As personagens memoráveis da autora Octavia E. Butler

por Clayci
15 comentários

Já leu algo da Octavia E Butler? Não existe sensação melhor para nós, leitores, do que mergulhar em uma história com personagens que vão além da apresentação de suas características. Porque queremos conhecer a personalidade e a identidade de quem vai nos acompanhar na trama, não é mesmo?

E se existiu alguém que soube criar personagens inesquecíveis, foi a Octavia E. Butler. Suas obras não contribuem apenas na representatividade das mulheres na ficção científica. Suas histórias trazem questões sobre gênero, poder, etnia e o verdadeiro significado de sermos humanos. Apesar de suas tramas complexas, Octavia usa uma linguagem simples e dinâmica.

Ela sabe usar a psicologia para desenvolver o caráter das suas protagonistas. E mesmo com uma linguagem acessível, é quase impossível se sentir confortável com as suas histórias. Ela consegue despertar vários sentimentos enquanto lemos e nem sempre são os melhores. Quando li Kindred pela primeira vez, senti vontade de jogar o livro na parede, pois me irritava com as situações que surgiam e torcia para que o pior não acontecesse.

Sobre a autora

Octavia E. Butler, nascida em 1947, é uma das mais aclamadas autoras de ficção científica e desde 1976 surpreende o mundo com seus romances de ambientações impactantes, personagens densos e dinâmicas que refletem os nossos problemas sociais mais intrincados. Apesar de enfrentar muito preconceito em uma área dominada por homens brancos, foi a autora que abriu caminho para que outras prosperassem na ficção especulativa e um dos nomes mais fortes quando se fala em afrofuturismo.

Ao longo de sua carreira, recebeu prêmios como o Hugo, o Nebula e o Locus, além da honrosa MacArthur Fellowship, concedida a americanos que tenham realizações excepcionais em suas áreas. Mas somente em 2010, quatro anos após sua morte, entrou para o Hall da Fama da ficção científica, em Seattle. (fonte)

Comecei a escrever sobre poder porque era algo que eu tinha muito pouco.

Octavia E. Butler

Os livros da Octavia E. Butler são perfeitos para sair da zona de conforto.

Mas sinto que o objetivo da autora é este: te tirar da zona de conforto e mostrar outras realidades (mesmo que ficcionais). Suas protagonistas vivenciam ambientes hostis e as condições de sobrevivência são desfavoráveis. É claro que a autora usou a sua experiência de vida para criar enredos tão profundos e envolventes. Mas triste é saber e reconhecer que existe muita realidade em seus livros.

Portanto, quando eu leio algo dela, sofro, choro, lamento e sinto vontade de matar meio mundo por conta das injustiças. Mas ao mesmo tempo sinto esperança. Mesmo vendo um mundo distorcido com tanta crueldade, suas personagens mostram e oferecem novos caminhos e possibilidades. Sendo assim, eu quero ler tudo o que esta mulher escreveu. Obrigada @editoramorrobranco por ter me apresentado essa autora. Vou deixar a sinopse dos livros que li até agora.

Tudo o que você toca
Você muda.
Tudo o que você muda
Muda você.
A única verdade perene
É a mudança

A Párabola do Semeador – Octavia E. Butler

Kindred – Laços de Sangue

As personagens memoráveis da autora Octavia E. Butler
Leia a resenha de Kindred aqui no blog.

Sinopse: Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.

Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo.

Só que quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra – mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

Duologia: A Parábola do Semeador / A parábola dos talentos

Parábola dos Talentos - Octavia E. Butler
Leia as resenhas: A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos aqui no blog.

Sinopse: Quando uma crise ambiental e econômica leva ao caos social, nem mesmo os bairros murados estão seguros. Em uma noite de fogo e morte, Lauren Olamina, a jovem filha de um pastor, perde sua família, seu lar e se aventura pelas terras americanas desprotegidas. Mas o que começa como uma fuga pela sobrevivência acaba levando a algo muito maior: uma visão estonteante do destino humano … e ao nascimento de uma nova fé.

Série: Xenogênese / Despertar (Livro 1)

Sinopse: Quando Lilith Iyapo desperta após 250 anos de animação suspensa, descobre que o planeta Terra e os seres humanos sobreviventes de uma guerra catastrófica estão sob a guarda dos Oankali, uma espécie alienígena com habilidades e tecnologias tão impressionantes quanto sua aparência é repulsiva.

Lilith foi escolhida para despertar e preparar outros seres humanos para finalmente retornarem ao planeta natal. A Terra está novamente habitável há pouco, porém em condições bem diferentes do que conheciam. Assim, os humanos precisarão desenvolver suas habilidades de sobrevivência, enquanto Lilith terá que superar as próprias suspeitas para liderá-los nessa nova etapa – além de decidir se vale a pena andar sobre a linha do que nos define como humanos.

Sons da fala

A Editora Morro Branca tem um projeto bem legal chamado Cápsula. Lá eles compartilham alguns contos de forma gratuita. Sons da fala ganhou o Prêmio Hugo em 1984, depois da autora testemunhar uma briga sangrenta e sem sentido enquanto estava no ônibus. Na sua coletânea de contos Bloodchild and Other Stories, Butler disse que testemunhar a briga a levou a pensar “se algum dia a espécie humana ia crescer o bastante para aprender a se comunicar sem de algum modo usar os punhos”. E então lhe ocorreu a primeira frase do conto. Você pode ler esse conto aqui.

As personagens memoráveis da autora Octavia E. Butler

Mas me diga, você já leu algum livro da Octavia E. Butler? Qual é o seu favorito?

