Slow Days


Violino: Estudando e Evoluindo nos estudos
e só a minha opinião que importa haha

Hey! Já faz um tempinho que compartilhei a minha experiência com as aulas de violino aqui no blog. Sinto que está na hora de atualizar essa categoria! Completei um ano de curso em março e é incrível como ainda tenho muito para aprender haha. Sem pressa! Quando decidi dar uma chance pro violino, não estabeleci metas e quis apenas sair da minha zona de conforto. E consegui, viu?¹

O fato é que esse instrumento se tornou uma terapia pra mim. Eu consigo me desconectar dos problemas quando estou estudando. Se antes eu achava impossível aprender online, hoje incentivo quem quiser começar. O meu professor é muito paciente e me divirto com as suas aulas. Sem falar que o acompanho na Twich.

Acho que estou me saindo bem! Ainda cometo os mesmos errinhos, porém estou identificando-os com mais facilidade. Consegui trocar o meu instrumento e a sensação foi maravilhosa! Eu amava o violino anterior e tive bons momentos com ele. Mas preciso confessar que fiquei maravilhada com o novo modelo que eu escolhi.

Organizando os meus estudos

No momento, estou estudando um concerto do Kuchler e tentando me manter afinada. Também estou aperfeiçoando os intervalos e aprendendo ditado melódico para melhorar a minha percepção musical. Como é difícil, viu? Ainda me perco muito para identificá-los. A minha postura melhorou bastante (se o Henrique disser o contrário, deleto essa publicação haha). Antes eu tinha dificuldades para manter e segurar o arco, porém agora estou mais confiante na hora de usá-lo. Está certo que a minha coordenação motora não ajuda muito, porém estou orgulhosa!

Para as aulas teóricas estou usando dois livros recomendados pelo meu professor. Estou seguindo o Teoria da Música e A arte de praticar violino. Estudei teclado quando era criança e lembro de algumas lições, porém tem muita coisa. Como o meu dia é corrido por conta do trabalho, preciso organizar os meus estudos. Estudo o instrumento diariamente (eu tento, vai) com as lições passadas e treino teoria três vezes na semana. Uso um caderno inteligente pra registrar o conteúdo e marcadores para sair destacando tudo o que acho de importante. Spoiler: eu acho tudo importante…

Violino: Repetir, repetir e repetir

Na hora de praticar, o que tem funcionado por aqui, é usar a minha hora de almoço. Então pratico 30 minutinhos por dia. Vou intercalando por lição! Tem dia que eu foco na música que estou aprendendo, outros sigo escalas e repertórios. Preciso rever o que aprendi anteriormente. Quando tenho muita lição ou dificuldade em um determinado exercício, pratico a noite também.

Atualmente estou estudando mais escalas, porque estou tendo dificuldades com a mão esquerda. Então acaba sendo repetitivo o processo de ouvir, tocar e identificar as notas. Mas está me ajudando demais! Eu me desconcentro muito fácil, por isso tenho que ficar me policiando quando toco com algum acompanhamento. No caso do concerto que estou aprendendo, preciso praticar numa velocidade mais lenta pra conseguir acompanhar.

E você? Toca algum instrumento? Tem vontade de aprender algum?

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Velas artesanais, Violino novo e mais um pouco de Marcos

    Life

    Cozy Diary #3

    Por

  • E chegou o álbum Harry's House

    Slow Days

    Descobrindo novas músicas para desacelerar

    Por

  • Me preparando para curtir o frio

    Slow Days

    Slow Days at Home + Playlist

    Por

comentários

  • karolini barbara

    Clayci que top que você está se desenvolvendo em violino.
    Gostaria de aprender a tocar algum instrumento, porém no momento com a faculdade e o trabalho anda complicado eu conseguir estudar algo desse tipo.
    Em algum momento eu quero aprender a tocar guitarra e violão.

    Blogger | Instagram | Pinterest

    responder
ir ao topo

Buscar no site

Trechos do livro A sociedade de Atlas Trechos do livro: Mansão Gallant Dark Academia O que é? Ficção Científica: 5 livros pra quem quer começar