Uma breve história das guerras – Geoffrey Blainey

por Posted on 2 Comments 3 min leitura 53 visualizações

Geoffrey Blainey é professor da Universidade de Harvard e da Universidade de Melbourne. Ele recebeu em Nova York o International Britannica Award pelo seu excelente trabalho na disseminação do conhecimento em favor da humanidade. Foi membro de diversas comissões de relações internacionais. E é um brilhante historiador, reconhecido pela forma elegante e envolvente de expor temas complexos, com isso, tem autoria de mais de 35 livros, sendo Uma Breve História do Mundo um best-seller no Brasil e em muitos outros países.

SOBRE UMA BREVE HISTÓRIA DAS GUERRAS

A minha matéria favorita – na época do ensino médio – era História. Eu gostava da forma como a minha professora lecionava e explicava o assunto. Mas no meio de tantos fatos históricos, eu gostava de estudar sobre as guerras. Sempre gerava alguma discussão na sala de aula e eu gostava de ver o ponto de vista de cada colega de classe. Como o próprio autor do livro disse: “analisar as guerras é entrar em uma arena já povoada de opiniões arraigadas sobre os motivos pelos quais as nações combatem“. Então, sempre que leio algum artigo ou livro de ficção falando sobre o tema, encontro diversas interpretações, mas dificilmente vejo a visão da outra parte interessada.

Em Uma breve história das Guerras o autor realizou uma pesquisa detalhada e precisa sobre as características do tema, tecendo várias conclusões interessantes. As guerras analisadas nesse volume ocorreram entre 1700 e 1970 e durante os capítulos vamos conhecendo vários fatos: desde acidentes até ponderações de grandes potências; o processo de criação de alianças e aprendendo mais sobre guerras curtas ou mais longas. Segundo Geoffrey Blainey, para compreender completamente as causas da guerra é preciso examinar as causas da paz. Preceito interessante, uma vez que guerra e paz não são dois fenômenos separados, mas sim duas partes de um ciclo contínuo.

Uma breve história das guerras - Geoffrey Blainey

Documentos de guerra, notícias e até mesmo antigas cartas podem servir de base de compreensão para os acontecimentos dos fatos . Obviamente não é uma tarefa fácil selecionar e filtrar demasiada quantidade de informações, isto quando disponíveis. E por mais que as informações unidas possam recriar um cenário bom o suficiente que permita estudar os preceitos de guerra e paz, ainda haverá muitas lacunas ou pontas soltas. Estas por sua vez merecem atenção e estudo, até que o panorama se feche por completo.

Esse foi o primeiro contato com o autor e gostei da forma com que ele abordou o assunto. O livro não segue uma ordem cronológica e isso me incomodou um pouco. Estamos tão acostumados a seguir uma ordem assim que, ao deparar com algo diferente, nossa zona de conforto é abalada. Pode ter sido proposital! Entretanto, nas páginas finais, o autor lista falhas nas teorias atuais sobre guerra e paz, realizando um levantamento sobre a estrutura de causas possíveis na geração de conflitos. Foi uma experiência diferente e quero ler mais teorias de Blainey. E se você curte o assunto, vai gostar de Uma breve História das Guerras.

Uma Breve História das Guerras Book Cover Uma Breve História das Guerras
Geoffrey Blainey
Fundamento
240

Guerra e paz não são extremos opostos, e a distinção entre um guerreiro e um pacificador é frequentemente uma miragem. Em Uma Breve História das Guerras, Geoffrey Blainey, um dos mais importantes historiadores da atualidade, propõe uma incrível viagem pelos bastidores dos grandes conflitos mundiais travados desde 1700. Por que batalhas isoladas se transformam em guerras generalizadas? Como a situação financeira de um país pode determinar o início ou fim de uma guerra? Quais os mistérios por trás dos longos períodos de paz? O que grandes estrategistas como Hitler, Lenin e Saddam Russein não previram? E por que nos dias atuais a paz é imposta pelo medo? Entre queda de monarcas, batalhas acidentais e teorias de conspiração, o custo da guerra e o preço da manutenção da paz tornam-se faces da mesma moeda. Baseado em uma extensa pesquisa, Blainey analisa minuciosamente os fatores que incitam a guerra e levam à paz, os intrincados relacionamentos entre as nações, a corrida armamentista, o surgimento das grandes guerras mundiais, a influência tecnológica e as recentes mudanças no painel político mundial. A leitura de Uma Breve História das Guerras é envolvente, polêmica, repleta de novas percepções e questionamentos. Entrelaçando política, economia e ideologia, esta obra instigante irá ajudar o leitor a interpretar o passado e a compreender o presente. Geoffrey Blainey é também autor dos best-sellers Uma Breve História do Mundo e Uma Breve História do Século XX.

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments
Previous
Brotherband #6: Os Caras de Fantasma – John Flanagan
Uma breve história das guerras – Geoffrey Blainey