Tea time


Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo?

Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo? Quando compartilhei 6 dicas para tornar a sua leitura mais efetiva aqui no blog, algumas pessoas me fizeram essa pergunta. Sempre tive dificuldades para me concentrar, por isso, habitualmente, evitei por medo de me sentir perdida.

Alguns estudos afirmaram que esse hábito força o nosso cérebro e consequentemente nos lembramos de mais coisas; também abrimos mais espaço para memórias, e melhoramos a nossa concentração (fonte). O fato é que além de me sentir perdida, também me sentia menos produtiva, já que na minha cabeça levaria mais tempo para concluir a leitura.

Esse ano decidi experimentar ler dois livros ao mesmo tempo. Cheguei a comentar aqui no blog que pretendo dar mais atenção para os clássicos, mas não queria deixar os lançamentos de lado. Por isso acabei apostando em algumas dicas para ler mais de um livro ao mesmo tempo e está dando certo.

1 – Ler livros de gêneros diferentes

Pode até ser do mesmo gênero, mas que se desenvolvem em ambientes diferentes. Dessa forma fica mais fácil não confundir as histórias e evitar aquele sentimento de “não estou progredindo na leitura”. Quando leio algum suspense, por exemplo, escolho uma comédia romântica para intercalar. Isso também me ajuda a não ficar presa em um mesmo local, sabe? Eu amo histórias que se passam na Segunda Guerra Mundial e ler mais de uma história nesse ambiente me deixa extremamente mal. Se você quer começar a ler mais de um livro ao mesmo tempo, recomendo procurar títulos curtos e intercalar com um gênero diferente.

Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo?

2 – Ler em horários diferentes

Eu gosto de ler a noite, mas foi um erro querer emendar uma história na outra. Perdi o prazer pela leitura e isso fez com que eu enrolasse ainda mais para finalizá-las. A melhor alternativa que encontrei foi ler em horários diferentes; e quando isso não era possível, lia em dias diferentes. Deixei para ler durante o dia livros que não exigem tanto a minha atenção – leituras mais leves. E antes de dormir eu invisto naquelas histórias que pedem minha concentração.

3 – Não me apegar a metas

Pode ser que essa dica não funcione para você. Eu gosto de estabelecer metas para ver o meu progresso, porém nesse caso a autocobrança pode atrapalhar o desempenho. Nos dias em que eu não consigo ler o dois livros, deixo para depois e não fico me culpando. A mente precisa descansar e esse hábito tem que ser saudável. Então leia no seu tempo e não fique se cobrando.

Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo?

4- Registrar a minha leitura

Nem todos os livros que leio vira resenha, mas gosto de anotar a minha experiência em um caderno que reservei só para isso. Não sei se essa dica vai funcionar com você, contudo foi a forma que eu encontrei para me sentir menos perdida e enxergar o meu avanço na leitura. Eu anoto a minha opinião sobre os pontos que eu considerar importante.

5- Investir nos livros digitais

Poder levar o livro para qualquer lugar sem precisar se preocupar com o peso. Nem sinto quando estou lendo algum calhamaço (mentira eu sinto sim, porque fico olhando a porcentagem de leitura, mas isso já é um problema meu hahaha). Os livros digitais são perfeitos para ler nas pausas que dou durante o dia e até mesmo para me fazer companhia nas filas.

Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo? Tem alguma dica para me dar?

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Parei de querer “chegar lá” e decidi investir no “aqui

    Tea time

    O que a vida me ensinou nesses 34 anos

    Por

  • É melhor ser inteligente ou permanecer na ignorância?

    Livros

    Flores para Algernon: o melhor livro de todos os tempos

    Por

  • O que ninguém te conta sobre "ser a sua melhor versão todos os dias

    Tea time

    O que Encanto me ensinou sobre burnout

    Por

comentários

  • ROBERTO DE LIMA CRUZ

    Tenho lido 4 de uma vez depois de abandonar os jornais, leio um por dia de assuntos diferentes.

    responder
  • Beatriz Andrade

    Adorei as dicas, eu uso quase todas. Sempre que leio mais de um livro ao mesmo tempo eu leio gêneros diferentes, em horários diferentes e formatos diferentes (um físico e um digital). Eu costumo colocar meta para um dos dois e o outro o quanto quiser, já me senti culpada por não cumprir a meta, mas hoje em dia não mais, leio o que puder (sem me cobrar, sem exigir demais, afinal, a leitura é por prazer). A única coisa que não faço é anotações da leitura separadamente, os digitais eu sempre faço anotações no livro e os físicos eu uso post-it, mas pode acontecer de uma ou outra vez eu anotar alguma coisa em um bloquinho e tirar a folha e colocar junto do post-its.

    responder
  • Fernanda Santos Barroso

    Oi, oi!
    Há algum tempo eu tinha muita dificuldade em ler mais de um livro ao mesmo tempo pelo mesmo motivo que você: achava que não conseguia render em nenhum. Mas desde que comecei a ler livros digitais também, isso mudou. Eu leio os livros físicos e digitais à noite, que é o horário que tenho disponível depois do trabalho, mas como minha irmã mais nova costuma dormir mais cedo, assim que ela deita, eu pego o kindle e parto pra outra leitura. Isso tem me feito render bastante e, realmente, me ajuda bastante ler diferentes gêneros. Uma hora estou suspirando por um mocinho e na outra estou tendo um troço com um thriller. kkk

    responder
  • Tahis

    Olá!
    Adorei o post, esse ano não estou com metas (números) mas minha meta esse ano é ler mais livros investigativos, um gênero que adoro e no ano passado li pouco. Também estou investindo em livros digitais com o kindle, tudo fica mais fácil né, pode levar para qualquer lugar, sem aquele peso,e o melhor vários livros ao mesmo tempo né. ótimo post!

    beijos!

    responder
  • Mara Cerqueira Santos

    Oiê,
    Eu sempre estou lendo mais de um livro e o foco principal sempre é que eles tenham gêneros diferentes! Não tenho problemas com isso e consigo me dedicar as leituras, outro dia desses estava lendo 4 ao mesmo tempo rsrsrs

    responder
Mais comentários
1 2 3

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Parei de querer “chegar lá” e decidi investir no “aqui

    Tea time

    O que a vida me ensinou nesses 34 anos

    Por

  • É melhor ser inteligente ou permanecer na ignorância?

    Livros

    Flores para Algernon: o melhor livro de todos os tempos

    Por

  • O que ninguém te conta sobre "ser a sua melhor versão todos os dias

    Tea time

    O que Encanto me ensinou sobre burnout

    Por

ir ao topo

Buscar no site

Trechos do livro A sociedade de Atlas Trechos do livro: Mansão Gallant Dark Academia O que é? Ficção Científica: 5 livros pra quem quer começar