Tea time


Studio Ghibli – 5 lindos filmes e o que podemos aprender com eles

Esta semana fomos agraciados com a surpresa de que o Studio Ghibli lançará uma nova animação chamada Aya e a Bruxa. Esta animação será baseada em um romance da mesma autora que inspirou O Castelo Animado (Diana Wine Jones); uma das histórias que mais gostei. A propósito, há muito tempo que não temos lançamentos do Studio. Portanto, espero que este seja um novo início de uma série de lançamentos feitos por Hayao Miyazaki e seu filho, Goro. A novidade principal fica por conta do formato de produção: 3DCG. Algo muito mais moderno em comparação com as primeiras produções.

Além disso, os produtores esperam que esta animação seja inspiradora em meio à pandemia e que possa ajudar as pessoas de alguma maneira. A produção do longa era até então desconhecida pelos fãs, que já estão ansiosos. Nós, por exemplo. Mas o que quero falar rapidamente agora é sobre 5 filmes do Studio Ghibli e o que aprendi com eles.

Studio Ghibli e suas animações

O Castelo Animado

Studio Ghibli – 5 lindos filmes e o que podemos aprender com eles

Aqui a protagonista Sophie sofre uma maldição que a deixa idosa. Ela é artesã em sua chapelaria, porém tudo muda quando é amaldiçoada e encontra-se com o feiticeiro Hao e seu castelo animado. Diante da situação, qualquer pessoa ficaria desesperada ao se ver idosa de um instante para o outro, mas não Sophie. Ela procura manter-se calma e seguir o seu caminho, muito mais devido à sua intuição. E conforme passa a conviver com Hao e seu ajudante, ela começa a descobrir um novo propósito para sua vida. Algo muito além de apenas fazer chapéus. Aprendi que situações difíceis e desesperadoras podem nos mostrar uma força e determinação que há dentro de nós e que muitas vezes desconhecemos.

Meu Amigo Totoro

Ahhhh, esse filme do Studio Ghibli é muito bonito. Eu e a Clay adoramos ele por causa do Totoro. Ele é uma criatura mágica com aparência de gato com raposa, mas para nós é uma chinchila gigante ahahaha.  Na história, as irmãs Satsuki e Mei se mudam para o campo junto com o pai, enquanto sua mãe se recupera de uma doença no hospital. Mas o filme é tão bem estruturado que você começa a se perguntar se é ou não real o contato com o Totoro. E percebe que é preciso ter esperança, bem como temos muita força e apoio guardados em coisas simples da vida. Acredito que Totoro representa isso. Aquele apoio que só a mente jovem costuma alcançar com facilidade.

A Viagem de Chihiro

Se não me engano foi o primeiro do Studio Ghibli que eu assisti. Mas ele é uma animação complexa, se comparar com os anteriores. A quantidade de informação e a mensagem passada tem um teor mais adulto no meu ver. Chihiro está se mudando com seus pais, mas no meio do caminho acabam por se deparar com um lugar onde espíritos e seres místicos se encontram. Um vilarejo com uma famosa casa de banhos. Lá, os pais de Chihiro viram porcos e ela é ajudada por Haku, passando então a trabalhar no local. Entendo que ela passou por um processo que a amadureceu. Sua personalidade se torna mais forte e determinada conforme ela trabalha e enfrenta os problemas e os frequentadores da casa de banhos. Ao final ela se torna uma garota muito mais assertiva, determinada… como se aquilo sempre estivesse dentro dela.

Studio Ghibli – 5 lindos filmes e o que podemos aprender com eles

O Mundo dos Pequeninos

Aqui somos apresentados aos pequeninos. Seres que convivem nos mesmos lugares que os humanos, coletando itens para montar suas casas. Por isso, às vezes, as coisas simplesmente somem. Nessa história, Arriety é a filha única do casal de pequeninos que vivem há muito tempo em uma casa. Mas ela é muito aventureira e acaba sendo vista por Sho em uma de suas coletas. Ele é um menino que passou a habitar a residência de sua tia para se tratar de uma doença. E eles acabam se conhecendo; assim somos agraciados pelo sentido real da amizade. Não importando as diferenças, a amizade pode prevalecer e as pessoas podem se entender. Ainda que por ventura venham a se distanciar, sempre se lembrarão uma das outras.

Studio Ghibli – 5 lindos filmes e o que podemos aprender com eles

O Serviço de Entregas da Kiki

Uma das animações mais carismáticas do Studio Ghibli, pois você passa o tempo todo torcendo pela bruxinha Kiki e para que ela consiga conquistar seus objetivos. Pois como de costume, ela deixa a cidade onde viveu para buscar seu lugar em algum outro local, aprimorar suas magias e conseguir se virar sozinha. Acredito que aqui a lição fica por conta da força da determinação. Pois ela passa cada perrengue e as coisas não dão certo de jeito algum. Porém, ela consegue encontrar algumas pessoas que começam a gostar dela por ela ser quem é; e a querem bem, sempre tentando ajuda-la. O que também mostra que precisamos de apoio, por mais que queiramos realizar os nossos objetivos por conta.

Diz aí, vocês já assistiram a alguma animação do Studio Ghibli? Estão ansiosos pela nova animação?

