Home - Uma dobra no tempo – Madeleine L’Engle
Fantasia Ficção Científica

Uma dobra no tempo – Madeleine L’Engle

Uma Dobra no Tempo é um clássico de fantasia infanto-juvenil escrito por Madeleine L’Engle e publicado pela editora HarperCollins.

SOBRE A HISTÓRIA

Meg Murry é uma garota excepcional, porém seu rendimento escolar cai depois que o seu pai (o cientista Sr. Murry) desaparece.  Aliás, desde que ele sumiu, surgiram várias fofocas a seu respeito; disseram até que ele abandonou a família. Entretanto, Meg sabia (e fazia de tudo para acreditar) que ele não seria capaz de fazer isso, pois a amava.

E por falar em família, Meg, morava com a sua mãe (que também era cientista), os gêmeos e o pequeno gênio Charles Wallace. O relacionamento entre Meg e Charles é incrível, pois apesar de ser mais novo, Charles é maduro e consegue compreender tudo que está a sua volta. Certo dia, enquanto eles caminhavam pelo bosque se encontraram com um menino chamado Calvin. Porém, apesar de parecer uma coincidência, o encontro deles não fora por acaso.

Eles pararam em frente à Casa Assombrada e nela moravam três senhoras misteriosas:  Sra. Quequeé, a Sra. Qual e a Sra. Quem. Essas três senhoras revelam à Meg que seu pai está correndo perigo em uma outra dimensão e que uma força tenebrosa ameaça destruir toda a vida que há por lá. Então, as três crianças e as três senhoras, irão fazer uma viagem pelo tempo e espaço para tentar salvar o Sr. Murry.

Só que esta viagem não será nada fácil. A Coisa Escura (que eles terão que enfrentar) é poderosa e ganha mais força conforme o tempo passa. E mesmo se sentindo perdida e insegura, Meg terá que usar o seu dom para assumir o controle e se tornar uma heroína.

Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle

Mas acho que, dentro das nossas limitações de seres humanos, nem sempre somos capazes de entender as explicações. Mas, veja bem, Meg: não é porque não entendemos alguma coisa que essa explicação não existe.

MINHA OPINIÃO

Já começo sendo sincera: Não sabia da existência desse livro. Só fiquei sabendo depois que a editora Harpen Collins o lançou; e de ler a notícia de que terá uma adaptação cinematográfica da Disney. No entanto, Uma Dobra no Tempo é um clássico de fantasia publicado em 1962. Este livro foi rejeitado por quase trinta editoras. A autora não sabe se foi pelo fato da história ser “diferente” com assuntos complexos para o público infantil ou se por ter uma menina como personagem principal.

E como este livro foi escrito em 1962 é preciso ter uma mente aberta para aproveitar a leitura. Digo isso porque há vários trechos bíblicos, e achei que a autora soube trabalhar a ciência e a religião de forma harmoniosa (sem parecer conversão, sabe?). Mesmo sendo publicado há mais de 50 anos atrás o enredo é atemporal, pois além de viajarem pelo tempo e espaço, os protagonistas precisarão superar as dificuldades e enfrentar seus medos.

Mais do que acreditar em Deus, eles terão que acreditar nos seus sonhos e trabalhar em equipe (cada um com o seu dom) para conseguir derrotar a Coisa Escura. Eu só não dei 5 estrelas porque algumas coisas me incomodaram enquanto eu lia. Uma delas foi a sensação de que a autora não estava preocupada com o desenvolvimento pessoal dos personagens, mas apenas em transmitir a mensagem dela. Não sei se isso foi proposital, pois como se trata de uma série pode ser que isso mude nos demais livros.

Mesmo assim é uma leitura que eu super recomendo. Meg é uma menina forte, mas tem dificuldades para enxergar esse potencial. Mesmo sendo inteligente, ela se sente inferior. E ainda que ache que ela (assim como seus irmãos) mereciam mais destaque, gostei de vê-la em ação.

Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle

Já leram? O que acharam da história?

Beijos

 

Uma dobra no tempo Book Cover Uma dobra no tempo
Madeleine L'Engle
Fantasia
Harper Collins Brasil
240

Sinopse: Um clássico da fantasia e da ficção científica emerge!
Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar.
“Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.”
O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço.
Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.

Leia também:

Rangers #10: Imperador de Nihon-Ja – John Flanagan

Clayci

Os Seis Finalistas – Alexandra Monir (A guerra contra o meio ambiente)

Clayci

Demoníaco – Gabriella Regina

Clayci

10 comentários

Ana Paula Lima 24 de março de 2018 at 19:02

Oiii!

Eu também só fui saber do livro agora com a divulgação em massa da obra e os trailers. Gostei muito de ler sua resenha, acredito que foi uma das mais completas que li sobre o livro até agora. Parece ser uma história bem harmoniosa, não sabia que tinha trechos biblicos e é muito bom ver que não é algo forçado.
Acho que vc já sabe, mas as fotos ficaram lindas demais! Adorei.

Beijinhos,

Resposta
Clayci 25 de março de 2018 at 11:17

Ahh muito obrigada, Ana!
Fico feliz em saber que gostou da resenha. Achei importante falar sobre a visão religiosa pq não são muitos que gostam.. =D

Beijos

Resposta
Luisa Lopes 23 de março de 2018 at 20:02

Engraçado, né? O livro foi muito rejeitado no passado e agora está fazendo um baita de um sucesso. Só vejo comentários positivos sobre ele. Estou com ele na lista de leitura – só vou ter que esperar um pouco para ler, porque estou proibida (por mim mesma) de comprar livros novos antes de ler os que estão esperando.

Beijos

Resposta
Clayci 25 de março de 2018 at 11:31

Oi Luisa. Quando finalizei a leitura e vi a informação sobre a rejeição, consegui ter uma pequena ideia sobre o pq. Acredito que pra época, por ser uma mulher escrevendo e uma personagem feminina que foge do esteriótipo que conhecemos bem em destaque, foram razões suficientes rs.

Tb estou proibida de comprar novos livros hahaiuha
FORÇA hahaha
beijos

Resposta
Maíra 22 de março de 2018 at 11:38

Eu quero assistir o filme ahaha mas MEU DEUS, fiquei apaixonada por essa capa desse livro, que MARAVILHOSO!
Não sabia que ele tinha sido publicado em 1962! caramba! achei sensacional essa ideia de trabalhar ciência e religião!

quero muito mais assistir o filme, principalmente pela protagonista ser mulher!

<3

Resposta
Clayci 25 de março de 2018 at 11:46

A editora caprichou no trabalho gráfico, viu?
Não vejo a hora de sair o filme rs

Resposta
Daniella Souza 22 de março de 2018 at 00:19

Oii!
Eu também não sabia da existência desse livro, mas antes de comentar eu já coloquei na minha lista de leituras. haha
Adorei a resenha e a ideia do livro!
Beijo

Canastra Literária

Resposta
Clayci 25 de março de 2018 at 12:10

Ahhh torcendo para vc curtir a leitura =D
Me diz depois o que achou.

Beijos

Resposta
hellz 21 de março de 2018 at 02:13

OI CLAYCI

assim como você, também não sabia que existia livro, menine :O
ando vendo coisas em relação ao filme, mas livro foi novidade.
Suas fotos! As mais lindas de livro que eu já vi. Sempre te digo isso porque é ver da de!

beijo
http://www.beinghellz.com.br

Resposta
Clayci 25 de março de 2018 at 12:55

Obrigada Hellz <3

Resposta

Deixe um comentário

* Seu comentário irá para aprovação

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE