O início de um novo ano sempre traz aquele desejo de recomeço. Para mim, isso também significa revisitar um velho hábito que aquece minha alma: criar uma pilha de livros. Minha lista para 2025 é modesta, mas repleta de histórias que prometem transformar, inspirar e, acima de tudo, me conectar novamente com o prazer simples de ler.
A maternidade chegou com tudo e minha rotina virou de cabeça para baixo – de um jeito maravilhoso. Por isso, agora preciso encontrar pequenos momentos para mim, e a leitura parece o refúgio perfeito. Sem cobranças ou metas inatingíveis, posso apenas mergulhar nas histórias que escolhi cuidadosamente para este novo ciclo.
Entre os livros escolhidos está O Caminho de Perséfone: História, Magia e os Mistérios da Deusa da Transformação. Perséfone sempre me fascinou. Sua dualidade – como deusa dos campos floridos e rainha do submundo – me inspira profundamente. Foi exatamente essa força que me levou a nomear minha filha como Cora, uma escolha carregada de significado. Por isso, ao explorar esse livro, espero aprender mais sobre Perséfone e também sobre mim mesma, especialmente agora que estou vivendo tantas transformações com a maternidade.
Outro título que faz parte da minha pilha de livros para 2025 é Uma Vida Pequena. É uma história que promete emocionar e marcar profundamente. Sei que será uma leitura desafiadora, mas estou pronta para encará-la. Afinal, gosto de livros que me fazem refletir, que me tocam de formas inesperadas e que me transformam. A literatura, para mim, é isso: um espelho onde me vejo, mas também uma janela para mundos diferentes.


Já Babel é um caso à parte. Comecei a leitura no ano passado, mas acabei pausando. A narrativa, no entanto, não saiu da minha cabeça. Por isso, sinto que chegou a hora de voltar. Esse livro, com sua mistura de linguística, magia e crítica ao colonialismo, tem muito a oferecer. Histórias inacabadas sempre parecem nos chamar de volta no momento certo. Assim, acredito que agora poderei finalmente me conectar com a mensagem completa dessa narrativa.
Minha pilha de livros também inclui A Ilíada. Esse clássico é como um amigo antigo: sempre há algo novo a descobrir, mesmo quando já conhecemos a história. Revisitar Homero é uma forma de explorar como mudei ao longo do tempo. Tenho certeza de que esta leitura trará novas perspectivas, agora que vejo a vida por outro ângulo, como mãe.
Outros livros completam minha lista para 2025. Filhos de Aflição e Anarquia 3 é parte de uma série que me acompanhou em diferentes momentos da vida. Já Impostora aborda questões sobre identidade e autenticidade, temas que ressoam profundamente com os desafios que enfrento no dia a dia. Esses títulos não são apenas leituras; são convites para reflexões mais profundas sobre quem eu sou e como posso crescer.
Minha pilha de livros para 2025 é curta, mas significativa. Estou aprendendo a ler sem pressa, aproveitando cada página como um momento só meu. Entre uma soneca da Cora e os intervalos de silêncio, a leitura será meu refúgio. Sei que essas histórias não apenas preencherão meu tempo, mas também me transformarão de formas inesperadas.

Porque é isso que a leitura faz: ela nos muda. Mal posso esperar para descobrir quem serei depois de explorar cada uma dessas narrativas
Amanda
Oi Clayci, feliz ano novo!
Estou tentantoretornar a alguns habitos antigos, e ler é um deles. Ano passado li tão pouco literatura, que esse ano quer mudar um pouco isso, e conseguir equilibrar entre leituras técnicas para o trabalho e literatura.
Achei suas escolhas bem interessantes, especialmente O Caminho de Perséfone. Fiquei bem curiosa quanto a ele.
Forte abraço e te desejo um ano lindo pra você e sua família.
Teresa Silva
Não conheço particularmente nenhuma das obras que sugeres, mas parecem interessantes!
Também já comecei a fazer as minhas escolhas para 2025!
Bjxxx
Teresa Isabel Silva
Instagram | Pinterest | Linkedint
Inês
Não quero ler Uma Pequena Vida por causa da carga negativa do livro, mas gostava muito de ler Babel.
Catiaoo do Blog Espelhando
Ei Clayci!
Vi que é Oliveira também.
Seu Blog é lindo e envolvente.
Estou chegando agora e vou ainda
vou de postagem a postagem
até comentar de fato.
Também estou retomando essa
semana a minhas leituras.
Leio 3 livros ao mesmo tempo,
tenho um momento dos meu dia a dia
para cada um deles. Fazendo assim
eu trabalho minha mente para
estar afiada para meu trabalho
com minha escrita. Muito
obrigada por participar da nossa
ConVersa lá no Espelhando.
Ótima nova semana pra você.
Bjins
CatiahôAlc,
entre sonhos e delírios