Tea time


Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo?

Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo? Quando compartilhei 6 dicas para tornar a sua leitura mais efetiva aqui no blog, algumas pessoas me fizeram essa pergunta. Sempre tive dificuldades para me concentrar, por isso, habitualmente, evitei por medo de me sentir perdida.

Alguns estudos afirmaram que esse hábito força o nosso cérebro e consequentemente nos lembramos de mais coisas; também abrimos mais espaço para memórias, e melhoramos a nossa concentração (fonte). O fato é que além de me sentir perdida, também me sentia menos produtiva, já que na minha cabeça levaria mais tempo para concluir a leitura.

Esse ano decidi experimentar ler dois livros ao mesmo tempo. Cheguei a comentar aqui no blog que pretendo dar mais atenção para os clássicos, mas não queria deixar os lançamentos de lado. Por isso acabei apostando em algumas dicas para ler mais de um livro ao mesmo tempo e está dando certo.

1 – Ler livros de gêneros diferentes

Pode até ser do mesmo gênero, mas que se desenvolvem em ambientes diferentes. Dessa forma fica mais fácil não confundir as histórias e evitar aquele sentimento de “não estou progredindo na leitura”. Quando leio algum suspense, por exemplo, escolho uma comédia romântica para intercalar. Isso também me ajuda a não ficar presa em um mesmo local, sabe? Eu amo histórias que se passam na Segunda Guerra Mundial e ler mais de uma história nesse ambiente me deixa extremamente mal. Se você quer começar a ler mais de um livro ao mesmo tempo, recomendo procurar títulos curtos e intercalar com um gênero diferente.

Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo?

2 – Ler em horários diferentes

Eu gosto de ler a noite, mas foi um erro querer emendar uma história na outra. Perdi o prazer pela leitura e isso fez com que eu enrolasse ainda mais para finalizá-las. A melhor alternativa que encontrei foi ler em horários diferentes; e quando isso não era possível, lia em dias diferentes. Deixei para ler durante o dia livros que não exigem tanto a minha atenção – leituras mais leves. E antes de dormir eu invisto naquelas histórias que pedem minha concentração.

3 – Não me apegar a metas

Pode ser que essa dica não funcione para você. Eu gosto de estabelecer metas para ver o meu progresso, porém nesse caso a autocobrança pode atrapalhar o desempenho. Nos dias em que eu não consigo ler o dois livros, deixo para depois e não fico me culpando. A mente precisa descansar e esse hábito tem que ser saudável. Então leia no seu tempo e não fique se cobrando.

Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo?

4- Registrar a minha leitura

Nem todos os livros que leio vira resenha, mas gosto de anotar a minha experiência em um caderno que reservei só para isso. Não sei se essa dica vai funcionar com você, contudo foi a forma que eu encontrei para me sentir menos perdida e enxergar o meu avanço na leitura. Eu anoto a minha opinião sobre os pontos que eu considerar importante.

5- Investir nos livros digitais

Poder levar o livro para qualquer lugar sem precisar se preocupar com o peso. Nem sinto quando estou lendo algum calhamaço (mentira eu sinto sim, porque fico olhando a porcentagem de leitura, mas isso já é um problema meu hahaha). Os livros digitais são perfeitos para ler nas pausas que dou durante o dia e até mesmo para me fazer companhia nas filas.

Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo? Tem alguma dica para me dar?

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • O que Moonage Daydream, Projeto e Spencer tem em comum?

    Life

    O mês de setembro e suas influências

    Por

  • Parei de querer “chegar lá” e decidi investir no “aqui

    Tea time

    O que a vida me ensinou nesses 34 anos

    Por

  • É melhor ser inteligente ou permanecer na ignorância?

    Livros

    Flores para Algernon: o melhor livro de todos os tempos

    Por

comentários

  • Vitória Bruscato

    Já li por aí que ler mais de um livro ao mesmo tempo ajuda a exercitar o cérebro, mas nunca tentei por medo de ficar doida, hehehe. Vou tentar!

    responder
    • Clayci

      hahahahahah eu tinha medo de ficar doidinha, pois tenho dificuldade de concentração
      Mas tem dado certo e superei esse medo hauhauhauha

      responder
  • Bianca

    Mana, eu leio até 4 livros ao mesmo tempo kkkkk mas a rotina de leitura muda, tipo nas férias, eu passo o dia todo lendo, aí eu mudo de livro quando me dá vontade sabe?! Mas quando eu tô em período de aula, eu alterno a leitura Entre uma atividade e outra porque se não eu fico sem fazer minhas obrigações.
    Mas nunca tive esse problema que você citou de não conseguir lembrar dos detalhes, eu lembro de todos (sem exceção) os livros que eu li e com detalhes. E acho que a dica de ler um ebook é um físico é bem válida. Eu faço sempre!!

