Olá como vocês estão? Hoje eu tirei o dia para limpar a minha estante e um dos meus objetivos era me desapegar de alguns livros que estavam encostados por aqui. Fui separando os livros por categorias (lidos, não lidos e não terminados) e me dei conta de que a pilha de livros não finalizados era a maior. Você já sentiu vontade de abandonar uma leitura?
É incrível como o meu gosto literário mudou muito nos últimos dois anos. Sempre que encontrava alguma resenha de romance de época, por exemplo, ficava com vontade ler, pois era o meu gênero favorito. Eu até tentei! Comprei alguns livros em promoção com a expectativa de retornar essa paixão, contudo não consegui finalizar nenhum deles. Tinha alguns que não consegui nem chegar na metade e estavam ali me esperando. Então, foi com muita dor no coração que decidi passá-los para frente.
Não sei se vocês são assim, mas tenho um carinho muito especial pelos meus livros. É raro emprestar algum título para alguém e mesmo sabendo que não terei tempo para ler todos, deixo ali na estante. E quando olhei para a pilha de livros não finalizados, me senti culpada por abandoná-los. Sempre segui o mandamento “não abandonarás um livro” a risca, mas justamente por saber que não conseguirei ler todos os livros que quero, decidi repensar essa atitude.
Sempre fui aquele tipo de leitora insistente. Por mais que um livro não estivesse me agradando, eu sentia que devia continuar aquela leitura. Seja pela trama, personagens, assuntos discutidos, ambientação, enfim eu tinha que dar uma chance, pois tinha esperanças de me surpreender com o final. E hoje parando para pensar a respeito, me dei conta de que foram poucos os livros que li com essa convicção, que me agradaram. Ler com aquele sentimento de “obrigação” não é legal. Já basta o tempo do colégio onde precisávamos ler algo que não queríamos para conseguir uma nota.
Da mesma forma que mudei o meu gosto literário, acredito que devo amadurecer esse pensamento. Entender que abandonar uma leitura talvez não seja algo tão ruim quanto parece. Que se uma leitura não está me agradando, talvez não seja hora de ler aquela história. Acho que ser mais seletiva e me cobrar menos fará com que eu otimize meu tempo e conheça outros trabalhos.
Esse foi um dos motivos que me fez desistir de várias parcerias literárias aqui no blog. Além de não ter tempo para ler todos os lançamentos, não eram todos que eu sentia vontade de ler. Se você tem (ou já teve) parcerias, sabe como é legal receber pacotes na sua casa e conhecer obras novas. Mas também sabe que algumas editoras exigem prazos e que surgirão livros que você não estará tão interessado assim.
Eu já me arrependi de abandonar algumas leituras, ainda mais depois de encontrar resenhas elogiando a história. E quem gosta de ler me entende quando digo que sentimos uma espécie de obrigação moral para finalizar um livro. Mas pra que insistir em uma leitura que não está servido para você naquele momento? Ler deve ser uma atividade prazerosa, por isso não devemos nos sentir culpados por abandonar um livro. Não temos que ler o que não gostamos (a não ser que você realmente tenha que ler para aprimorar uma determinada capacidade que precise).
Então, decidi encarar essa situação como um “até logo” e não um “adeus”. E vou tentar não ter mais medo de abandonar aquele livro que não estou gostando. Vocês conseguem abandonar uma leitura sem aquele sentimento de culpa?
Beijos
cris
Oi Clayci tudo bem? Parabéns pelo post, eu me sentia também com peso na consciência quando parava um livro pela metade ou até menos da metade, mas comecei a perceber que tenho que ler aquilo que gosto e não força a ler, as vezes saio da minha zona de conforto mas porque li algumas resenhas e sei o que esperar da leitura, parcerias nem sempre são livros agradáveis, mas tento manter minha parte no acordo, me animei lendo seu post, parabéns de novo, bjs!
Clayci
Oi Cris, estou bem e voce?
Muito obrigada <3
Concordo com vc, temos que ler o que gostamos.
Carol
Oi Clay,
Sou do time do: Não to gostando mais termino. Sei lá amiga, tenho algo dentro de mim que diz que preciso terminar, meio que para ter certeza que é ruim mesmo sabe. Igual com séries, eu termino pelo menos a primeira temporada (exceto as de terror que tentei e não consigo por medo).
Mas estou com você nessa fase do ‘leio porque me dá pra prazer’. Estava numa neura de quebrar minha meta todo ano de leitura. E esse ano estou mais zen. Lendo aos poucos, apreciando mais. Quando a leitura não está boa, dou um tempo, vejo uma série um filme, e volto depois.
O único que realmente abandonei foi um de contos de terror (esse realmente não é meu gênero), do Edgar Alan Poe. Sonhei com o primeiro conto uns dias ainda. Então vi que não era pra mim. O mundo de Sofia foi um que quis muito abandonar, mas tinha aquela curiosidade de ver como terminava. E o A menina submersa, que li, não compreendi, mas quero reler.
Beijo enorme, e boas leiturinhas!
Clayci
Oi Carol <3
Entendo você.
