Life


Meu tratamento da Hipófise

Quando descobri o meu tumor na hipófise há 5 anos atrás, entrei em desespero. Eu sentia que tinha alguma coisa errada com o meu corpo, mas não sabia o que era. Foram meses fazendo exames e investigando o problema, antes de ser diagnosticada. E quando foi solicitado uma ressonância magnética do meu cérebro, fiquei bem preocupada. Já tive câncer, passei por um tratamento severo e só de ouvir a palavra “tumor” fico paralisada.

Cometi o meu primeiro erro: recorrer ao Google. Depois que fiz a ressonância, marquei o meu retorno com o médico. Só que a ansiedade era tanta, que não conseguia esperar essa visita clínica. Entrei em várias páginas e as únicas palavras que eu conseguia focar eram: “remédio controlado” e “cirurgia”. O grande dia chegou e fiquei mais tranquila quando ouvi o médico explicando a situação.

hipófise (glândula pituitária) é uma glândula de 8mm de diâmetro localizada na parte central da base do cérebro. Embora seja muito pequena, seu desempenho correto regula o desenvolvimento e funcionamento do corpo humano. E quando há uma disfunção desta glândula, pode ser um tumor de hipófise. Meu tumor é benigno e faço o uso de remédio controlado para acompanhá-lo.

Tudo sob controle com a minha hipófise

Quando eu mencionei que sentia algo errado com o meu corpo, foi porque os meus hormônios estavam todos bagunçados. A hipófise é considerada a principal glândula do corpo humano, cuja função é regular o trabalho de outras glândulas (como a adrenal, a tireoide, os testículos e os ovários). A hipófise também produz a prolactina, hormônio importante para a amamentação, inclusive foi assim que descobri sobre o meu problema. Eu estava produzindo leite, sem estar grávida.

Eu faço tratamento nas clínicas há alguns anos e lá conheci vários casos hipofisários. No início eu achava que esse problema só afetava as mulheres; mas conversando e pesquisando vi que tem vários casos masculinos. Como o meu problema é com a prolactina, se não tratado, pode causar saída de leite pelo mamilo (isso já aconteceu com homems tbm), além das alterações menstruais. No homem é comum a diminuição da libido (apetite sexual) e por vezes isso pode ocorrer nas mulheres, ainda com a desregulação do ciclo menstrual.

E por ser um tratamento hormonal, necessitar de acompanhamento médico regular e uso de medicamentos em doses controladas, também é necessário ter muita paciência. É algo longo e demorado, porém não precisa mais ser penoso e impactante psicologicamente. Pois há diversos medicamentos e fármacos que podem ser utilizados em conjunto com o tratamento principal. Dessa maneira, alguns problemas decorrentes dos efeitos da disfunção hipofisária podem ser mitigados. Por exemplo, o uso da  tribulus terrestris auxilia no ganho de libido para os homens. Com ela, o eventuais problemas nas relações sexuais podem ser reduzidos e assim também resultar em benefícios psicológicos para a autoestima da pessoa.

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • e honestamente falando: nem precisa

    Documentários

    Minha mente e eu – Nem tudo é o que parece ser

    Por

  • que vou tentar resumir =)

    Life

    Novembro foi um mês tão legal por aqui

    Por

  • e fiz uma tattoo para sempre me lembrar

    Life

    “Eu me lembro de você” Addie Larue

    Por

comentários

  • Marcelo

    Olá ! Tive tumor na hipófise ,hoje está fazendo um mês e pouco que operei,sinto meu corpo estranho, testosterona muito baixa , sinto me triste , tomei um remédio para ver se normalizava os hormônios,parei, numa nova consulta médico trocou medicação,vou ver como será daqui para frente ! Suas palavras me ajudaram e me confortaram !

    responder
    • Clayci Oliveira

      Oi Marcelo, tudo bem?
      Fico feliz em saber que te ajudei de alguma forma.
      Infelizmente não consigo te ajudar com conselhos médicos, mas sua cirurgia foi bem recente, né? Torcendo para tudo normalizar por aí logo =)

      responder
ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
Tatuagem Literária: A vida invisível de Addie LaRue Frases do livro: A casa no mar Cerúleo Trechos do livro A sociedade de Atlas Trechos do livro: Mansão Gallant