Livros


O Natal dos Fantasmas
Um livro incrível com vários fantasmas vitorianos.

Achei o Natal dos fantasmas incrível¹ Vocês gostam de histórias com fantasmas e Natal? Eu sou suspeita porque sempre amei o gênero terror e a sensação que o “medo” provoca. Estranho dizer isso, não? Mas esse gênero literário me acompanha desde cedo e foi muito importante na minha adolescência. As histórias se ajustavam nas minhas inseguranças e medos.

E sempre achei o “desconhecido” encantador. Então, tudo que envolve imaginação me atrai e desafia. Quando soube que a Editora Wish traria uma seleção especial com doze histórias de suspense, fiquei bem animada. Inclusive, este foi o meu primeiro livro da editora. Então, nada mais justo do que ser uma edição com vários fantasmas vitorianos.

Quis aproveitar o clima natalino, por isso passei essa leitura na frente. Ela é rápida e perfeita para acabar com aquela ressaca literária. Temos fantasmas, moradores de mansões, antiquários recheados de vultos, festas de Natal com visitantes espectrais e outros enredos assombrosos. Vou falar um pouquinho das minhas histórias favoritas.

Os contos de Natal que mais me agradaram

Vou começar pelo conto do Charles Dickens e “A História dos Goblins que sequestraram um sacristão“. Gabriel Grub era muito mal-humorado e detestava festas natalinas. Na véspera de Natal, goblins o sequestraram, levando-o para uma caverna embaixo da terra. Ela é bem curtinha, mas transmite aquela sensação de conto atemporal, lido várias vezes ao longo dos anos, sabe? Não é perfeita, mas gostei da sensação ao ler.

Também gostei bastante de “Smee” do “A.M. Burrage! É um jogo que lembra esconde-esconde mais foi trabalhado de uma forma bem assustadora. A ideia é descobrir qual jogador pegou um pedaço de papel com a palavra “Smee’ enquanto os outros estão em branco. Ninguém sabe qual participante é o “smee” da rodada. Só que na história, surge um jogador sem ser convidado. Eu adoro histórias de terror com brincadeiras infantis, por isso entrou para os meus favoritos.

O prato Crown Derby da Marjorie Bowen também se destacou por aqui. Martha Pyn tinha dois desejos: 1) ver um fantasma “especialmente no Natal por ser a época perfeita” e 2) Conseguir o último prato de porcelana Crown Derby de uma coleção que ela comprou há trinta anos atrás em um leilão. Então, ela acaba visitando o mesmo local no intuito de encontrar esse prato e acaba lidando com uma moradora sinistra. Foi tão divertido ler esse conto!

Gostei de ler O natal dos fantasmas! E todos os contos Incluem uma minibiografia dos seus respectivos autores.

Contos: O Natal dos Fantasmas

ContoAutor(a)
Ceias fantasmagóricas Jerome K. Jerome
A história dos goblinsCharles Dickens
A história da velha amaElizabeth Gaskell
Smee A. M. Burrage
O fantasma de Irtonwood Elinor Glyn
Horror: Uma história real John Berwick Harwood
Encontro de Natal Rosemary Timperley
Markheim Robert Louis Stevenson
O fantasma da véspera de Natal J. M. Barrie
A história de Natal de Thurlow John Kendrick Bangs
A bolsa de viagem Algernon Blackwood
O prato Crown Derby Marjorie Bowen
Compre na Amazon

O Natal dos fantasmas

Editora:
Wish

Páginas:
288
Algo assombra os antigos Natais. Em uma seleção especial com doze histórias de grandes mestres do suspense e fantasia, incluindo contos inéditos no Brasil, acompanhe fantasmas, moradores de mansões inadvertidos, antiquários recheados de vultos, festas de Natal com visitantes espectrais e outros enredos assombrados. Contos selecionados e autores: Ceias fantasmagóricas – Jerome K. Jerome, a história dos goblins – Charles Dickens, a história da velha ama – Elizabeth Gaskell, Smee – A. M. Burrage, o fantasma de Irtonwood – Elinor Glyn, Horror: Uma história real – John Berwick Harwood, Encontro de Natal – Rosemary Timperley, Markheim – Robert Louis Stevenson, o fantasma da véspera de Natal – J. M. Barrie, a história de Natal de Thurlow – John Kendrick Bangs, a bolsa de viagem – Algernon Blackwood, o prato Crown Derby – Marjorie Bowen. Inclui minibiografias dos autores e introdução.

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Maggie O'Farrell conseguiu me destruir

    Livros

    Hamnet – um livro que me fez chorar até soluçar

    Por

  • a princesa de Creta, desejada por homens e deuses... e irmã do temível Minotauro

    Livros

    Ariadne – Jennifer Saint

    Por

  • Quando a escuridão é convidada a entrar, imediatamente os problemas virão atrás dela

    Livros

    Reino das bruxas – Kerri Maniscalco

    Por

comentários

  • Fran Borges

    Oi Clayvi, adorei a vibe desse livro e curto muito literatura da época vitoriana. Que edição maravilhosa e suas fotos, como sempre, incríveis. Confesso que adoro fantasia, mas terror ainda me deixa um pouco assustada. Gosto de terror, mas prefiro livros mais leves como esse que resenhou. Tipo Exorcista eu corro kkkkk. Gosto muito de casas mal assombradas e amei esse marcador com fantasminhas.
    Bejio Fran

    responder
    • Clayci Oliveira

      Fran, vou dar um spoiler
      O Exorcista tem mais cenas de reflexão sobre crença do que terror em si hahaha
      só no filme mesmo =D

      responder
  • CRIVELLI NASCIMENTO

    A Wish tem edições lindas, eu tenho um livro da editora, eu vi esse livro no site e até me interessei, mas como não é uma prioridade de leitura e o preço é meio salgado, mas que bom que gostou das leituras ainda mais por envolver um gênero que você gosta.
    Dos títulos desses contos, não conhecia nenhum.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    responder
  • Barbara Bueno

    Oi Clayci.Eu assisti um vlog com a Melina Souza fazendo publi desse livro e achei a edição lindíssima.
    Eu até gosto de histórias com fantasmas , mas não histórias assustadoras. Eu sou bem medrosa …
    Mas parece que um dos contos poderia cair no meu gosto

    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    responder
    • Clayci Oliveira

      Amei a resenha da Mel também.
      Esse livro entrou pra lista de favoritos <3

      responder
  • Renata Carvalho

    Eu confesso que não costumo ser a maior fã dos gêneros terror e suspense, pelo menos nos filmes que eu fico muito nervosa e ansiosa assistindo, haha. Mas nos livros eu realmente não sei como seria, nunca li nada assim pra saber se eu iria gostar ou não, preciso dar uma chance pra conhecer.
    Achei legal que esse livro aborda vários contos de terror, não é uma história só, então seria perfeito pra ir conhecendo aos poucos.

    Beijos,
    Livro de Memórias

    responder
  • Camila Faria

    Oi Clay, eu nunca tinha parado para pensar nisso, mas não é que essa época de Natal combina um pouco com histórias de terror? Eu adorei o livro, achei uma ideia ótima para presentear (eu amaria ganhar de Natal) e essa capa tá liiiinda. Beijo, beijo :*

    responder
ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
Tatuagem Literária: A vida invisível de Addie LaRue Frases do livro: A casa no mar Cerúleo Trechos do livro A sociedade de Atlas Trechos do livro: Mansão Gallant