Ganhei “O Ceifador” como presente de aniversário da Dani. Ele estava na minha lista de desejados há um tempinho e, finalmente, consegui ler. E apesar de já ter lido “O fim é apenas o começo” do mesmo autor, já imaginava que iria gostar dessa história.
Você consegue imaginar como seria viver em um mundo sem conflitos? Um lugar onde a humanidade venceu a fome, as doenças, a miséria e até mesmo a morte?! Eu não tenho nem roupa para este tipo de evento! Mas nas condições descritas na trama, eu queria vestir qualquer coisa, menos um manto!
Na era da Mortalidade, as pessoas morriam o tempo todo. Mas com a evolução, a Nimbo Cúmulo, assumiu o lugar do governo e passou a administrar a sociedade de uma forma eficiente. Não existe mais conflitos sociais e a tecnologia nos permite rejuvenescer sempre que quiséssemos. Isso seria um sonho ou um pesadelo? Viver e perder a noção do tempo?!
Todavia, por mais que os problemas ambientais e sociais tenham sido erradicados; para conter o crescimento da população, foi criada uma organização conhecida como Ceifa. Ela é livre dos domínios da Nimbo Cúmulo; e seus membros – ceifadores – são os únicos treinados e livres para matar.
As pessoas temiam isso. Profetizavam a desgraça nas mãos de uma máquina desalmada. Pelo visto, porém, a máquina tinha uma alma mais pura do que qualquer ser humano.
O ceifador
Você aceitaria ser um ceifador?

Citra e Rowan são adolescentes e foram escolhidos como aprendizes de ceifador. É claro que nenhum dos dois quer desempenhar este papel! No entanto, terão que enfrentar este treinamento e dominar a arte da coleta. E pra receber este manto, não poderão falhar na missão.
Aliás, quando este livro foi lançado, vi várias pessoas elogiando e recomendando a leitura no Instagram. Mas só agora que consegui dar uma chance, posso dizer que o livro é realmente tudo o que falavam. Faz tempo que não leio uma distopia tão envolvente!
Sabemos que não se trata de um assunto agradável. Contudo, os personagens trouxeram uma leveza pro tema. Eu não consegui soltar o livro, o autor não economizou nos detalhes e me vi presa em todas as páginas. Sendo assim, foi bom ler e conhecer a perspectiva de outros personagens. Ademais, é interessante saber como cada um enxergava e encarava a morte. Citra é inteligente e esforçada! No início, a jovem não queria passar pelo treinamento; porém, aos poucos foi compreendendo a responsabilidade desta função. De como é preciso respeito e dignidade para exercê-la. Entretanto, Rowan, que também não quis este treinamento, passa a se questionar sobre sua própria existência. O livro é lindo e hipnotizante! Agora não vejo a hora de ler o segundo.
Você já conhecia a trilogia?

O ceifador
Neal Shusterman
- Autoria:
- Neal Shusterman
- ISBN:
- 978-8555340352
- Editora:
- Seguinte
- Páginas:
- 448
Carol
Super curiosa com essa trilogia, coloquei na minha listinha (que só cresce! hahaha)
Clayci Oliveira
hahaha te entendo muito bem, eu toda
juh
Quando estou assim, paro com minha lista e tento zerar os que já estão listados porque senão sinto que não estou dando conta de tudo e acabo ficando ansiosa. Mas nesse caso você tem razão kkk vai para a lista porque também fiquei super curiosa!! Ah, parabéns pela apresentação do livro Glay.