Setembro Amarelo: Mitos e Verdades sobre o Suicídio

por Clayci
9 comentários

A campanha “Setembro Amarelo” tem o objetivo de prevenir, conscientizar e valorizar a vida. E hoje (10/09) é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Por se tratar de um assunto delicado muitos acabam espalhando informações errôneas; e não conseguem ajudar quem realmente precisa. Por isso, convidei o psicólogo @psicologoleonardolima (CRP/SP 108262) para falar sobre alguns mitos que precisam ser desmistificados.

MITOS E VERDADES SOBRE O SUICÍDIO

“Quem quer se matar não avisa. Quem ameaça, não se mata”
Falso. Quem ameaça tem o mesmo potencial suicida de quem nunca tocou no assunto. Devemos ficar atentos aos sinais e reparar no comportamento; pode ser um aviso.

“Falar abertamente sobre o suicídio pode encorajá-lo”
Falar abertamente não encoraja o suicídio. Pelo contrário, ajuda a preveni-lo.

“Se alguém deseja se matar, não há nada que possa ser feito”
SEMPRE, SEMPRE e SEMPRE há algo que pode ser feito. Especialmente no sentido de prevenção (tratamento psicológico e clínico.

“As crianças não cometem suicídio”
Há um grande número de crianças que se suicidam. Seja por conta de jogos e desafios incoerentes. E especialmente por bullying.

LIGUE 188 – CVV

Setembro Amarelo: Vivendo um dia de cada vez

“O suicídio é um ato impulsivo e acontece sem aviso”
Existem casos em que o suicídio pode ser, de fato, impulsivo. Entretanto, na maior parte dos casos, ele é pensado e planejado.

“Somente pessoas com transtornos mentais cometem suicídios”
Não! Pois qualquer pessoa, diante de uma situação extrema, envolvendo forte tensão ou perda, pode cometer o ato. Qualquer que seja a condição mental a ideia do suicídio pode passar diversas vezes pela mente.

“Idosos não cometem suicídio”
Os índices de suicídio entre idosos são elevados. Fato este, decorrente da visão distorcida da sociedade, de que idosos não tem valor. Muitas vezes são vistos e tratados como um empecilho.

“Somente depressão causa suicídio”
Depressão talvez seja um dos fatores principais. Porém, crises de ansiedade, processos de luto e várias outras situações intensas também podem levar ao suicídio.

“Suicídio é coisa de quem tem a mente fraca”
Mente fraca não existe. Existem pessoas passando por situações difíceis, cujo os caminhos aparentam ser insuperáveis e/ou insuportáveis.


A campanha Setembro Amarelo

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. No entanto, o conhecimento dos principais fatores de risco e sinais de alerta pode auxiliar na sua prevenção.

Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). É uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. #setembroamarelo

Você também poderá gostar

9 comentários

Michelle 22 de setembro de 2020 - 19:05

Olá tudo bem? Não quero ser repetitiva mais eu adoro os conteúdos que você produz, digo isso para que saiba que está fazendo a diferença na vida das pessoas Ok. Na minha pelo menos tem feito diferença, adorei o post e seu conteúdo, te contei lá no insta que passei por algumas coisas, perdas e tudo mais nesses últimos dias, eu já vivi milhares de sentimentos relacionados a suicídio, já pensei inclusive nisso, hoje estou bem e posso tentar através do meu bem estar ajudar pessoas que não estão, assim como o seus posts desse mês tão importante, na verdade sendo sincera deveríamos falar disso todos os dias o tempo todo para que mais pessoas possam se sentir acolhidas, enfim obrigada pelo conteúdo! Gratidão por me inspirar! Ps me ensina colocar esse não sou um robô no meu blog? rsrs já tentei com um plugin aqui mais não rolou 🙁

resposta
Mari 20 de setembro de 2020 - 15:39

Eu admiro demais a sua iniciativa de escrever posts com conteúdo fundamentado, buscando informações com profissionais qualificados no assunto, para abordar o suicídio de uma maneira a realmente ajudar quem venha aqui procurando ajuda. Afinal, tanta gente na internet trata o Setembro Amarelo como forma de ganhar likes e acaba fazendo postagens irresponsáveis sobre o assunto. Amei a sua abordagem, a maneira como pontuou os mitos de forma objetiva. Precisamos de mais blogs assim.

resposta
Carol 19 de setembro de 2020 - 22:29

Oi Clay,
Quando vi toda essa Campanha de Setembro Amarelo sabia que aqui teria maiores informações. E como ainda nos falta né. O pessoal ainda lida com tudo superficialmente e o buraco é bem mais fundo do que parece. Bom ter pessoas como você, que tratam assuntos sério de forma que todos nos entendemos.
Obrigada por esse post maravilhoso!

resposta
Kelen Vasconcelos 18 de setembro de 2020 - 18:52

Oi Clayci,
Tenho acompanhado suas postagens sobre o tema também no Instagram e sei que é um tema que deva ser conversado sim. Um dos maiores problemas da humanidade é não conversar sobre temas difíceis de lidar, como depressão, ansiedade, luto… Tudo acaba deixando as pessoas sem saber como lidar.
Parabéns pelo excelente trabalho! Suas postagens estão incríveis ^^.
Bjos
https://www.kelenvasconcelos.com.br/

resposta
Bianca Ribeiro 17 de setembro de 2020 - 10:00

Nossa, realmente é um assunto tão delicado e as pessoas falam muita coisa errada, mas acho que a que mais me irrita é aquela de se dispor a ouvir os outros, dependendo do que a pessoa tá passando, você não vai conseguir ajudar, sempre recomende ajuda especializada.
Eu adorei seu video quando eu vi! Também tô fazendo minha parte em uma colab com uma amiga que é psicológa fazendo posts sobre a saúde mental da mulher lésbica e tá sendo incrivel, mesmo que não tenha tido o alcance que eu esperava kkkkk
Amei seu post e suas fotos estão lindas!

resposta
PS Amo Leitura 17 de setembro de 2020 - 08:04

Amiga, já te falei o quanto estou amando essa abordagem e o quanto você está fazendo um trabalho incrível, né? É um assunto do qual precisamos falar! O que mais me chocou foi a questão de idosos. Isso é algo que eu realmente não sabia 🙁

resposta
Kênia Cândido 16 de setembro de 2020 - 18:45

Oi Clayci.

Suicídio é um tema importantíssimo que precisa ser tratado de maneira muito séria e as vezes as informações não são passadas de forma correta ou acaba chegando tarde. Infelizmente com meu cunhado a informação chegou tarde. Parabéns pelo post pois mostrou a importância do assunto.

resposta
CRIS 14 de setembro de 2020 - 06:47

Oi Clayci!
Quantas pessoas estão passando por isso e pode estar tão perto de nós que não percebemos. A s vezes por falta de informação ou mesmo de atenção não vemos o que está acontecendo ao nosso redor e as informações aqui é um “presta atenção” aos sinais. Parabéns pelo post, bjs!

resposta
Carol Justo 10 de setembro de 2020 - 22:53

Ai que post importante. Parabéns pela iniciativa. Esse é o tipo de conteúdo que todo mundo deveria acessar

beijos
Carol Justo | Justo Eu?!

resposta

Deixe um comentário