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Redefinindo Minha Jornada Literária

    Tea time

    Maternidade e leitura: Redefinindo minhas Prioridades

    Por

  • Dois Meses de Cora: Descobertas, Desafios e Muito Amor

    Desvendando o Mito da Mãe Perfeita

    Tea time

    Além das Aparências: A Verdade por Trás da Maternidade Perfeita

    Por

  • Se entregando a maternidade e Valorizando os Pequenos Momentos

    estou aprendendo a dançar conforme a música

    Tea time

    Vivendo a Maternidade e Descobrindo Novas Versões de Mim

    Por

comentários

  • Alisson Gomes

    Oi Diego!!

    Então, para começar eu nunca vi nenhum filme do Studio Ghibli, ainda que eu só ouça elogios e mais elogios sobre os filmes, soube que eles entraram no catálogo da Netflix e fiquei de ver algum, mas, até agora não vi nenhum deles rsrs A Viagem de Chihiro já virou algo como cultura pop, eu nunca vi mas conheço a personagem kkkkkkkk espero ver algum dos filmes deles logo!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    responder
  • Luana Souza

    Tenho que tirar um dia pra maratonar os filmes do estúdio. Acho a estética e as histórias tão lindinhas (pelo menos dos que eu já assisti) que quero logo conhecer todos! O da kiki é meu favorito, acho essa bruxinha um chuchuzinho de tão fofa <3 quero fazer um cosplay algum dia! Adorei o seu desenho de Totoro *-*

    responder
  • Ivy Lacerda Montiel

    Oiii Diego

    O único que assisti foi a Viagem de Chihiro e lembro que gostei bastante, ainda preciso assistir O mUndo dos Pequeninos, eu gosto dessa premissa focada na amizade e na tolerância. A gente fica curiosa tb pela nova produção, mais moderna, mas como não li os livros da Diana Wine Jones fica difícil opinar, mas espero que seja incrivel e que traga aquele conforto gostoso que tanto precisamos nestes dias mais caóticos de isolamento.

    Beijos, Ivy

    http://www.derepentenoultimolivro.com

    responder
  • Bianca Ribeiro

    Oi Diego!!

    Eu só assisti um filme do Studio Ghibli e foi na TV! Quando anunciaram os filmes na netflix eu fiquei muito animada pra ver tudo mas acabei não vendo e ainda não sei o motivo, mas minha esposa adora!
    Do pouco que vejo, acho essas animações a coisa mais linda e só de ver seu post me deu vontade de parar tudo que tô fazendo pra assistir, desse fim de semana não passa!

    responder
  • Kênia Cândido

    Oi Diego.

    Vou ser bem sincera com você. Eu não conheço nenhuma das animações que você apresentou e até despertaram meu interesse com seu comentário de cada uma. Vou anotar as dicas para conferir . Parabéns pela postagem.

    Bjos

    responder
  • Vinícius Teodósio

    Fala, Diego, tudo bem?

    Nunca assisti a nenhuma animação do Studio Ghibli, mas sempre vejo a galera indicando no twitter, “ta triste? assista um filme do studio ghibli” e a vontade de assisti só aumenta, dei um google agora a pouco e vi que tem alguns títulos no catálogo da Netflix e já facilita bastante. Valeu pela indicação!

    Abraços!
    http://www.marcaslitararias.blogspot.com

    responder
  • Vanessa

    Olááá!
    Ahhh, gostei tanto das dicas! Eu sempre tive curiosidade de ver “Meu amigo Totoro” mas como tenho um certo pre-conceito com animações do tipo anime, achei que não fosse muito meu estilo.
    Vou pegar para ver esse final de semana, e aproveitar para tentar ver algum outro da sua lista se eu gostar, mas só pelos aprendizados que cada um passa, eu já gostei bastante!

    responder
  • Liv

    Amo as animações do Studio Ghibli, estou muito animada em saber que estão para lançar mais uma. Da sua lista meu preferido é A Viagem de Chiriro, apesar de ter conhecido o trabalho do Miyazaki por Meu Amigo Totoro (e a música não sai da cabeça). Desses que você listou o único que não assisti ainda é O Mundo dos Pequeninos, vou colocar na lista pra ver logo!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas | A Odisseia | Instagram

    responder
  • Alice Dantas

    Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos ?.

    responder
  • Ritch

    Eu amo demais os filme do Studio Ghibli! Não só pelas animações serem lindas e encherem os olhos, mas pelas lições presente nos enredos.
    O primeiro que vi também foi “A Viagem de Chihiro” e já devo ter assistido pelo menos umas 100 vezes, assim como “O castelo animado”, preciso assistir outros e já vou começar com alguns que você citou neste post *—*

    responder
Mais comentários
1 2

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Redefinindo Minha Jornada Literária

    Tea time

    Maternidade e leitura: Redefinindo minhas Prioridades

    Por

  • Dois Meses de Cora: Descobertas, Desafios e Muito Amor

    Desvendando o Mito da Mãe Perfeita

    Tea time

    Além das Aparências: A Verdade por Trás da Maternidade Perfeita

    Por

  • Se entregando a maternidade e Valorizando os Pequenos Momentos

    estou aprendendo a dançar conforme a música

    Tea time

    Vivendo a Maternidade e Descobrindo Novas Versões de Mim

    Por

ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café