Publicidade


Live blogging: o blog é uma boa opção para conteúdo ao vivo?

Se a televisão ao vivo transformou o mundo ao longo dos seus mais de 80 anos de existência, a internet efetuou mudanças ainda maiores em pouquíssimo tempo. Criada nos anos 1960, ela se disseminou principalmente a partir da década de 90. Hoje, menos de 30 anos depois, é impossível imaginar em acompanhar qualquer evento ao vivo sem ela.

Além de tornar seus usuários cientes do que está acontecendo no mundo a todo momento, a internet também permite que eles interajam online e em tempo real com os conteúdos que acessam. Não é uma surpresa que as pessoas prefiram plataformas de vídeo online à TV ao vivo.

Atualmente, tais plataformas existem aos montes, o que pode nos levar a seguinte pergunta: será que vale a pena usar blogs ou sites com esse intuito? Faz sentido aderir à onda do live blogging? O que é, afinal, o live blogging? Descubra a seguir!

O que é live blogging?

O live blogging é a cobertura de um evento em tempo real, por meio principalmente de textos, mas também de imagens e vídeos, publicados em uma espécie de linha do tempo, em um blog. O formato costuma ser usado para cobrir eventos, como cerimônias, eleições, competições esportivas e acontecimentos de última hora.

Com o surgimento de mídias sociais como o Twitter, que permitem atualizações ao vivo de forma semelhante, o live blogging parece ter perdido espaço. Como mostra o Google Trends, o interesse por ele diminuiu muito na última década.

A febre dos vídeos

Além disso, as estatísticas provam o que já imaginávamos: as pessoas amam vídeos. Esse formato é agradável, eficaz e tem dominado cada vez mais a internet. Veja alguns dados:

  • empresas que usam vídeos em seu marketing de conteúdo têm uma média de conversão 66% maior do que as demais;
  • espectadores retêm 95% de uma mensagem quando a recebem por meio de um vídeo — em oposição a 10% lendo um texto;
  • estima-se que o vídeo chegue a 80% do tráfego na rede em 2020.

Os internautas amam mais ainda os vídeos ao vivo: eles gastam oito vezes mais tempo com vídeos ao vivo do que on demand. Não é à toa que tantas empresas estejam investindo e inovando no uso desse tipo de conteúdo, como é o caso da plataforma Creative Live, que oferece cursos online ao vivo, e da plataforma online Betway Casino, que une jogos e transmissões ao vivo de alta definição, para criar uma experiência realista para seus usuários.

Atualmente, com tantas redes sociais que permitem atualizações rápidas e transmissões audiovisuais ao vivo, essa parece ser a forma perfeita de produzir esse tipo de conteúdo. Algumas das plataformas disponíveis são:

  • Instagram e Facebook: oferecem a possibilidade de postar textos, imagens e vídeos gravados e recentemente incorporaram ferramentas de transmissão audiovisual ao vivo.
  • YouTube: possibilita o compartilhamento de vídeos gravados e ao vivo.
  • Periscope: integrado ao Twitter, é utilizado para realizar transmissões audiovisuais ao vivo.
  • Twitch: plataforma dedicada principalmente à transmissão de jogos eletrônicos, inclusive de competições profissionais de videogame.

Foto: Pixabay

Embora práticas, nem sempre essas ferramentas são ideais para atingir os objetivos de quem produz conteúdo ao vivo. Em alguns casos, plataformas como o WordPress podem, sim, ser mais indicadas para isso.

Por que transmitir conteúdos ao vivo em site ou blog?

Imagine a seguinte situação: uma pessoa está em um local de risco e precisa ter acesso a informações verídicas e em tempo real. Nesse caso, em vez de ir a uma rede social, buscar o site de um jornal no qual essa pessoa confia é provavelmente a melhor opção.

jornal britânico The Guardian mostrou em uma matéria de 2016 como o seu live blog foi importante para ajudar indivíduos em risco durante os ataques que ocorreram em Paris, em novembro de 2015. A sua credibilidade e o engajamento dos seus muitos leitores contribuíram para isso.

Da mesma forma, outros meios de comunicação, empresas e indivíduos que possuem sites com algum reconhecimento têm escolhido usar esse espaço para o compartilhamento de conteúdos em tempo real, levando as pessoas para dentro dos seus sites.

Frequentemente, eles usam ferramentas de live blogging que podem ser incorporadas no site, como a 24liveblog. Assim, eles podem escolher os recursos que são mais adequados ao seu conteúdo, tendo a opção também de desenvolver uma plataforma própria.

Mesmo que seu blog ou site ainda não tenha um grande público, produzir um conteúdo de qualidade ao vivo pode não só atrair mais visitantes, como também fidelizá-los. Além disso, conteúdos ao vivo fazem com que as pessoas se engajem mais e por mais tempo.

Lembre-se de considerar os seus principais objetivos e seus recursos, para assim escolher a melhor plataforma para o seu projeto. Não se esqueça também de produzir conteúdos de qualidade e exclusivos, de fazer uso de vídeos e de interagir com seus visitantes. Dessa forma, você vai tirar o máximo proveito das vantagens do vídeo ao vivo!

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • A Força e a Determinação São Pilares que Tempo Algum Consegue Corroer

    Publicidade

    Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto

    Por

  • Publicidade

    Anel de formatura: Cor e significado do curso de Direito

    Por

  • Retomando os exercícios com suplementos

    Publicidade

    Telemedicina – um novo meio de cuidar da sua saúde

    Por

comentários

  • Renata

    Nunca tinha ouvido falar sobre esse tal de live blogging. Confesso que achei interessante a ideia de transmissão ao vivo via texto e tal. Acho interessante essa proposta de vídeos ao vivo, mas imagino que deve ser bem trabalhoso também né?

    Um beijo,
    Rê | https://rivieredusouvenir.blogspot.com/

    responder
ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café