Lifestyle

Sweet Spot da Sustentabilidade – Boas práticas sociais nas empresas

Olá pessoa, é o Di novamente! Há quanto tempo hein! Hoje venho falar um pouco do Sweet Spot da Sustentabilidade para vocês, e como as empresas estão realizando boas práticas sociais. Na outra semana participei de um workshop a respeito do tema, que ocorreu na Unibes Cultural, em meio ao encontro ODS Talks. A Unibes trata-se de um prédio com espaço para eventos e neste dia a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) utilizou as dependências do local para realizar este encontro.

Foram 5 representantes de empresas diversas relatarem boas práticas sociais realizadas internamente, ou seja, ações da empresa que visam melhorar e incrementar o ambiente de trabalho para que seus empregados se sintam ainda mais parte da mesma, se sintam valorizados de alguma forma e que denote que eles tem uma importância na mesma.

Eu poderia citar caso a caso dos que foram apresentados, porém isso se tornaria muito extenso e monótono. Entretanto, quero citar de forma concisa o que apreendi ali. Um dos exemplos que mais me chamaram a atenção foi o projeto que cria facilitadores sociais. São funcionários que detém uma função a mais de caráter administrativo. Eles prezam pelo ambiente de trabalho e questões dos colegas, tudo isso dentro de um projeto já estruturado e com cronograma dentro de cada unidade. Dando um senso de valor a ele. A ideia é de que o facilitador seja um cargo rotacionado.

Outro case que foi mostrado salientava a vontade da empresa em diversificar ao máximo o quadro de funcionários da mesma em gênero, orientação sexual, raça, entre outros. Claro, mantendo atenção às capacidades e oferecendo processos de treinamento profissional. E os números foram incrementados positivamente no decorrer do processo. Conquistaram o objetivo!

ODS

Esse tipo de processo transformador interno nas empresas é muito bom. Ressalta que as mesmas estão em acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Logo, demonstra que elas estão com viés de seguir por novos caminhos. Caminhos mais evoluídos e progressivos. Buscando melhores soluções e melhores condições de vida a todos.

Fico contente de ver esse tipo de ação. Isto me faz sentir que ainda temos bons interesses sendo trabalhados e preservados. Que temos muito a progredir, isso temos! Porém estamos começando a trilhar melhores caminhos e conseguindo modificar muitas coisas importantes para melhor.

Leia também

Séries que pretendo começar esse ano

Clayci

Especial Halloween: Leituras para o mês de outubro

Clayci

12 comentários

Priih 25 de outubro de 2018 at 08:32

Oie!
Bem legal essa iniciativa. Tomara que mais empresas reflitam sobre sustentabilidade.
Beijos,

Priih
Infinitas Vidas

Responda
Clayci 29 de outubro de 2018 at 17:25

<3 Obrigada Prih
Beijos

Responda
Ana Rita Nascimento 24 de outubro de 2018 at 07:50

Excelentes ações! Por mais ocasiões como essas!
Beijinho, Ana Rita*
BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

Responda
Clayci 29 de outubro de 2018 at 17:35

<3 Obrigada Ana Rita

Beijos

Responda
Lívia Madeira 23 de outubro de 2018 at 20:16

muito bacana esse post e saber sobre essas palestras, com certeza a sustentabilidade deve ser incentivada em tds os âmbitos

http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Responda
Clayci 29 de outubro de 2018 at 17:03

Muito obrigada Livia <3

Responda
Claris Ribeiro 23 de outubro de 2018 at 20:13

Oi Diego, tudo bem?
Achei o post super interessante, o workshop pareceu ter sido ótimo!

Um super beijo :*
Claris

Responda
Clayci 28 de outubro de 2018 at 16:56

Muito obrigada Claris <3

Responda
Camila Faria 23 de outubro de 2018 at 16:27

Oi Diego. É importante demais para os funcionários de uma empresa se sentirem valorizados e terem participação ativa nas tomadas de decisão, né? Bacana essa iniciativa! Um abraço.

Responda
Clayci 28 de outubro de 2018 at 16:52

Muito importante mesmo, Ca <3

Responda
Natalia 23 de outubro de 2018 at 15:37

É esse tipo de postagem que me faz acreditar mais nas pessoas, que ainda existe humanidade e amor pelas práticas sustentáveis.
Isso deveria ser uma lei dentro de cada um de nós.

Abraços,
Naty
http://www.revelandosentimentos.com.br

Responda
Clayci 28 de outubro de 2018 at 16:50

Concordo <3

Responda

Deixe um comentário

* Seu comentário será enviado para aprovação.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE