Changeling – Victor Lavalle (Até onde você iria para salvar a sua família?)

por Posted on 0 Comments 4 min leitura 71 visualizações

Sabe quando você enrola para finalizar uma leitura só porque não quer que ela acabe? Foi exatamente o que eu fiz com Changeling do Victor LaValle. Esse foi o meu primeiro contato com o autor e fiz essa leitura antecipada a convite da editora Morro Branco. Ainda estou com dificuldades para dizer o que achei desse livro, porém posso adiantar que já fazia um tempo que não gostava tanto de uma história de terror. A trama foi bem desenvolvida e me deixou com aquela sensação assustadora de que alguém estava me observando enquanto eu lia.

Sobre o que fala Changeling?

Apollo Kagwa tem alguns sonhos estranhos que o assombram desde a infância. Seu pai abandonou a família quando ele ainda era pequeno; apesar da sua mãe fazer tudo o que estava ao seu alcance para suprir essa ausência, esse sentimento de desemparo continuou afetando sua vida até a fase adulta. Quando ainda era criança, encontrou refúgio nos livros e decidiu fazer dessa paixão um negócio chamado Improbabilia. Ele começou a revender edições antigas e isto acabou se tornando a sua profissão.

As coisas começam a mudar quando ele conhece uma bibliotecária chamada Emma e se apaixona por ela. Felizmente o sentimento é recíproco e Apollo comemora quando descobre que a mulher da sua vida estava grávida. Ele se prepara pra oferecer o melhor para o seu filho e se tornar o pai que ele nunca teve. Nas primeiras semanas após o nascimento de Brian a vida parecia perfeita. O casal não podia deixar o trabalho de lado, mas isso não era problema. Apollo carregava Brian para todos os cantos e registrava todos os momentos que passavam juntos.

Quando Emma retornou ao seu trabalho, após a licença maternidade, começou a agir de maneira estranha. Sua irmã associou esse comportamento à depressão pós-parto. No entanto, Emma tenta dizer que está bem e jura estar recebendo fotos do seu filho com mensagens de texto de algum desconhecido. Mas quando ela tenta mostrar essas provas para outras pessoas, essa mensagem desparece – como se nunca tivesse existido.

Emma planeja batizar Brian sem avisar Apollo, mas quando ele descobre a sua intenção se recusa e a coloca para fora de casa. Quando ele acorda, percebe que está amarrado. Sem entender o que estava acontecendo, ele se dá conta de que Emma estava matando o bebê. Ao tentar reagir e pedir ajuda, Emma o acerta com um martelo e foge pela janela.

O que eu achei de Chageling

Como eu disse no início da publicação, estou com dificuldades para falar sobre esse livro. Muitas coisas aconteceram após o ocorrido, mas quero evitar spoilers. Changeling me deixou sem palavras! É um livro de terror com fantasia e tem várias referências de contos de fadas. Tanto que trechos do livro infantil de Maurice Sendak chamado Outside Over There aparecem com frequência. No livro de Sendak, a irmã mais nova de Ida é roubada por duendes. Como seus pais não percebem, Ida entra no mundo mágico para trazê-la de volta. Em Changeling o pai de Apollo lia este livro quando ele era criança.

Ainda não tive a chance de ler “A balada do Black Tom” que também foi publicado aqui no Brasil pela Morro Branco. Mas através de Changeling, pude ver o cuidado e a delicadeza que LaValle tem ao mostrar aquele lado horrível que existe em nós mesmos. Tudo foi construído com calma e entregue na hora certa. Antes de chegar na fase adulta de Apollo, vamos saber como os seus pais se conheceram; da mesma forma que vamos ver um pouquinho sobre o passado de Emma. São vários detalhes que nos envolvem, com momentos de beleza e sofrimento.

Personagens interessantes

Apollo tem todas as características que me atraem, é inteligente e faz de tudo para agradar aqueles que ama. Ver o seu esforço para ser um bom pai e viver ao lado do seu filho, momentos que nunca teve quando era criança, é lindo. Só que quando chegamos na parte crítica da história, quando o pior acontece, entendemos os perigos das mídias sociais. Apollo gostava de compartilhar fotos e situações ao lado de Brian, mas não fazia ideia de que a tecnologia se tornaria um inferno na sua vida.

E o que falar de Emma? É injusto não ver o seu lado e senti que ela deveria ter sido melhor explorada. A história não mostra apenas um pai que está disposto a fazer de tudo pelo seu filho. Também mostra uma mãe e as escolhas que ela tem que fazer em relação ao filho. Eu não sou mãe, mas senti empatia quando enxerguei a sua dor e medo de errar; deu para ver a sua insegurança, quando ela soube que havia algo errado com Brian, mas não tinha ninguém que conseguisse enxergar como ela.

Não posso deixar de citar que gostei das referências usados pelo autor e das duras críticas raciais presentes na obra. É uma história que precisa ser sentida! A verdadeira mágica de Changeling não está nas criaturas que aparecem (trolls, bruxas, pactos), mas sim no amor de um pai que é capaz de fazer de tudo para proteger a sua família.

Changeling Book Cover Changeling
Victor LaValle
Morro Branco
560

Eleito livro notável pelo New York Times

Foi na literatura que Apollo Kagwa encontrou refúgio depois de seu pai abandoná-lo e é do amor aos livros que ele faz sua renda, com um negócio chamado Improbabilia. Ele está se adaptando à nova rotina depois de ter um filho com Emma, sua esposa bibliotecária, quando algo nela muda. A falta de energia e de interesse da mãe pela criança poderiam ser sintomas de uma depressão pós-parto – mas quando Emma toma uma atitude drástica, fica claro que o problema é mais grave que isso.

Agora, em busca de sua família, Apollo vai descobrir o que se esconde nas sombras de Nova York. Nesta jornada sombria, ele encontrará lugares há muito perdidos e aprenderá a temer mais as nuances das pessoas que ama do que as lendas que se concretizam diante de seus olhos.

Em Nova York, nem tudo é o que parece.

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.

Previous
Aubra Jóias: Acessórios finos em ouro 18k
Changeling – Victor Lavalle (Até onde você iria para salvar a sua família?)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE