Home - Você já sentiu vontade de abandonar uma leitura?
Comportamento

Você já sentiu vontade de abandonar uma leitura?

Olá como vocês estão? Hoje eu tirei o dia para limpar a minha estante e um dos meus objetivos era me desapegar de alguns livros que estavam encostados por aqui. Fui separando os livros por categorias (lidos, não lidos e não terminados) e me dei conta de que a pilha de livros não finalizados era a maior. Você já sentiu vontade de abandonar uma leitura?

É incrível como o meu gosto literário mudou muito nos últimos dois anos. Sempre que encontrava alguma resenha de romance de época, por exemplo, ficava com vontade ler, pois era o meu gênero favorito. Eu até tentei! Comprei alguns livros em promoção com a expectativa de retornar essa paixão, contudo não consegui finalizar nenhum deles. Tinha alguns que não consegui nem chegar na metade e estavam ali me esperando. Então, foi com muita dor no coração que decidi passá-los para frente.

Você já sentiu vontade de abandonar uma leitura?

Não sei se vocês são assim, mas tenho um carinho muito especial pelos meus livros. É raro emprestar algum título para alguém e mesmo sabendo que não terei tempo para ler todos, deixo ali na estante. E quando olhei para a pilha de livros não finalizados, me senti culpada por abandoná-los. Sempre segui o mandamento “não abandonarás um livro” a risca, mas justamente por saber que não conseguirei ler todos os livros que quero, decidi repensar essa atitude.

Sempre fui aquele tipo de leitora insistente. Por mais que um livro não estivesse me agradando, eu sentia que devia continuar aquela leitura. Seja pela trama, personagens, assuntos discutidos, ambientação, enfim eu tinha que dar uma chance, pois tinha esperanças de me surpreender com o final. E hoje parando para pensar a respeito, me dei conta de que foram poucos os livros que li com essa convicção, que me agradaram. Ler com aquele sentimento de “obrigação” não é legal. Já basta o tempo do colégio onde precisávamos ler algo que não queríamos para conseguir uma nota.

Da mesma forma que mudei o meu gosto literário, acredito que devo amadurecer esse pensamento. Entender que abandonar uma leitura talvez não seja algo tão ruim quanto parece. Que se uma leitura não está me agradando, talvez não seja hora de ler aquela história. Acho que ser mais seletiva e me cobrar menos  fará com que eu otimize meu tempo e conheça outros trabalhos.

Você já sentiu vontade de abandonar uma leitura?

Esse foi um dos motivos que me fez desistir de várias parcerias literárias aqui no blog. Além de não ter tempo para ler todos os lançamentos, não eram todos que eu sentia vontade de ler. Se você tem (ou já teve) parcerias, sabe como é legal receber pacotes na sua casa e conhecer obras novas. Mas também sabe que algumas editoras exigem prazos e que surgirão livros que você não estará tão interessado assim.

Eu já me arrependi de abandonar algumas leituras, ainda mais depois de encontrar resenhas elogiando a história. E quem gosta de ler me entende quando digo que sentimos uma espécie de obrigação moral para finalizar um livro. Mas pra que insistir em uma leitura que não está servido para você naquele momento? Ler deve ser uma atividade prazerosa, por isso não devemos nos sentir culpados por abandonar um livro. Não temos que ler o que não gostamos (a não ser que você realmente tenha que ler para aprimorar uma determinada capacidade que precise).

Então, decidi encarar essa situação como um “até logo” e não um “adeus”. E vou tentar não ter mais medo de abandonar aquele livro que não estou gostando. Vocês conseguem abandonar uma leitura sem aquele sentimento de culpa?

Beijos

Leia também:

Anormal ou Incomum?