    responder
    • Clayci

      A pessoa já chega pra humilhar mesmo ahiuahiuahiuah 4 livros? AINDA chego nesse nível..

      responder
  • Larissa Dutra

    Olá, tudo bem? Há algum tempo eu tinha bastante receio de ler mais de um livro por vez, por medo de confundir as histórias. Mas teve um momento em que foi inevitável ler mais de um livro ao mesmo tempo, porque assim como estava lendo um livro que eu queria ler, chegava um de parceria que eu precisava ler logo, outro tinha que ler para o colégio, e assim foi… no momento estou lendo uns 7 livros ao mesmo tempo, hahaha. Depois que pega a prática não tem confusão quanto as histórias, pelo menos comigo foi assim. Adorei a postagem!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    responder
  • PS Amo Leitura

    Amei seu post! Agora me bateu uma curiosidade: por que nem todo livro que você lê vira resenha? Eu gosto de ler dois livros ao mesmo tempo, mas às vezes fico com a sensação que estou “abandonando” um, sabe? Mas por isso intercalo com e-book e um físico. Isso ajuda demais! E queria não estabelecer metas 🙁 mas eu me cobro demais e isso é ruim.

    responder
    • Clayci

      Não transformo todas as leituras em resenha para não ficar aquela sensação de “obrigação”, sabe? Como trabalho com isso, acabo dando mais atenção para os lançamentos e muitos acabam ficando de lado. Estes eu leio para descansar a mente. Só pra curtir mesmo… Deixo o olhar crítico de lado só vou rs

      responder
  • Lana Silva

    Já li sim mais de um livro ao mesmo tempo e me lembro que utilizei uma das dicas que você mencionou anteriormente, ler em físico e em digital. Lia bastante e conseguia aproveitar bem as histórias, uma lia durante o dia e a outra a noite. Mas, por fim percebi que não conseguia me aprofundar em nenhuma delas, por fim resolvi ler um livro de cada vez, aproveitar este momento. Mas isso foi uma particularidade minha, para quem quer consegui realizar esse tipo de leitura achei muito válido suas dicas pois eu já as utilizei e dava super certo.

    responder
  • Yvens

    Olá, tudo bem Clayci?
    Eu consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo e normalmente leio livros de gêneros diferentes. Eu nunca realizei qualquer meta de leitura até o último domingo quando decidi realizar a minha primeira maratona que consiste em ler 7 livros em 7 dias.
    Abraço!

    responder
  • Daniela

    Eu consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo. Principalmente porque tento ler gêneros diferentes e fazer leituras com propósitos diferentes. Por exemplo, estou lendo um livro de crônicas (que leio algumas por dia), um romance e um livro teórico. Ás vezes ainda tento ler um livro de poesia junto. Aí não me confundo e fica bem tranquilo de manter as leituras andando juntas.

    responder
  • Danielle S.

    Quando adolescente eu tinha o hábito de ler mais de um livro ao mesmo tempo (teve uma época que cheguei a ler 7 livros juntos!!), mas quando cresci e a falta de tempo chegou, eu mal tenho tempo para ler um livro só, hahaha. Então acabei deixando de lado… Mas gostei muito dessa ideia de ler dois livros por vez, acho que vou tentar seguir suas dicas! 🙂

    responder
  • Erika Monteiro

    Oi, tudo bem? Que perguntinha difícil hein. Antes eu conseguia ler mais de um ao mesmo tempo. Já cheguei a começar três/quatro mas hoje fazendo resenhas percebo que rende mais lendo um de cada vez. Beijos, Érika =^.^=

    responder
Mais comentários
1 2 3

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • O que Moonage Daydream, Projeto e Spencer tem em comum?

    Life

    O mês de setembro e suas influências

    Por

  • Parei de querer “chegar lá” e decidi investir no “aqui

    Tea time

    O que a vida me ensinou nesses 34 anos

    Por

  • É melhor ser inteligente ou permanecer na ignorância?

    Livros

    Flores para Algernon: o melhor livro de todos os tempos

    Por

ir ao topo

Buscar no site

Frases do livro: A casa no mar Cerúleo Trechos do livro A sociedade de Atlas Trechos do livro: Mansão Gallant Dark Academia O que é?