Uma Dobra no Tempo é um clássico de fantasia infanto-juvenil escrito por Madeleine L’Engle e publicado pela editora HarperCollins.

SOBRE A HISTÓRIA

Meg Murry é uma garota excepcional, porém seu rendimento escolar cai depois que o seu pai (o cientista Sr. Murry) desaparece.  Aliás, desde que ele sumiu, surgiram várias fofocas a seu respeito; disseram até que ele abandonou a família. Entretanto, Meg sabia (e fazia de tudo para acreditar) que ele não seria capaz de fazer isso, pois a amava.

E por falar em família, Meg, morava com a sua mãe (que também era cientista), os gêmeos e o pequeno gênio Charles Wallace. O relacionamento entre Meg e Charles é incrível, pois apesar de ser mais novo, Charles é maduro e consegue compreender tudo que está a sua volta. Certo dia, enquanto eles caminhavam pelo bosque se encontraram com um menino chamado Calvin. Porém, apesar de parecer uma coincidência, o encontro deles não fora por acaso.

Eles pararam em frente à Casa Assombrada e nela moravam três senhoras misteriosas:  Sra. Quequeé, a Sra. Qual e a Sra. Quem. Essas três senhoras revelam à Meg que seu pai está correndo perigo em uma outra dimensão e que uma força tenebrosa ameaça destruir toda a vida que há por lá. Então, as três crianças e as três senhoras, irão fazer uma viagem pelo tempo e espaço para tentar salvar o Sr. Murry.

Só que esta viagem não será nada fácil. A Coisa Escura (que eles terão que enfrentar) é poderosa e ganha mais força conforme o tempo passa. E mesmo se sentindo perdida e insegura, Meg terá que usar o seu dom para assumir o controle e se tornar uma heroína.

Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle

Mas acho que, dentro das nossas limitações de seres humanos, nem sempre somos capazes de entender as explicações. Mas, veja bem, Meg: não é porque não entendemos alguma coisa que essa explicação não existe.

MINHA OPINIÃO

Já começo sendo sincera: Não sabia da existência desse livro. Só fiquei sabendo depois que a editora Harpen Collins o lançou; e de ler a notícia de que terá uma adaptação cinematográfica da Disney. No entanto, Uma Dobra no Tempo é um clássico de fantasia publicado em 1962. Este livro foi rejeitado por quase trinta editoras. A autora não sabe se foi pelo fato da história ser “diferente” com assuntos complexos para o público infantil ou se por ter uma menina como personagem principal.

E como este livro foi escrito em 1962 é preciso ter uma mente aberta para aproveitar a leitura. Digo isso porque há vários trechos bíblicos, e achei que a autora soube trabalhar a ciência e a religião de forma harmoniosa (sem parecer conversão, sabe?). Mesmo sendo publicado há mais de 50 anos atrás o enredo é atemporal, pois além de viajarem pelo tempo e espaço, os protagonistas precisarão superar as dificuldades e enfrentar seus medos.

Mais do que acreditar em Deus, eles terão que acreditar nos seus sonhos e trabalhar em equipe (cada um com o seu dom) para conseguir derrotar a Coisa Escura. Eu só não dei 5 estrelas porque algumas coisas me incomodaram enquanto eu lia. Uma delas foi a sensação de que a autora não estava preocupada com o desenvolvimento pessoal dos personagens, mas apenas em transmitir a mensagem dela. Não sei se isso foi proposital, pois como se trata de uma série pode ser que isso mude nos demais livros.

Mesmo assim é uma leitura que eu super recomendo. Meg é uma menina forte, mas tem dificuldades para enxergar esse potencial. Mesmo sendo inteligente, ela se sente inferior. E ainda que ache que ela (assim como seus irmãos) mereciam mais destaque, gostei de vê-la em ação.

Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle

Já leram? O que acharam da história?

Beijos