Diego Lorenzo

Eu deixei de acompanhar o seu blog porque…

Clayci

Piercing no Septo

Clayci

61 comentários

Ana Caroline Santos 4 de novembro de 2018 at 21:35

Olá, tudo bem? Sem medo abandono a leitura haha acho que é algo ligado a personalidade sabe?! Eu sou muito relax em relação isso pois sei que pode existir N motivos para você não gostar de determinada leitura. Já abandonei livros que atualmente são meus favoritos das séries ou da vida, mostrando que só não era o momento ideal para ele, e outros que abandonei e nunca mais voltei pois já não era algo que me encantava. Me pressionar com algo que sei que não curtirei ou que me fará perder tempo não é algo meu, até pra vida mesmo. Que bom que desencanou um pouco! Espero que consiga melhorar mais ainda haha
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br

Resposta
Clayci 6 de novembro de 2018 at 09:34

Penso como vc Ana <3

Resposta
Nana 2 de novembro de 2018 at 19:22

Eu até sinto mas não consigo ficar com coisas por terminar. Vai arrastado, mas vai.
Voltei com o blog e estou com postagens diárias este mês; se puder, passe por lá.
Bj e fk c Deus.
Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

Resposta
Clayci 3 de novembro de 2018 at 11:36

Oi Nana. Que bom saber que está de volta <3

Resposta
Jéssica Melo 30 de outubro de 2018 at 21:52

Olá Clayci, adorei seu texto, eu costumo fazer esse tipo de limpeza uma vez por ano na minha estante, gosto de passar pra frente livros que eu não curti tanto a leitura, gosto de pensar de que o que não foi uma experiencia legal para mim pode ser para outra pessoas *-* Faz bastante tempo que eu não abandono uma leitura, mas estou com dois parados que não sei se vou voltar a lê-los em algum momento, eu como sou uma pessoa ansiosa gosto de ter um fim para a historia que eu estava lendo e quando a leitura esta muito ruim, não esta fluindo, as vezes leio o final para poder abandona-la sem ficar com aquela historia inacabada na cabeça.

Resposta
Clayci 3 de novembro de 2018 at 11:20

Ahhh essa limpeza é tão essencial, né? =)

Resposta
Lilian Farias 29 de outubro de 2018 at 18:55

Leitura para mim é algo muito sério, então, se sinto vontade de abandonar a leitura, eu o faço sem problema algum e indico isso aos meus alunos, já abandonei vários livro que anos mais tarde retomei a leitura e outros não tive paciência para continuar em hipótese alguma. que ao menos na literatura eu tenha liberdade.

Resposta
Clayci 3 de novembro de 2018 at 11:06

concordo com você =)

Resposta
Marijleite 29 de outubro de 2018 at 15:41

Olá, eu já abandonei e-books, se li quase metade e não estou gostando, abandono.
Já com livros físicos, quando não estou curtindo, dou umas espiadas nas próximas páginas e vou lendo mais rápido para ver se encontro algo interessante. Talvez eu faça isso por causa de A menina que roubava livros, um livro pelo qual só fui me encantar nos últimos capítulos, O Sol é para todos é outro título maravilhoso que só nos capítulos finais foi me emocionar e se tornou um favorito. Mas acho muito válida a ideia de não se obrigar a ler e de passar adiante o que realmente não se pretende ler.

Resposta
Hozana 29 de outubro de 2018 at 02:02

Primeiramente, que lindo o seu blog menina! Parabéns! Amei demais!
Eu já abandonei alguns livros, mas teve um em especial que resolvi me forçar a ler até o fim, e pasme, é um dos livros que amo. As vezes a gente precisa dar uma chance pra o livro antes de desistir.

Resposta
Clayci 29 de outubro de 2018 at 17:59

Muito obrigada <3
Eu acredito que cada leitura tenha o momento certo.
Por isso quando desisto de ler, vejo com um até logo rs
Pq se surgir oportunidade, em outro momento, darei uma outra chance.

