Já começo esta publicação dizendo que sou uma vergonha para os fãs da autora. Não li a trilogia Grisha, mas assisti e amei a adaptação. E também não li a duologia Six Of Crowns que é tão bem elogiada. Apesar de ter gostado da série da Netflix, não tenho vontade de ler Sombra e Ossos, mas confesso que Six of Crows – que se passa no mesmo universo – está na minha lista de desejados.
Quis conhecer a escrita da autora através de Nona Casa. Dificilmente leio sinopses, mas acabei esbarrando neste livro e achei a premissa bem misteriosa. Uma garota que abandona a escola e se envolve com drogas, sobrevive a um trauma, ganha uma bolsa integral para estudar Yale e monitora atividades de sociedades secretas. Como isso não chamaria a minha atenção? Vi muitas pessoas criticarem este livro, mas acredito que por não ter lido nada da autora antes, ajudou-me a não criar expectativas. Gostei dele!
Antes de falar o que achei da história, é importante ressaltar que se trata de uma fantasia adulta, existem gatilhos! Apesar de não descrever em detalhes, há cenas de tentativa de estupro e abuso sexual, assim como assassinatos, abuso de álcool e drogas e muita violência. De fato, não é um livro para todos, ok?
Mors irrumat omnia – A morte fode a todos nós.
Nona casa

O que conta a Nona Casa?
Alex Stern é uma jovem bem problemática. Mas se você estivesse na pele dela, provavelmente também seria! Ela enxerga fantasmas! E apesar dela não se lembrar quando isso começou, sofre com a presença deles. O passado da personagem é bem conturbado! Ela foi negligenciada de várias formas. E só depois de sofrer um evento traumático, que ela “ganha” uma chance para recomeçar. Alex recebeu uma proposta para estudar na Universidade de Yale, mas para isso precisará servir a uma de suas casas.
Não vou entrar em detalhe sobre cada casa. De forma resumida, são uma espécie de sociedade secreta, cujo os membros lidam com diferentes tipos de magia para alcançar um determinado objetivo. Por exemplo, você precisa de inspiração para escrever um best seller? Há um ritual para você ter ideias! São oito casas e cada uma é especializada em um tipo de magia.
Só que Alex não é encaminhada para nenhuma destas oito casas. O trabalho dela é servir a Lethe, a Casa responsável por fiscalizar e impedir que as outras não excedam os limites em seus rituais. Na teoria isto é lindo, porém, na prática, é uma desorganização total.
Mistério que permanece até o fim
A história é narrada em terceira pessoa e vai intercalando entre o presente e o passado, no ponto de vista de Alex e Darlington. Quando ela estava se acostumando com o seu treinamento, seu mentor Darlington desaparece após um ritual. Sem fazer ideia de onde ele está, Alex se sente perdida quando se vê obrigada a investigar a morte de uma jovem. Ela desconfia que este assassinato esteja ligado às atividades ocultas da Universidade.

Quando se faz um acordo, com os vivos ou com os mortos, é melhor não descumprir a sua parte.
Nona Casa
Assim como todos os personagens do livro, me apaixonei por Darlington logo de cara. Demorei para “gostar” da Alex e ainda não sei dizer se gosto da protagonista. Achei incrível a sua determinação em tentar fazer tudo conforme as regras. Contudo, suas atitudes me incomodaram em vários pontos também. E isso é bem compreensível, afinal, ela tem muitas camadas para serem exploradas e espero que o façam na continuação.
Gostei muito da leitura! Leigh Bardugo cria o cenário perfeito para esta história sombria e ousada. Sem falar na discussão necessária sobre feminicídio, fiquei mal em algumas cenas. Só achei que esse livro poderia ter sido um pouquinho menor! Não descobri o assassino e achei isso incrível também! Mas as coisas demoraram para acontecer. Me siga no intagram!

Nona Casa
Leigh Bardugo
- ISBN:
- 978-8542219111
- Autoria:
- Leigh Bardugo
- Editora:
- Planeta Minotauro
- Páginas:
- 432
Camila Faria
Oi Clay, em primeiro lugar: UAU, como esse blog tá LINDO. *-*
Com relação ao livro, não me pareceu uma opção que tenha muito a minha cara (especialmente pelos aspectos de “fantasia”), mas achei bacana os elementos de mistério e os temas pesados. Acho importante ler sobre temas mais fortes de vez em quando, por mais desconfortáveis que eles possam ser. Beijo, beijo :*
Clayci Oliveira
Oi Ca! Muito bom ver vc por aqui
maggie
fiquei mega curiosa com o livro faz muito o meu estilo de leitura 🙂
http://retromaggie.blogspot.com/
Clayci Oliveira
Fiquei feliz em saber disso <3
Silvana Crepaldi
Olá, Clayci.
Esse livro está na minha lista desde que lançou, mas nunca baixa o preço hehe. Eu li a trilogia e a duologia da autora e nem parece que foram escritas pela mesma pessoa tamanha diferença de qualidade. Recomendo que leia a duologia porque é uma das melhores do gênero que já li.
Prefácio
Clayci Oliveira
Acabei pegando uma promoção na Amazon meses atrás. quero ler a duologia <3
Denise Crivelli Nascimento
Oi
eu li da autora sombra e ossos, pretendo ler toda a trilogia, já vi comentários e parece ser uma boa história, só que também um pouco mais pesada, que bom que gostou dessa leitura,
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Clayci Oliveira
Gostei, sim!!
Teresa Silva
Confesso que não conhecia!
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Amanda
A Leigh virou uma das minhas autoras favoritas logo depois que li Six Of Crows, não gostei tanto assim da trilogia Grisha, mas a duologia de Six Of Crows faz tudo valer a pena, virei fã de carteirinha da autora e pretendo ler todos os livros dela, sua resenha só me deixou com mais vontade de ler “Nona Casa”
Beijinhos
?
Clayci Oliveira
Quero ler Six of Crowns em breve