Fotografia


As Brigadas Fantasma – John Scalzi

As Brigadas Fantasma é o segundo volume da série de ficção científica “Guerra do Velho” do autor John Scalzi e foi publicado pela editora Aleph.

SOBRE A HISTÓRIA

“Imagine se toda espécie se batizasse com seu maior defeito? Poderíamos chamar nossa espécie de arrogância”

As Brigadas Fantasma

No volume anterior conhecemos o John Perry e a sua transformação ao fazer parte da FDC. Ele enfrentou vários perigos, conseguiu sobreviver a diversos ataques e tudo com bom humor. Ele também levou um choque quando conheceu a tenente Sagan e soube da existência das Forças Especiais.

Em As Brigadas Fantasma a raça humana está correndo perigo. A tenente Sagan descobriu uma traição durante uma investigação e uma guerra está sendo tramada contra a humanidade. Três raças alienígenas planejaram tudo nos mínimos detalhes e agora é preciso correr contra o tempo. Após essa descoberta, os generais das Forças de Defesa Coloniais decidiram transferir a consciência do cientista traidor Charles Boutin para um novo corpo.

As Brigadas Fantasma - John Scalzi

Para isso criaram um clone para carregar a consciência dele. Jared Dirac – o nome dado para esse clone – pode ser a única esperança para salvar a humanidade. Mas é claro que Jared não faz ideia do que está acontecendo, ao menos por enquanto. Ele foi enviado para treinar com outros soldados e – sem saber – estava sendo avaliado enquanto agia nas Forças Especiais.

Para a surpresa e insatisfação de Sagan, ele foi recrutado para o seu pelotão e a tenente será a responsável por monitorá-lo. Mesmo sem saber o que está acontecendo exatamente, Dirac tentará descobrir o seu verdeiro “eu” e no decorrer da trama vamos identificar o que diferencia Boutin desse soldado. Será que ele vai recuperar todas as memórias do traidor? Teremos a soma de suas experiências? Como será que ele vai reagir ao descobrir toda a verdade?

MINHA OPINIÃO

Ao contrário do livro anterior, As Brigadas Fantasma teve um ritmo mais lento. A escrita continua leve e até que divertida. Entretanto, demorei um pouco para finalizar, pois o autor traz questionamentos introspectivos sobre a natureza da humanidade. Scalzi nos faz pensar sobre consciência e livre arbítrio. É claro que ainda temos ações envolvendo armas, tecnologias e biomodificações; mas senti que a trama foi mais tocante e complexa se comparada ao volume anterior.

Os soldados das Forças Especiais foram criados para cumprirem ordens. Eles dependem de seus BrainPals (um computador interno) para se comunicarem. Consequentemente não são muito receptivos, pois não sabem lidar com humanos. Mas se arriscam para cumprir as missões recebidas. O John Perry não está presente nesse volume e acabei sentindo falta do seu bom humor, justamente porque os soldados são mais sérios.

Somos projetados para sermos mais fortes, rápidos e espertos que outros seres humanos. Mas somos assim como consequência do que nos torna diferentes. O que nos torna diferentes é que, entre os humanos, somos os únicos que nascem com um objetivo. E esse objetivo é simples: manter os seres humanos vivos neste universo.

A ética no uso de tecnologias avançadas

Mas o protagonista Dirac fez com que eu enxergasse que nem tudo é o que parece. O autor apresenta uma discussão interessante sobre ética no uso de tecnologias avançadas. Ver este soldado tentando entender quem verdadeiramente é, faz com que a gente pense em que identidade alguém clonado pode desenvolver. E isso torna tudo ainda mais interessante, pois comecei a reparar e até mesmo comparar as ações do Dirac com o cientista Boutin.

Não vou revelar muito da história para evitar spoilers, mas nesse volume tem um cientista alienígena mantido em cativeiro pela União Colonial. Por mais que ele seja um “refém”, ajudará Dirac a encontrar o seu caminho. Esse alienígena me marcou bastante quando trouxe assuntos relacionados à ética.

Estou cada vez mais apaixonada pela escrita criativa do Scalzi, Tanto que finalizei essa leitura e já me joguei em “A última colônia”.

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • uma narrativa envolvente com personagens cheios de camadas

    Livros

    Wolfsong: O Chamado – TJ Klune

    Por

  • Além da Porta Sussurrante - T.J Klune

    Vidas não acabam. Elas seguem em frente.