Beijos

Resposta
Maria Luíza Lelis 25 de outubro de 2018 at 22:00

Oi, Clayci! Tudo bem?
Eu te entendo perfeitamente. Sempre tive muita dificuldade para abandonar leituras, porém, tenho tentado me cobrar menos nesse sentido. Minha estante, atualmente, tem mais livros não lidos do que lidos, não dá para ficar arrastando e me cobrando com leituras que não estão me agrandando. Recentemente, eu fiz um limpa na estante e doei para biblioteca livros que eu tinha parado a leitura e outros que eu recebi, mas tenho certeza de que não irei ler. Assim, sobra espaço para os livros que eu quero realmente ler.
Sobre as parcerias, eu estava comentando sobre isso com algumas amigas hoje. Tenho ficado muito mais seletiva em relação às parcerias, porque estava me sentindo muito cobrada em relação a prazos, muitas vezes deixando de lado livros que eu realmente queria ler em detrimento daqueles que tinha obrigação. Eu, felizmente, nunca tive problema com editoras, mas quando é diretamente com autores acho mais complicado.
Enfim, adorei o post e concordo muito com os aspectos que você citou. E claro que não poderia deixar de comentar que as fotos estão maravilhosas <3
Beijos!

Resposta
Clayci 29 de outubro de 2018 at 17:16

Ahhhh como fico feliz em saber que se identificou de alguma maneira.
E concordo com vc, é bom liberar espaço na estante e colocar apenas o que realmente desejamos ler =)

Beijos

Resposta
Jessica Rabelo 25 de outubro de 2018 at 08:43

Oi Clayci, Eu não tenho muito problema em abandonar livros, até porque eu acho que a vida é muito ruim para ler livros ruins.
O interessante desa postagem, ou melhor, a parte que mais me chamou atenção no todo, foi a questão das parcerias. É muito ruim a gente sentir obrigação de ler alguma coisa porque a editora mandou.
Muito bom o post.
Beijos.

Blog: Fantástica Ficção

Resposta
Clayci 29 de outubro de 2018 at 17:20

É ruim não é?
É maravilhoso ter a chance de conhecer livros novos, mas odeio pressão e cobrança =/

Resposta
Larissa Xavier 24 de outubro de 2018 at 22:31

Olá,
Vou te confessar eu nunca tive medo de abandonar uma leitura que não esta me agradando, tem livros que eu sei que não chegou aquele momento de eu ler ele pois se eu me forçar eu não irei gostar, tirando isso não tenho medo de abandonar eu aproveito o meu tempo lendo livros que eu realmente gosto e isso faz toda a diferença

Resposta
Clayci 29 de outubro de 2018 at 17:27

Concordo com tudo que vc disse <3

Resposta
Bruna Morgan 24 de outubro de 2018 at 20:52

Antigamente eu tinha culpa, mas hoje em dia penso “a vida é muito curta para ler livros ruins”, não que o livro seja mesmo ruim, mas no caso, não me atraiu e não me agrada

Resposta
Clayci 29 de outubro de 2018 at 17:29

Penso igual. =)

Resposta
Debyh 24 de outubro de 2018 at 10:43

Olá,
Alguns anos trás eu pensava assim, sobre não abandonar um livro, na minha cabeça era ‘errado’ e eu até me sentia mal em não conseguir finalizar rapidamente a leitura. Hoje em dia me desapeguei disso, claro que leituras de parceria eu leio (quando o livro empaca eu coloco meta e me obrigo a ler uma quantidade por dia), e tento pegar outro que eu goste mais ao mesmo tempo. Porém livros meus (sem parceria) não tenho problemas em abandonar, eu me libertei disso e me senti muito bem. E até mesmo consigo me desapegar deles hoje em dia colocando para troca alguns por mês, quando você aceita tudo fica mais leve e fácil, a leitura volta a ser prazerosa.

Resposta
Clayci 29 de outubro de 2018 at 17:34

<3<3

Resposta
cris 24 de outubro de 2018 at 07:43

Oi Clayci tudo bem? Parabéns pelo post, eu me sentia também com peso na consciência quando parava um livro pela metade ou até menos da metade, mas comecei a perceber que tenho que ler aquilo que gosto e não força a ler, as vezes saio da minha zona de conforto mas porque li algumas resenhas e sei o que esperar da leitura, parcerias nem sempre são livros agradáveis, mas tento manter minha parte no acordo, me animei lendo seu post, parabéns de novo, bjs!

Resposta
Clayci 29 de outubro de 2018 at 17:37

Oi Cris, estou bem e voce?
Muito obrigada <3

Concordo com vc, temos que ler o que gostamos.

