Fotografia


Medicina Macabra – Thomas Morris (um livro para quem tem estômago forte)

Eu sempre gostei da acompanhar séries sobre medicina. É claro que eu não faço ideia de como é trabalhar em um ambiente clínico, mas me sinto envolvida quando vejo toda a correria, pressão e procedimentos nos episódios que assisto. House é uma das minhas séries favoritas, assim como Grey’s Anatomy – apesar de estar atrasada nos episódios – Good Doctor e Sob Pressão também.

Quando soube que a Macabra (novo selo da Darkside Books) traria um livro com casos reais da medicina, fiquei bem empolgada. A ideia de Medicina Macabra surgiu quando Thomas Morris pesquisava alguns artigos na biblioteca. Ele estava entediado, enquanto buscava referências sobre doenças cardíacas datadas no século XIX, quando se deparou com uma ocorrência bizarra de 1829. Foi então que entre dissertações cheias de linguagem técnica e textos desafiadoramente longos, Thomas decidiu reunir algumas pérolas divertidas e grotescas sobre casos bizarros.

Seria possível falar o mesmo sobre a medicina do século XXI, uma ciência cujo patamar ainda etá bem distante da perfeição. Dito isso, alguns tratamentos antigos estavam tão errados que beiravam a perversidade, mesmo levando em conta os padrões da época. Por isso, não pude resistir ao impulso de tirar um pouco de sarro, de forma sutil, quando achei necessário.

Medicina Macabra – Thomas Norris

Casos arrepiantes, constrangedores e divertidos da História da Medicina

E quando falo bizarros, estou falando sobre situações em que alguém tem um garfo engolido pelo ânus, um marinheiro que engolia canivetes, uma criança que se engasgou com a laringe de um ganso, dentes explodindo e tudo mais que você conseguir imaginar. Enquanto lia essas ocorrências angustiantes, fiquei imaginando o que se passava na cabeça dos médicos quando estes pacientes chegavam em seus consultórios.

Ainda que a medicina tenha evoluído de forma tão impressionante e esteja tão segmentada, algumas coisas não mudaram. E é incrível ver a criatividade e a capacidade desses profissionais na hora de tratá-los.  Medicina Macabra foi dividida em 7 partes sendo: Vergonha Alheia (alguns casos sobre objetos estranhos que foram ingeridos/introduzidos ao longo dos anos); Insólita Medicina (já parou para pensar quantas doenças existem e como os médicos do século passado lidavam com elas?); Remédios irremediáveis (por milênios alguns médicos ficaram famosos por recomendar sangrias como sanguessugas e até mesmo drogas compostas de mercúrio e arsênicos), Cirurgias Macabras (o desespero muitas vezes obrigavam os médicos a improvisarem); Curas extraordinárias (curas ou charlatões usando casos para ganharem notoriedade!?); Histórias macabras e Perigos escondidos.

Medicina Macabra - Thomas Morris (um livro para quem tem estômago forte)

Apesar de alguns casos me deixarem angustiada e até mesmo enjoada, gostei da forma com que Thomas Morris reuniu estas informações. A leitura é rápida, mas isto porque o autor usou uma narrativa divertida para descrever tais fatos, da mesma forma que explicou as palavras que caíram em desuso. Sem falar que é interessante acompanhar a evolução da medicina. Hoje, a prática da medicina está tão amplamente difundida e documentada, que fica fácil listar as descobertas feitas, mas e nos séculos passados? Já imaginou como os anestésicos foram criados ou como as bactérias foram descobertas? Conseguem imaginar a criação das vacinas?

Medicina Macabra: Remédios irremediáveis, relatórios verídicos.

Como o próprio autor disse no livro: “quando não havia remédios eficazes, eles procuravam novas drogas.” Os métodos utilizados naqueles tempos eram consistentes com o nível de compreensão de que dispunham sobre o funcionamento do corpo humano. Portanto, não é culpa dos médicos do passado o fato de o conhecimento da medicina ter avançado tanto antes de chegar aos nossos dias.

Medicina Macabra é um livro perfeito para quem tem estomago forte e que gosta de ler esse tipo de relatos. E a edição está lindíssima (como vocês podem conferir nas fotos). Gravei um vídeo no meu IGTV mostrando os bastidores dessas composições fotográficas.

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • uma narrativa envolvente com personagens cheios de camadas

    Livros

    Wolfsong: O Chamado – TJ Klune

    Por

  • Além da Porta Sussurrante - T.J Klune

    Vidas não acabam. Elas seguem em frente.

    Livros

    Além da Porta Sussurrante – T.J Klune

    Por

  • A riqueza da mitologia grega e sua influência na obra de Madeline Miller

    Livros

    A canção de Aquiles: Uma releitura sensível sobre o amor e a tragédia

    Por

comentários

  • Beatriz Andrade

    Morro de vontade de ler esse livro e tenho certeza de que a maioria dos casos me deixaria enjoada também, mas com certeza é uma leitura que vale muito a pena. Ah, e essas fotos perfeitas? Um arraso <3

    responder
  • Luana Souza

    Ok, depois dessa resenha eu com certeza vou passar esse livro na frente nas próximas leituras. Eu imaginava algo totalmente diferente, ao estilo Medicina dos Horrores, mas, pelo que deu pra ler, não é isso não hahaha. Estou terminando Vitorianas Macabras e, talvez, esse seja um dos próximos que pego pra ler 🙂
    Sua fotos ficaram lindas, Clayci1 Me senti dentro de um consultório médico <3

    responder
  • Mara Santos

    Oi, Clayci!
    Esse não é bem um livro que eu leria, confesso! Não sou forte o suficiente hahahahahahaha Mas com certeza, para quem curte é um livro perfeito!!!
    Mas como sempre a Darkside faz uma edição linda, você faz fotos maravilhosas e ainda traz um conteúdo massa!!! Parabéns!

    responder
  • Lucas Buchinger

    Nossa, a darkside lança cada livro incrível! Medicina macabra eu tenho na minha estante porém ainda não o li. Amei seu post e as fotos! Espetaculares! Da para sentir nos seus posts o carinho tanto nas fotos quanto no texto.

    responder
  • Aline Cury

    Pelo que vejo os livros dessa editora são sempre perfeitos em pesquisa, diagramação, fotografia etc um exemplar mais lindo que p outro para te na estante além de serem leituras prazerosas e interessantes. Gostei de conhecer um pouco mais desse livro e dessa edição linda. Não sei se eu teria frieza para lê-lo, mas achei interessante. Parabéns pela leitura e resenha.

    responder
Mais comentários
1 2

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • uma narrativa envolvente com personagens cheios de camadas

    Livros

    Wolfsong: O Chamado – TJ Klune

    Por

  • Além da Porta Sussurrante - T.J Klune

    Vidas não acabam. Elas seguem em frente.

    Livros

    Além da Porta Sussurrante – T.J Klune

    Por

  • A riqueza da mitologia grega e sua influência na obra de Madeline Miller

    Livros

    A canção de Aquiles: Uma releitura sensível sobre o amor e a tragédia

    Por

ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café