Livros


O Pintassilgo: Um drama psicológico envolvente

E finalmente consegui ler O Pintassilgo! Um dos meus objetivos de 2023 é fazer a leitura de alguns dos calhamaços que estão parados na minha estante. E como gostei da experiência de A história Secreta, quis ler outra obra da Donna Tartt. Honestamente falando, estava com esse livro na cabeça desde que o vi ser mencionado por um personagem em O mar sem estrelas (um dos meus favoritos), então decidi que era hora de encará-lo.

O livro é um drama psicológico e acompanha a trajetória de Theo Decker, um jovem que vive um episódio traumático dentro de um museu aos 13 anos de idade. No meio do caos, Theo fica obcecado com um quadro de um pássaro dourado chamado “O Pintassilgo”, que ele roubou do museu após o acidente.

Apesar da obra de Fabritius não ser o foco central da história, o tema principal é a culpa, e como ela pode moldar e definir a vida de alguém. Theo, ao narrar, reconhece a pintura como uma metáfora, citando a bravura do passarinho ao continuar resistindo, apesar de estar acorrentado ao poleiro. E diante de tantos traumas e decisões erradas, Theo também lida com seus próprios fantasmas. Ele tenta carregar consigo imagens e pessoas positivas para manter sua sanidade intacta.

O Pintassilgo traz personagens memoráveis

Ninguém nunca, jamais, vai conseguir me convencer de que a vida é uma coisa incrível e gratificante. Porque, esta é a verdade: a vida é catástrofe.

O Pintassilgo – Donna tartt

O livro fala justamente sobre maturidade – a qual ele precisou encontrar muito cedo – e em como lidar com os conflitos internos. A autora também aborda questões de perda, resiliência e amizade.

Confesso que li aos pouquinhos para não desanimar e correr o risco de abandoná-lo. Acredite, eu realmente gostei da experiência e achei a história interessante. Mas exigiu muita concentração do lado de cá. Tinha muitos detalhes, o protagonista tem muitas camadas e precisei de um tempo para compreender a suas ações. Admito que inicialmente achei algumas partes desnecessárias, contudo quando cheguei no final agradeci a autora por cada detalhe descrito.

Terminei numa melancolia! Fazia tempo que um livro não me deixava tão reflexiva sobre a vida. O Pintassilgo tem uma escrita sofisticada e traz personagens memoráveis. Alguns foram feitos pra você duvidar da humanidade, mas tem aqueles que nos fazem ter esperanças, sabe? As descrições da autora são tão nítidas, que ficaram gravadas na minha mente.

E, nesse pequeno retrato fiel, é difícil não ver o humano no pintassilgo. Honrado, vulnerável, Um prisioneiro olhando para outro.

O pintassilgo

Tive um pouco de receio, mas é uma obra envolvente e indispensável para os fãs de drama psicológico.

O Pintassilgo: Um drama psicológico envolvente
Compre na Amazon

O Pintassilgo

Donna Tartt

Autoria:
Donna Tartt

Editora:
Companhia das Letras

Páginas:
728
Quando Theo Decker, nova-iorquino de treze anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe, o pai o abandona e a família de um amigo rico o adota. Desnorteado em seu novo e estranho apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola com os quais não consegue se comunicar e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma lembrança poderosa de seu último momento ao lado dela: uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte. Já adulto, Theo circula com desenvoltura entre os salões nobres e o empoeirado labirinto da loja de antiguidades onde trabalha. Apaixonado e em transe, ele será lançado ao centro de uma perigosa conspiração. O pintassilgo é uma hipnotizante história de perda, obsessão e sobrevivência, um triunfo da prosa contemporânea que explora com rara sensibilidade as cruéis maquinações do destino. “Brilhante… Um romance glorioso, em que todos os talentos narrativos de Tartt convergem numa arrebatadora sinfonia; um livro que nos traz de volta o prazer de se passar a noite inteira lendo.” ? Michiko Kakutani, The New York Times “Um livro raro, desses que podem aparecer meia dúzia de vezes numa década, um romance literário e inteligente, que fala tanto ao coração quanto à mente. Um extraordinário trabalho de ficção.” – Stephen King, The New York Times Book Review “O pintassilgo é um livro sobre a arte em todas as suas formas, e desde o início nos lembra por que gostamos tanto de Donna Tartt: as reviravoltas na trama e a prosa elegante; os personagens que vivem e respiram nas páginas; os cenários perfeitamente capturados. O prazer e a tristeza existem num mesmo fôlego e, ao final, O pintassilgo conquista nosso coração.” – Vanity Fair “Raymond Chandler é uma presença tão grande nessas páginas quanto Dickens ou Dostoiévski. Falar mais sobre a trama seria privar os leitores do imenso prazer de ser arrebatado por O pintassilgo. Se alguém perdeu o amor pelas histórias, este é o livro que certamente o trará de volta.” – The Guardian Romance vencedor do prêmio Pulitzer 1 milhão e 500 mil exemplares vendidos nos Estados Unidos Mais de 40 semanas na lista de best-sellers do New York Times

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • uma narrativa envolvente com personagens cheios de camadas

    Livros

    Wolfsong: O Chamado – TJ Klune

    Por

  • Além da Porta Sussurrante - T.J Klune

    Vidas não acabam. Elas seguem em frente.

    Livros

    Além da Porta Sussurrante – T.J Klune

    Por

  • Desconectando do mundo lá fora: um pouco do meu quarto

    como fiz do meu quarto um lugar de tranquilidade e criatividade

    Life

    Desconectando do mundo lá fora: um pouco do meu quarto

    Por

comentários

  • karolini barbara

    Já quero ler esse.
    Muitos dos livros que você posta aqui me instigam, e esse não foi diferente.
    Esse ano estou me dando a oportunidade de conhecer outros gêneros, já vou colocar esse na minha wishlist.

    responder
  • Juliana Ferreira

    Li dois livros nessa vibe e assumo que não me animei a ler ele, acho cansativo e melancólico demais, então não seria algo que me aventuraria, quero ver o filme, acho que me prenderia mais

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    responder
ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café