Resposta
Carol 23 de outubro de 2018 at 22:01

Oi Clay,

Sou do time do: Não to gostando mais termino. Sei lá amiga, tenho algo dentro de mim que diz que preciso terminar, meio que para ter certeza que é ruim mesmo sabe. Igual com séries, eu termino pelo menos a primeira temporada (exceto as de terror que tentei e não consigo por medo).

Mas estou com você nessa fase do ‘leio porque me dá pra prazer’. Estava numa neura de quebrar minha meta todo ano de leitura. E esse ano estou mais zen. Lendo aos poucos, apreciando mais. Quando a leitura não está boa, dou um tempo, vejo uma série um filme, e volto depois.

O único que realmente abandonei foi um de contos de terror (esse realmente não é meu gênero), do Edgar Alan Poe. Sonhei com o primeiro conto uns dias ainda. Então vi que não era pra mim. O mundo de Sofia foi um que quis muito abandonar, mas tinha aquela curiosidade de ver como terminava. E o A menina submersa, que li, não compreendi, mas quero reler.

Beijo enorme, e boas leiturinhas!

Resposta
Clayci 29 de outubro de 2018 at 16:59

Oi Carol <3
Entendo você.
Eu me sentia da mesma forma, tinha que terminar uma leitura.
rs

Beijos

Resposta
Viviane Almeida 23 de outubro de 2018 at 19:59

Olá Clayci, tudo bem?
Eu costumo abandonar algumas leituras sim, principalmente quando elas não estão fluindo bem, porque eu acredito que temos momentos para ler cada um dos livros e, se hoje não estou conseguindo ler esse livro é, porque não estou no momento dele. Geralmente, deixo o livro guardado por alguns meses e tento realizar a leitura novamente para ver o que acontece, teve alguns livros que eu doei porque não gostei mesmo da história mas, teve outros que gostei tanto que não consegui largar enquanto não terminei de ler.

Eu não tenho parcerias com editoras ainda mas, tenho vários autores parceiros e, as vezes não tenho vontade de ler algum dos livros que eles publicam, por isso, resolvi fazer parceria por livro. Amo o seu blog e o seu trabalho e, achei muito importante você trazer esse questionamento para os seus leitores, porque sempre vejo várias pessoas com peso na consciência por não concluírem uma leitura, ler precisa ser prazeroso e não uma obrigação.
Parabéns pelo seu trabalho.

Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane

Resposta
Clayci 28 de outubro de 2018 at 16:55

Concordo com o que disse, Vivi <3
Acho que temos o momento certo para cada história =)

Resposta
Angel Meyer 23 de outubro de 2018 at 19:28

Oiii
Nossa, sou dessas que também não consegue desapegar dos livros mesmo daqueles que já li. Amo ler e meus livros são meus bebês, nem emprestar empresto ashauhs
Amei seu post
Beijos
http://www.opsquerida.com.br/
http://www.instagram.com/siteopsquerida/

Resposta
Clayci 28 de outubro de 2018 at 16:52

Muito obbrigada Angel <3

Beijos

Resposta
cila-leitora voraz 23 de outubro de 2018 at 16:55

Oi Clayci sua linda, tudo bem?
Eu sou daquelas que faz disso uma questão de honra, preciso ir até o final. Mas dei sorte. Até hoje abandonei acho que apenas 3 livros: Kafka a metamorfose, um do King e o outro não lembro mais. Eu procuro ler somente o que tenho certeza de que irei gostar, e tem dado certo. Mas concordo com você, eu amo ler, a leitura me faz feliz, é um prazer, não podemos ler por obrigação.
beijinhos.
cila.
https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:07

Oi Cila, estou bem e você?
Olha como é questão de gosto mesmo hahaha.. EU adoro a Metamorfose do Kafka e acho que já li esse livros umas 3x.
Acredito que se eu ficasse no gênero literário que estou acostumada a ler, não iria me decepcionar tanto, pois há elementos que estou acostumada a encontrar. Mas como tento sempre sair da minha zona de conforto, esse desejo de abandono aumenta.