Você também poderá gostar

15 comentários

Joanice Oliveira 31 de maio de 2020 - 15:23

olá

eu comecei a ler Kindred e acabei deixando pela metade porque comecei outro e acho que vou continuar sua leitura amanhã. Eu gosto da escrita da Octavia porque ela não abusa de grandes diálogos, mas permite que as histórias fluam por si mesma e assim levando os leitores a reflexão recorrente.

beijos

resposta
Clayci 8 de junho de 2020 - 10:06

Quero saber sua opinião depois <3

resposta
Mara Santos 25 de maio de 2020 - 16:41

Oi, Clayci! Ainda não li nada da autora, mas já tenho vontade!
Seu post apenas fez com que eu tivesse a certeza de que vale a pena conhecer mais dela e das suas histórias!
Parabéns!

resposta
Thainá Christine 21 de maio de 2020 - 12:24

Olá!
Eu nunca li nada da autora, mas estou de olho em seus lançamentos desde que Kindred foi resenhado por vários leitores. Algo que me trava para conhecer as suas obras é o gênero, já que não sou lá muito fã de ficção científica e tenho um grande problema com os vários termos usados em obras assim que geralmente não entendo nada. Mesmo assim, é uma autora que tenho muita vontade de conhecer um dia, principalmente agora lendo esse seu post maravilhoso e sabendo da representatividade feminina que há.

resposta
Alisson Gomes 19 de maio de 2020 - 15:27

Oi Clayci!!

Menina ainda não li nada da autora, mas, eu a conheço, conheci a partir da leitura de uma resenha de Kindred depois disso fui pesquisar um pouco mais sobre ela e descobri o quão importante ela foi. Logo fiquei ansioso para ler as obras dela pois mataria dois coelhos com uma cajadada só, pois, preciso ler mais livros de autores negros e sair da minha área de conforto — ficção científica — não é exatamente meu gênero, ainda que goste bastante!! Adorei seu post porque pude conhecer muito mais do o pouco que eu conhecia sobre as obras da autora!!

Beijos!
Eita Já Li

resposta
Silviane Casemiro 19 de maio de 2020 - 13:27

Oi!
Até agora eu li somente um livro dela, Kindred. Amei muito e pretendo ler outros sim, mas ainda não posso comprar kkk

kzmirobooks.com

resposta
Ivy Lacerda Montiel 18 de maio de 2020 - 21:33

Oiii Clayci

Os livros da Octavia s realmente perfeitos para sair da zona de conforto e o que mais curto é justamente esse pdoer que a autora tem de mexer com o leitor, nos incomodar com certas situações de suas tramas, nos impactar, oferecer personagens completos usando ainda assim de uma linguagem acessível, simples, sem precisar ser rebuscada demais, acho que aí reside a magia que nos faz gostar tanto das obras dela. É incrível poder ter acesso aos livros da Butler no Brasil, espero que tudo dela seja publicada por aqui e que alcance mais e mais leitores pois são obras únicas.

Beijos, Ivy

http://www.derepentenoultimolivro.com

resposta
Gustavo Marques 18 de maio de 2020 - 07:34

Já fiquei com os olhos cheios de água com a intenção de ler. Octávia é uma mulher incrível e eu quero MUITO conhecer os personagens por ela criados. Já tenho kindred e quero ler logo. Amei seu post!

resposta
Clayci 23 de maio de 2020 - 11:26

Fico tão feliz em ler isso!!
<3 Muito obrigada

resposta
Liv 16 de maio de 2020 - 09:53

Desde que eu li as primeiras resenhas sobre a autora no seu IG tenho um interesse crescente em ler a obra dela, a cada post seu eu quero mais, pois fica claro pra mim não só a importância que ela tem pra ficção científica, mas para a literatura. Além de claro, fazer histórias muito interessantes. Ainda não tive oportunidade de ler nada dela, mas pretendo adquirir algum dos livros em breve, pois também tenho muita vontade de colocar a obra dela no meu grupo de leitura de ficção científica. Adorei o post e as fotos!
Abraço,
Liv | Resenhas Caóticas | A Odisseia | Instagram

resposta
Clayci 17 de maio de 2020 - 10:53

Amiga eu acho que vc vai amar a escrita dela

resposta
Polyana Pinheiro 16 de maio de 2020 - 01:58

Acredita que sou doida para ler os livros dessa autora mas ainda não rolou? E fiquei ainda mais curiosa depois de suas palavras. Ás vezes queremos ler algo diferente mas parece tudo mais do mesmo, então é bom sair da zona de conforto – mesmo que isso nos desperte emoções controversas, como as que você cita que experimentou com algumas leituras. Agora estou ainda mais ansiosa para ler esses livros e conhecer todas essas histórias e personagens!

Au Revoir <3
https://tecerfloresecheirarlivros.blogspot.com

resposta
Clayci 17 de maio de 2020 - 10:53

Ahh quando puder dê uma chance por favor <3
Ela é maravilhosa

resposta
Luana Souza 15 de maio de 2020 - 21:58

Nos últimos dias o que mais tenho visto são fotos, resenhas e vídeos sobre esses livros. Já tinha visto as capas por aí, e sempre achei bem interessantes, mas agora confesso que estou um tantinho mais curiosa hehe. Fora que eu amo os livros da Morro Branco, são sempre ótimos <3

resposta
Clayci 17 de maio de 2020 - 10:53

Agradeço tanto essa editora por ter me apresentado essa autora <3
Recomendo muito

resposta

Deixe um comentário