Fotografia


O retorno de tecnologias antigas

A tecnologia invadiu o mundo. Nos últimos 10 anos houve uma intensa produção de smartphones, laptops, gadgets e demais acessórios de última geração. Porém, existe uma nova tendência que demonstra a volta de tecnologias antigas. Polaroides, jogos de videogame, vitrola e muito mais. A seguir será possível rememorar e acompanhar o retorno de produtos bastante conhecidos em todo o planeta.

Geralmente entende-se como vintage produtos que estiveram em alta há cerca de 20 anos atrás. Este conceito, também conhecido como retrô, toma como base reviver o que já foi moda antigamente.

Partindo do princípio das tecnologias antigas é preciso entender que elas estiveram em foco pois representaram uma verdadeira ruptura. Relógios digitais à prova d’água, câmeras fotográficas com revelação instantânea da foto, a popularização dos celulares. Tudo isso impactou bastante pessoas, que por exemplo, nunca haviam estado em contato com tais invenções.

O retorno de produtos que estiveram em alta nos anos 90 acaba trazendo uma certa nostalgia. É lembrar de épocas antigas em que estas tecnologias impressionaram toda sociedade. Este retorno a décadas passadas vem recheado de estilo.

O retorno de aparelhos eletrônicos que estiveram em alta nos anos 90 vem com bastante curiosidades. É mais do que lembrar de épocas passadas. Trata-se da escolha por um estilo clássico, uma mistura de nostalgia e status, muitas vezes encarada com originalidade pelos que revivem esta época.

O retorno de tecnologias antigas

Como as tecnologias antigas saíram de moda, poucas pessoas tiveram o cuidado de guardar os produtos. Toca disco, fitas cassete, jogos do Pacman, o videogame Super Nintendo. Estes são exemplos de utensílios que voltaram a ter grande procura. Muito por fazer os indivíduos relembrarem da infância, do quão impactante estas novidades foram na época.

Feiras, lojas físicas e até e-commerces estão aproveitando esta volta no tempo para faturar. Como acaba sendo bem trabalhoso encontrar estes produtos antigos, tem vantagem aquele que guardou com carinho seus aparelhos. Inclusive percebe-se uma valorização de mercado. Por se tratar de peças muitas vezes exclusivas, estas acabam apresentando preços elevados.

Além dos caçadores de relíquias, das feiras de produtos antigos e de lojas especializadas, já existe uma nova tendência comercial baseada em materiais retrô. As próprias marcas que produziam estas tecnologias estão enxergando uma nova oportunidade em retomar a fabricação destes itens.

A influência dos anos 90 vai além da tecnologia. Segmentos como o de moda se apropriam bastante das tendências que já influenciaram o mundo em décadas passadas. Roupas, sapatos, maquiagem, acessórios. É uma vertente para recordar outros tempos, mas também para demonstrar estilo e irreverência.

As antigas tecnologias não se limitam aos anos 90, por isso, quando se fala de vintage ou retrô, nem tudo se enquadra nesta década. O importante é entender que atualmente existe uma certa tendência de produzir materiais que reacendem memórias.

É preciso admitir que, assim como no campo da moda, a tecnologia também está apresentando suas idas e vindas. Algo para fazer as pessoas refletirem sobre o quão relevante é rememorar o passado, sem deixar de aproveitar o momento presente.

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Fotografia

    L̼cifer, o libertador РTiciano Br̩scia

    Por •

  • Fotografia

    Condado Maldito: Bruxas & Assombrações (Vol.1)

    Por •

  • Fotografia

    Psicopata Americano – Bret Easton Ellis

    Por •

comentários

  • Helô

    muito legal a reflexão, Clayci! Eu adoro o fato das tecnologias antigas voltarem à moda. Já tenho minha vitrolinha, polaroid (instax na verdade hahaha), console com todos jogos dos anos 80/90… só me falta agora um Pense Bem HAHAHAH, saudades!

    responder
    • Clayci

      Pior que ainda temos um, acredita? hahaha
      Nem sei se funciona mais

      responder
  • Liv

    Antes eu tinha a impressão de que deveria jogar tudo que é velho e não está sendo usado fora, mas ao estudar mais sobre sustentabilidade eu passei a procurar formas de reaproveitar objetos e materiais, mas com o cuidado de não me tornar muito acumuladora. A gente não sabe o que o futuro nos reserva e o que pode voltar a ser usado. Infelizmente objetos como câmeras analógicas acabaram sendo jogados fora, mas agora acho que aprendi minha lição.

    responder
    • Clayci

      Eu já recuperei várias analógicas, justamente pq muitos descartam =/

      responder
ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café