Beijos

Resposta
Larissa Dutra 23 de outubro de 2018 at 16:25

Olá, tudo bem? Eu definitivamente não consigo abandonar livros; por mais que a leitura esteja chata, leio até o fim, não sei se pelo sentimento de culpa ou pelo toc mesmo, acredito que pelos dois, haha. Adorei tua postagem e concordo bastante com o que tu disse.

Beijos,
Duas Livreiras

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:08

Obrigada Larissa <3

Resposta
Viectoria 23 de outubro de 2018 at 11:22

Oie!
Eu já passei por isso e compreendo você. Mas sou daquelas chatinhas que pensa assim: “comprou ne? então tem que ler. tá chato é? tem que pesquisar antes de comprar” rs, ai acabo lendo. Mesmo que o livro não seja o que eu esperava, eu fico feliz pq terminei e também pq aprendi algo novo.
Bjs!

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:11

hahahaha super entendo seu lado.
É horrível comprar algo, pagar caro e ficar com aquela sensação de: preciso terminar isso mesmo não curtindo tanto.
Geralmente quando isso acontece eu troco o livro com amigos ou skoob <3

Resposta
Sara Alves 23 de outubro de 2018 at 06:51

COmo compreendo. O meu gosto literário também tem mudado muito. E neste momento, para ser sincera, não há um único livro que consiga terminar.
Um beijinho grande*
Vinte e Muitos

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 08:51

Poxa Sara, nem os mais levinhos?
Quando estou com esse tipo de “ressaca literária” eu tento ler quadrinhos e me distraio com as ilustrações =)
Espero que passe essa fase logo.
Beijos

Resposta
Beatriz Andrade 22 de outubro de 2018 at 22:40

Oi, Clayci. Muito banaca esse teu post!
Eu não tenho o costume de abandonar um livro, mesmo que a leitura esteja bem arrastada ou que o livro esteja me incomodando demais em alguns aspectos. Eu tento continuar para justamente poder falar sobre a minha experiência com a leitura e compartilhar com outras pessoas as minhas impressões, mas confesso que nem sempre isso é fácil. Algumas vezes eu acabo parando para começou outro e depois volto nele, não coloco mais de um livro sempre leio um para distrair e depois volto. Mas há alguns anos eu abandonava sem piedade kkkkk mas quando criei o blog eu mudei isso um pouco.

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:21

Eu acho essa atitude muito legal.
É meio que uma questão moral, né? Sempre me senti mal em deixar uma leitura de lado.
Mas paro pra pensar… nunca vou conseguir ler todos os livros que quero hahaha. Por isso vou tentar mudar um pouco esse pensamento =/

Resposta
ma 22 de outubro de 2018 at 21:49

Ouve livros que deixei de parte por que a história não me estava a cativar
Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:26

Se não está fazendo bem, melhor deixar pra lá, né?

Resposta
Thalita Ariane 22 de outubro de 2018 at 21:44

Olá!
Nem sei dizer quantas vezes já senti vontade de abandonar algumas leituras, mas hoje sei que isso faz parte do meu momento.
Em alguns dias gosto de alternar os gêneros e penso que leio os livros de acordo com as minhas emoções. De uns anos pra cá também mudei muito o meu gosto literário, mas aprecio ele muito mais hoje, já que tenho mais opções e o meu gênero favorito que era o romance tem perdido um pouco esse espaço. Apesar de tudo isso, desapegar dos livros não é o meu forte.
Bjs.

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:27

Entendo.
Também acho que isso é de momento.

Resposta
Nana 22 de outubro de 2018 at 21:24

Olá,
Não abandono não. Já passei mais de três meses com um livro, mas intercalava outros.
Uma hora finaliza.

até mais,
Nana e Leticia – Canto Cultzíneo

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:27

Muito legal saber disso. <3
Obrigada Nana.

Resposta
Simone 22 de outubro de 2018 at 21:19

Não só livro, mas filme série e “pessoas’ que não me agregam ou que me faz bem, eu sempre fui de abandonar sem olhar pra trás, tenho trabalhado e melhorado nisso mas ainda sou assim.