    Livros

    Além da Porta Sussurrante – T.J Klune

    Por

  • A riqueza da mitologia grega e sua influência na obra de Madeline Miller

    Livros

    A canção de Aquiles: Uma releitura sensível sobre o amor e a tragédia

    Por

comentários

  • milca abreu

    parece ser uma história legal e envolvente, gosto muito de fantasia, aventura e depois de ler sobre o primeiro livro (e agora o segundo) fiquei mega curiosa pra ler eles.
    bjss

    responder
  • Maria Ferreira da Conceição

    Oi, Clayci.
    Lembro que na época em “Guerra do velho” foi lançado eu fiquei bastante curiosa para ler, mas depois o tempo foi passando e eu ainda não tive oportunidade de fazer essa leitura. Agora a vontade voltou, ainda mais porque tem a continuação.
    Também acho interessante essa discussão sobre ética no uso de tecnologias avançadas.
    Abraços.

    responder
  • Joanice da Silva Oliveira

    Olá
    Suas fotos estão divinas como sempre .
    Ando namorando essa série desde que vi pelo insta da Aleph e gosto de algo mais lento, porque só os suspensas podem ser elétricos para mim haha

    responder
    • Clayci

      Muito obrigada.
      Eu acredito então que vc vai gostar dessa série, viu?
      Recomendo

      responder
  • Carol Nery

    Eu amei suas fotos, e amei seu blog!! Só não vou conferir a resenha toda, porque tô desde o lançamento de A Guerra do Velho, com ele na TBR. MORRO de medo de qualquer tipo de spoiler.
    Prometo ser mais coerente nos próximos comentários. Gostei mesmo do seu cantinho.
    Abração’

    responder
    • Clayci

      ahahah então foge da publicação <3
      Mesmo não tenho nada que comprometa, spoiler é spoiler =D

      responder
  • cris

    Oi Clayci!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa com a história, parece ser uma aventura incrível. Por ser segundo volume deduzo que tenha mais ou não? Parabéns pela resenha e sua sinceridade em relação a história, obrigado pela dica. Bjs!

    responder
    • Clayci

      É uma série de 6 livros, mas esse ciclo encerra no livro três =D

      responder
  • Alice Lacerda Montiel

    Oiii Clayci

    Coincidência que ontem mesmo estava lendo sobre esse livro e foram criticas igualmente positivas, apesar do ritmo mais lendo do que a primeira parte parece ser uma história bem escrita, diferente, acho legal apostar em autores que não conhecia e fiquei bem curiosa em ler a primeira parte pelo menos, achoq ue pode me agradar.
    Espero que a última parte te encante, e seja uma grande leitura pra ti.

    Beijos, Alice

    http://www.derepentenoultimolivro.com

    responder
  • Marijleite

    Oi Clayci, amei conferir suas considerações sobre esse segundo volume, a história parece continuar tão interessante quanto no primeiro livro, preciso ler essas tramas!

    responder
  • Mari

    Oi, Clayci!!! Primeiro porque eu tenho que comentar: que foto linda. Olha a River!!!

    Ok, vamos ao livro. Eu confesso que não tenho tanta paciência mais para livros desse gênero, então quando escolho algum tem que ser muito bem escolhido. Gostei da maneira franca como você avaliou o livro e senti que conheci um pouco da história, mesmo esse sendo o segundo na sequência. Achei a história interessante, assim como os pontos que ela levanta para discussão. Vou considerar ler.

    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    responder
  • No Conforto dos Livros

    OLá!! 🙂

    EU confesso que nao conhecia este livro antes, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! 🙂 Enfim, acho otimo que tenhas gostado!

    Fiquei algo curioso com as questoes levantadas, e fico curioso com isso do cientista em cativeiro. Mas percebo a razao da tua demora.

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    responder
  • Kelen de Oliveira Vasconcelos

    Oi Clayci,
    Eu não conhecia esse tipo de livro e nem o autor, achei bem diferente dos livros que leio. Provavelmente vou testar esse gênero em algum momento, sempre gosto de testar coisas novas 😀
    Ótima resenha.
    Bjo
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    responder
Mais comentários
1 2

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • uma narrativa envolvente com personagens cheios de camadas

    Livros

    Wolfsong: O Chamado – TJ Klune

    Por

  • Além da Porta Sussurrante - T.J Klune

    Vidas não acabam. Elas seguem em frente.

    Livros

    Além da Porta Sussurrante – T.J Klune

    Por

  • A riqueza da mitologia grega e sua influência na obra de Madeline Miller

    Livros

    A canção de Aquiles: Uma releitura sensível sobre o amor e a tragédia

    Por

ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café