Sweet Spot da Sustentabilidade – Boas práticas sociais nas empresas

por Posted on 12 Comments 2 min. de leitura 3 visualizações

Olá pessoa, é o Di novamente! Há quanto tempo hein! Hoje venho falar um pouco do Sweet Spot da Sustentabilidade para vocês, e como as empresas estão realizando boas práticas sociais. Na outra semana participei de um workshop a respeito do tema, que ocorreu na Unibes Cultural, em meio ao encontro ODS Talks. A Unibes trata-se de um prédio com espaço para eventos e neste dia a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) utilizou as dependências do local para realizar este encontro.

Foram 5 representantes de empresas diversas relatarem boas práticas sociais realizadas internamente, ou seja, ações da empresa que visam melhorar e incrementar o ambiente de trabalho para que seus empregados se sintam ainda mais parte da mesma, se sintam valorizados de alguma forma e que denote que eles tem uma importância na mesma.

Eu poderia citar caso a caso dos que foram apresentados, porém isso se tornaria muito extenso e monótono. Entretanto, quero citar de forma concisa o que apreendi ali. Um dos exemplos que mais me chamaram a atenção foi o projeto que cria facilitadores sociais. São funcionários que detém uma função a mais de caráter administrativo. Eles prezam pelo ambiente de trabalho e questões dos colegas, tudo isso dentro de um projeto já estruturado e com cronograma dentro de cada unidade. Dando um senso de valor a ele. A ideia é de que o facilitador seja um cargo rotacionado.

Outro case que foi mostrado salientava a vontade da empresa em diversificar ao máximo o quadro de funcionários da mesma em gênero, orientação sexual, raça, entre outros. Claro, mantendo atenção às capacidades e oferecendo processos de treinamento profissional. E os números foram incrementados positivamente no decorrer do processo. Conquistaram o objetivo!

ODS

Esse tipo de processo transformador interno nas empresas é muito bom. Ressalta que as mesmas estão em acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Logo, demonstra que elas estão com viés de seguir por novos caminhos. Caminhos mais evoluídos e progressivos. Buscando melhores soluções e melhores condições de vida a todos.

Fico contente de ver esse tipo de ação. Isto me faz sentir que ainda temos bons interesses sendo trabalhados e preservados. Que temos muito a progredir, isso temos! Porém estamos começando a trilhar melhores caminhos e conseguindo modificar muitas coisas importantes para melhor.

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comments
Previous
Você já sentiu vontade de abandonar uma leitura?
Sweet Spot da Sustentabilidade – Boas práticas sociais nas empresas

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE