Livros


Vita Nostra – Marina & Sergey Dyachenko
Você aceitaria estudar em lugar fora do mapa?

Depois de ler a sinopse de “Vita Nostra” fiquei com vontade de me jogar na leitura e descobrir como e porquê uma jovem aceitaria realizar missões para um desconhecido durante as suas férias. E agora que li 500 páginas, não sei dizer ao certo se concordo com o motivo.

Lendo esse parágrafo, parece até que não gostei dessa leitura, mas juro que foi o oposto. Vita Nostra me deixou obsessiva! Eu precisava finalizar o livro e obter respostas. Me vi envolvida logo na primeira página e não queria largar o livro até entender o que estava acontecendo. Resultado? Fiquei com muitas dúvidas, mas ainda assim satisfeita com a obra.

Eu só conseguia pensar em uma frase dita pelo Dumbledore em Harry Potter: “Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los”. Você já parou pra pensar no poder que as palavras têm? Elas são capazes de motivar, ferir, aproximar, afastar e derrubar alguém. E Sasha me ensinou bastante nessa leitura. Ter cuidado com o que se fala não significa omitir o que deve ser dito. A comunicação precisa ser clara e objetiva. Confuso? Bom, deixa eu falar sobre o livro…

Um encontro peculiar

Alexandra “Sasha” Samokhina é uma estudante se preparando para entrar na universidade. Mas, antes de se jogar nas provas, ela consegue viajar de férias com a mãe. Só que no meio dessa viagem, um estranho aparece e faz uma exigência peculiar. Ele exige que Sasha nade nua todos os dias exatamente às 4 da manhã. Mesmo contrariando esse pedido de início, ela segue seu instinto e acaba obedecendo.

Como se isso não fosse estranho o suficiente, depois de nadar, ela vomita algumas moedas de ouro. O que será que acontece se ela não cumprir essa missão? Bem, Sasha descobre que recusar as exigências de Farit Kozhennikov tem um preço alto e envolve as pessoas que ela ama.

A jovem pensou que a sua vida voltaria ao normal assim que as férias acabassem. Porém, as ‘tarefas” incomuns a perseguiram e Sasha se tornou uma pessoa “ausente” dentro de casa, por medo de algo acontecer com a sua mãe. Ninguém imaginava a pressão que ela estava sofrendo e seu comportamento foi visto como algo “imaturo”. As coisas pioram quando Sasha informa sua mãe que, ao invés de ir para a universidade que sempre sonhou, ela irá frequentar o Instituto de Tecnologias Especiais. Farit exigiu que ela frequentasse uma escola técnica da qual ninguém nunca ouviu falar, em uma pequena cidade que está praticamente fora do mapa.

Pode ser que você se lembre de uma série ao ver Sasha pegando um trem para um local desconhecido, mas não se engane. Apesar de Hogwarts também ter seus professores frios e exigentes, em Torpa a coisa é mais sinistra. Os alunos são obrigados a estudarem assuntos que não entendem e sabem das consequência se forem reprovados.

Mas então, o que é o Instituto de Tecnologias Especiais?

Agora que falei sobre a história, vou tentar compartilhar o meu dilema. Vita Nostra acompanha o amadurecimento de Sasha. Ao aceitar fazer parte dessa universidade, ela segue rumo ao desconhecido. Aos poucos ela vai descobrindo o que é o instituto. Ela faz amigos, descobre o amor, cria inimizades, passa horas estudando e pensando em um futuro melhor. Acredito que a melhor maneira de descrever esta trama é imaginar um sistema mágico onde tudo tem um custo/consequência.

O que mais gostei da leitura foi a falta de informação sobre a protagonista. Isso fez com que eu me sentisse perdida como ela. Então, cria aquele sentimento de empatia e a gente torce para descobrir o que está acontecendo junto com a personagem. Afinal, o que é o Instituto de Tecnologias Especiais? Calma, não vou dar spoilers! Mas aos poucos Sasha vai compreendendo o que aquilo tudo representa e como transformou a sua vida. O que me incomodou de fato foi não ter todas as respostas que eu queria. Mesmo sabendo que Vita Nostra é o primeiro livro de uma trilogia, não sei dizer se encontraria respostas no segundo volume. Pois eles podem ser lidos de forma independente.

Sasha passa por transformações significativas. Ela exibe poderes assustadores e se torna a melhor aluna da classe. Apesar de todo esse poder, a jovem tem um pequeno problema com a palavra disciplina. Sasha não consegue controlar os seus impulsos e fica obsessiva pelo estudo. De repente, ela passa de um primeiro ano confuso para um terceiro ano ainda mais confuso. Seus professores sabem que seu talento é excepcional, mas a sua falta de controle começa a assustá-los. Sem dúvida gostei da sua determinação e terminei o livro com aquele sentimento de “preciso de mais explicações”. Foi como se um dos professores tivesse arrancado o livro da minha mão, pra não ter mais respostas.

Vita Nostra – Playlist Dark Academia

…O mundo, como vocês o veem não é real. E a forma como o imaginam… não chega nem perto do real. Certas coisas parecem óbvias para vocês, mas elas simplesmente não existem.

Vita Nostra
Compre na Amazon

Vita Nostra

Marina & Sergey Dyachenko

Editora:
Morro Branco

ISBN:
978-6586015287

Autoria:
Marina & Sergey Dyachenko

Páginas:
520
NÃO TENHA MEDO. Sasha Samokhina está no que deveriam ser as férias de verão perfeitas com sua mãe, quando conhece o misterioso Farit. Coagida por este estranho a realizar as mais peculiares tarefas, ela deve ir contra a vontade de sua família e se inscrever no remoto Instituto de Tecnologias Especiais. Sasha logo descobre que essa não é uma faculdade comum. Os livros são impossíveis de ler, as lições obscuras e o próprio conhecimento se recusa a ser memorizado. Apesar disso, Sasha rapidamente passa por metamorfoses que desafiam a matéria e o tempo; com experiências que nada têm a ver com o que ela poderia ter sonhado… mas que de repente são tudo o que ela poderia desejar. Mas o aprendizado tem um custo. E eventuais transgressões serão punidas exemplarmente: se não for Sasha a sofrer as consequências, serão seus entes queridos. O medo não pode prevalecer. Uma mistura complexa de magia, ciência e filosofia, cuidadosamente estruturada pelos principais autores ucranianos de fantasia da atualidade, esta obra surpreendente de ficção metafísica irá transportar o leitor a um lugar muito além de sua imaginação.

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • O mundo é um lugar estranho e maravilhoso

    Livros

    A casa no mar cerúleo – TJ Klune

    Por

  • alguns livros conseguem tocar sua alma de uma forma inusitada.

    Livros

    O Circo da noite – Erin Morgenstern

    Por

  • "Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória."

    Livros

    Mansão Gallant – V.E. Schwab

    Por

comentários

ir ao topo

Buscar no site

Frases do livro: A casa no mar Cerúleo Trechos do livro A sociedade de Atlas Trechos do livro: Mansão Gallant Dark Academia O que é?