SOBRE A HISTÓRIA
Imagine um mundo onde a educação e as oportunidades são concedidas apenas aos homens. Bom, não é preciso imaginar muito devido a nossa realidade, não é mesmo? Bem-vindo à Abadia Vermelha, um santuário construído por oitos mulheres, que precisaram fugir da perseguição por serem quem são. Qualquer noviça que procurar ajuda na Abadia Vermelha receberá proteção e aprenderá os ensinamentos de uma antiga e sagrada magia perdida há muito tempo.
Maresi é uma das noviças mais antigas e curiosamente sua história é diferente da maioria das moradoras da Abadia. Ela é uma das poucas que veio de uma família amorosa, sem sofrer qualquer tipo de abuso. Seu pai não quis que ela partisse, mas para salvá-la achou melhor entregá-la para as Irmãs. Foi durante o Inverno da Fome, aos 13 anos, que Maresi chegou na Ilha atrás de conforto; e desde então aprende e compartilha o seu conhecimento com as novas moradoras.
Algumas portas mantém você para fora, algumas guardam segredos e outras deixam algo perigoso trancado.
Maresi – Maria Turtschaninoff
Agora com 17 anos, acostumada com a sua rotina, Maresi terá que conviver e ajudar a nova moradora da ilha. Jai chega fragilizada e carregada de traumas; ela terá que se adaptar lentamente a sua nova vida. Mesmo estando em um lugar longe da presença dos homens, a jovem não consegue se sentir segura e se esquecer do seu passado. Agora, todas as mulheres da Abadia Vermelha, terão de se unir para proteger Jai e a ilha de um perigo que está se aproximando.
MINHA OPINIÃO
Eu realmente não sabia o que esperar dessa leitura, mas posso adiantar que fui surpreendida positivamente. Maresi é uma fantasia feminista que fala sobre fé, esperança, magia, amizade e aprendizado. Finalizei a história em poucas horas e não vejo a hora de ler o segundo volume dessa trilogia.
Temos uma sociedade bem machista e patriarcal. As mulheres são humilhadas diariamente e não tem voz, por isso a ilha se revela um abrigo seguro. No entanto, a Abadia é vista como uma lenda, são poucas as mulheres que conseguem escapar de um destino desumano para se ver cercada de sabedoria.
Conhecer a ilha na visão de Maresi, fez com que eu me sentisse acolhida. E o mais interessante , na minha opinião, foi ver que a magia não era algo definido. As mulheres se ajudam, cada uma com sua tarefa e quando necessário se unem para proteger onde vivem. Mas fiquei me perguntando até onde os eventos eram coincidência ou fé e gostei dessa liberdade para refletir
Por que falam de poder e não conhecimento? – Porque conhecimento é poder.
Maresi – Maria Turtschaninoff
Comecei a leitura com a visão ingênua de Maresi. Ela é jovem, inocente e veio de um lar amoroso. Porém, a narrativa evoluí e os acontecimentos a tornam mais sábia. Quando ela compreende o que realmente aconteceu com Jai, passa a entender (e a ter medo) da sociedade fora da ilha.
Não consigo falar muito da história sem soltar spoiler, mas preciso dizer que esse livro entrou para os meus favoritos. E esta edição da Morro Branco está linda.
Beatriz Andrade
Esse livro me deixa muito curiosa e ver suas impressões sobre ele só aumentaram o meu interesse, ele aborda assuntos tão importantes e não vejo a hora de poder ler
Clayci
Ahh amiga eu acredito que vc vai adorar esse livro, sério.