahaha.
        Nossa, escola quase faz a gente engolir os livros. Eu amo Machado de Assis, mas tem que ter uma preparação pra ler, gente.

        Clay, queria muito te perguntar: qual plugin cê usa pra avisar das respostas nos comments? Eu, desligada q sou, não botei e nem sei o nome aa
        Beijas <3

        responder
Mais comentários
1 2 3

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Redefinindo Minha Jornada Literária

    Tea time

    Maternidade e leitura: Redefinindo minhas Prioridades

    Por

  • Dois Meses de Cora: Descobertas, Desafios e Muito Amor

    Desvendando o Mito da Mãe Perfeita

    Tea time

    Além das Aparências: A Verdade por Trás da Maternidade Perfeita

    Por

  • Se entregando a maternidade e Valorizando os Pequenos Momentos

    estou aprendendo a dançar conforme a música

    Tea time

    Vivendo a Maternidade e Descobrindo Novas Versões de Mim

    Por

ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café