O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, que é um museu especializado em história e integra a Universidade de São Paulo. Depois de anos em reforma, finalmente consegui visitá-lo. Escolhemos um dia bem quente, mas estava animada para explorar o local e ver as mudanças de perto. E logo na entrada um guia nos recebeu e levou a uma excursão pelo local. A experiência foi bem interessante, pois nunca fiz uma visita guiada antes.
Começamos nossa tour pelo saguão principal, onde pudemos ter uma visão geral do lugar e obter algumas informações sobre sua história. Em seguida, subimos a impressionante escadaria do museu, a qual consideram um dos pontos mais bonitos do local. Isso porque as escadas são lindamente decoradas e levam a um salão nobre deslumbrante. E no hall as paredes estão completamente decoradas com pinturas e domos com águas dos rios do país.
As obras de arte no museu representam os Bandeirantes e personagens do início da colonização portuguesa. Havia também algumas exposições temporárias acontecendo no museu, incluindo uma que apresenta objetos de trabalho e decoração de residências paulistas dos últimos 150 anos, como: louças, utensílios de cozinha e objetos de escritório. Foi interessante ver como a vida doméstica mudou ao longo dos anos.



Um pouquinho das exposições
As obras de arte no museu representam os Bandeirantes e personagens do início da colonização portuguesa. Havia também algumas exposições temporárias acontecendo no museu, incluindo uma que apresenta objetos de trabalho e decoração de residências paulistas dos últimos 150 anos, como: louças, utensílios de cozinha e objetos de escritório. Foi interessante ver como a vida doméstica mudou ao longo dos anos.
Uma das exposições que achei mais interessante foi “Para entender o Museu”, que mostra a construção do edifício e as transformações do acervo ao longo da sua história. É fascinante ver como o museu evoluiu e se transformou ao longo dos anos, e essa exposição foi uma excelente maneira de entender isso.
Além disso, vimos outra exposição que tratava da formação do território brasileiro e dos conflitos entre portugueses, indígenas, espanhóis, franceses e holandeses durante o processo de colonização. Nessa em específico, encontramos mapas, instrumentos utilizados para navegação e objetos de pedras que foram utilizados nesse processo de ocupação e divisão territorial. Foi uma experiência interessante aprender sobre a história do Brasil de uma forma tão visual.



Uma experiência maravilhosa
Devo dizer que a equipe do museu é extremamente prestativa e amigável, o que tornou a minha visita ainda mais agradável. Eles foram solícitos e compartilharam informações interessantes sobre o local. Sem falar que fiquei muito feliz em ver que melhorou muito a sua acessibilidade e tornou o local ainda mais bonito e agradável para os visitantes. Eles realizaram mudanças com muito cuidado e atenção aos detalhes, e agora é possível percorrer todos os espaços do museu com facilidade e segurança.
Em resumo, minha visita ao Museu do Ipiranga foi uma experiência maravilhosa. A arquitetura é incrível, as obras de arte são impressionantes e as exposições oferecem uma excelente oportunidade para aprender sobre a história do Brasil de uma forma única. Se você está em São Paulo, não deixe de visitar o Museu do Ipiranga. Você não vai se arrepender!
Aline Amorim
Eu gosto muito de visitar museus, e mesmo indo para SP várias vezes, nunca visitei esse museu.
Aline
É incrível como tem tanto lugar bonito e importante perto da gente que a gente acaba não indo. Eu fui ao Museu do Ipiranga quando era criança com a escola e não lembro como foi a visita. Sei que ele é lindo e que depois da reforma ficou ainda mais bonito, mas não fui. Quero ir!
Adoro museus e exposições, o conhecimento que atravessou o tempo…
As suas fotos ficaram lindas!
Um abraço.
Paloma
Muito bom!! Saudade de visitar um museu e ter mais contato com as artes. As fotos ficaram lindas, além disso, muito bom ver e saber mais da história do nosso país.
Beijos????????
Clayci Oliveira
A reforma ficou incrível! O local está lindo
Vitória Bruscato
Passei grande parte da adolescência no “pátio” do museu, pois estudava numa escola que ficava ali perto. Toda a minha vida o vi fechado e em obras, e agora que finalmente ficou pronto eu ainda não fui visitá-lo!
Adorei o seu post e as fotos incríveis do museu! Já abri minha agenda para marcar um dia e ir até lá 😉