Eu me sentia da mesma forma, tinha que terminar uma leitura.
rs
Beijos
Viviane Almeida
Olá Clayci, tudo bem?
Eu costumo abandonar algumas leituras sim, principalmente quando elas não estão fluindo bem, porque eu acredito que temos momentos para ler cada um dos livros e, se hoje não estou conseguindo ler esse livro é, porque não estou no momento dele. Geralmente, deixo o livro guardado por alguns meses e tento realizar a leitura novamente para ver o que acontece, teve alguns livros que eu doei porque não gostei mesmo da história mas, teve outros que gostei tanto que não consegui largar enquanto não terminei de ler.
Eu não tenho parcerias com editoras ainda mas, tenho vários autores parceiros e, as vezes não tenho vontade de ler algum dos livros que eles publicam, por isso, resolvi fazer parceria por livro. Amo o seu blog e o seu trabalho e, achei muito importante você trazer esse questionamento para os seus leitores, porque sempre vejo várias pessoas com peso na consciência por não concluírem uma leitura, ler precisa ser prazeroso e não uma obrigação.
Parabéns pelo seu trabalho.
Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
Clayci
Concordo com o que disse, Vivi <3
Acho que temos o momento certo para cada história =)
Angel Meyer
Oiii
Nossa, sou dessas que também não consegue desapegar dos livros mesmo daqueles que já li. Amo ler e meus livros são meus bebês, nem emprestar empresto ashauhs
Amei seu post
Beijos
http://www.opsquerida.com.br/
http://www.instagram.com/siteopsquerida/
Clayci
Muito obbrigada Angel <3
Beijos
cila-leitora voraz
Oi Clayci sua linda, tudo bem?
Eu sou daquelas que faz disso uma questão de honra, preciso ir até o final. Mas dei sorte. Até hoje abandonei acho que apenas 3 livros: Kafka a metamorfose, um do King e o outro não lembro mais. Eu procuro ler somente o que tenho certeza de que irei gostar, e tem dado certo. Mas concordo com você, eu amo ler, a leitura me faz feliz, é um prazer, não podemos ler por obrigação.
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Clayci
Oi Cila, estou bem e você?
Olha como é questão de gosto mesmo hahaha.. EU adoro a Metamorfose do Kafka e acho que já li esse livros umas 3x.
Acredito que se eu ficasse no gênero literário que estou acostumada a ler, não iria me decepcionar tanto, pois há elementos que estou acostumada a encontrar. Mas como tento sempre sair da minha zona de conforto, esse desejo de abandono aumenta.
Beijos
Larissa Dutra
Olá, tudo bem? Eu definitivamente não consigo abandonar livros; por mais que a leitura esteja chata, leio até o fim, não sei se pelo sentimento de culpa ou pelo toc mesmo, acredito que pelos dois, haha. Adorei tua postagem e concordo bastante com o que tu disse.
Beijos,
Duas Livreiras
Clayci
Obrigada Larissa <3
Viectoria
Oie!
Eu já passei por isso e compreendo você. Mas sou daquelas chatinhas que pensa assim: “comprou ne? então tem que ler. tá chato é? tem que pesquisar antes de comprar” rs, ai acabo lendo. Mesmo que o livro não seja o que eu esperava, eu fico feliz pq terminei e também pq aprendi algo novo.
Bjs!
Clayci
hahahaha super entendo seu lado.
É horrível comprar algo, pagar caro e ficar com aquela sensação de: preciso terminar isso mesmo não curtindo tanto.
Geralmente quando isso acontece eu troco o livro com amigos ou skoob <3
Sara Alves
COmo compreendo. O meu gosto literário também tem mudado muito. E neste momento, para ser sincera, não há um único livro que consiga terminar.
Um beijinho grande*
Vinte e Muitos
Clayci
Poxa Sara, nem os mais levinhos?
Quando estou com esse tipo de “ressaca literária” eu tento ler quadrinhos e me distraio com as ilustrações =)
Espero que passe essa fase logo.
Beijos
Beatriz Andrade
Oi, Clayci. Muito banaca esse teu post!
Eu não tenho o costume de abandonar um livro, mesmo que a leitura esteja bem arrastada ou que o livro esteja me incomodando demais em alguns aspectos. Eu tento continuar para justamente poder falar sobre a minha experiência com a leitura e compartilhar com outras pessoas as minhas impressões, mas confesso que nem sempre isso é fácil. Algumas vezes eu acabo parando para começou outro e depois volto nele, não coloco mais de um livro sempre leio um para distrair e depois volto. Mas há alguns anos eu abandonava sem piedade kkkkk mas quando criei o blog eu mudei isso um pouco.
Clayci
Eu acho essa atitude muito legal.
É meio que uma questão moral, né? Sempre me senti mal em deixar uma leitura de lado.
Mas paro pra pensar… nunca vou conseguir ler todos os livros que quero hahaha. Por isso vou tentar mudar um pouco esse pensamento =/
ma
Ouve livros que deixei de parte por que a história não me estava a cativar
Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Clayci
Se não está fazendo bem, melhor deixar pra lá, né?