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:28

É um exercício diário, né?
Estou aprendendo a fazer isso tb é a melhor coisa <3

Resposta
Nilda de Souza 22 de outubro de 2018 at 21:11

Clayci, eu também me desfiz de parcerias por não estar feliz com as leituras. Era tudo muito obrigatório. Fora que eu não ando com tempo para muitas leituras No máximo ando lendo dois livros por mês. Ah, e toda vez que abandono um livro me sinto culpada. Sempre acho que é porque não me doei o suficiente.

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:29

Mesmo sentimento por aqui, Nilda =/

Resposta
Anete Oliveira 22 de outubro de 2018 at 20:25

Eu já abandonei leituras sim. E algumas dei uma pausa para um dia retomar.

Beijos/Kisses.

Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:30

<3 Obrigada Anete
Beijos

Resposta
Inês Indisponível 22 de outubro de 2018 at 19:25

Percebo perfeitamente as tuas palavras. É o eterno dilema entre abandonar e persistir num livro. Eu sou da opinião que devemos persistir um bocadinho, depois disso, se mesmo assim não estivermos a gostar, dizemos a adeus com todo o respeito. Ou não era a altura ideal, ou aquele livro não fazia sentido naquele momento… Não faz mal, passamos ao próximo. O importante é continuar a ler 🙂

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:38

Oi Inês!
Concordo plenamente.
Devemos dar uma chance, sim. Não devemos é parar de ler <3

Resposta
Mari Barros 22 de outubro de 2018 at 19:18

Oi! Tudo bem?

Eu adoro suas fotos, elas são tão lindaaaaaas!
E eu super concordo com seu post, também tive que abandonar várias parcerias esse ano porque eu não estava me sentindo bem com a leitura. Hoje, ao não terminar um livro ainda fico chateada, mas nada como antes. Ler deve ser prazeroso e se não está sendo, melhor é deixar de lado mesmo.

Beijos,
Blog Diversamente

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:32

Muito obrigada Mari <3

Resposta
Sabrina Santiago 22 de outubro de 2018 at 19:14

Confesso que a Sabrina adolescente achava uma heresia abandonar suas leituras – ela tinha esse sentimento de que qualquer livro começado merecia, ao menos, ser lido até o fim, para confirmar se era de todo ruim mesmo ou não. A verdade é que, com o tempo, eu percebi que a vida é muito curto para esse tipo de coisa e desapeguei. Que bom acompanhar a sua jornada também. <3

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:32

Ahh muito obrigada Sabrina <3
Também acho! A vida é curta demais, temos que tirar prazer desses dias.

Beijos

Resposta
Aninha Goulart 22 de outubro de 2018 at 18:18

Oiiiii,

Menina do céu eu demorei muito tempo pra aceitar que eu existem histórias que não valem a pena a gente insistir. Eu tinha um sentimento enorme de culpa por acabar largando o livro, mas depois de um tempo eu aprendi que não adianta insistir na leitura se a história não está funcionando pra mim, e depois disso eu parei de me cobrar tanto e comecei a aproveitar mais minhas leituras.

Beijinhos…
http://www.paraisoliterario.com

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:40

Que alivio ler seu comentário hahaha
A gente começa a se questionar, né?

Resposta
Gabriela 22 de outubro de 2018 at 16:40

Oi, Clayci. Tudo bem?

Juro para você que nos últimos meses, tenho pensado muito nisso. Infelizmente, com outras atividades, estou lendo bem menos este ano e além de não poder ler muito, acabei insistindo em umas leituras que me desagradaram muito e isso foi desgastantes, me fez ler menos ainda.
Eu não aceitava parar de ler, mesmo que não tivesse gostando da leitura. Durante todo o tempo, eu só tinha desistido de uma leitura, que foi o primeiro livro que comprei há anos, porém, esses dias atrás, me permitir deixar outro livro de lado, porque simplesmente não conseguia ler um capítulo dele, porque era uma leitura ruim para mim.
Como você falou, nos cobrar ler tudo é ruim, porque deixa de ser prazeroso.

Adorei o post.

Beijos,
Blog Magia é Sonhar
Canal Magia é Sonhar

Resposta
Clayci 23 de outubro de 2018 at 17:42

Ahh muito obrigada <3

Resposta

Deixe um comentário

* Seu comentário irá para aprovação

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE