Fotografia

Polaroid: De inovação fotográfica a câmera must have de estilo vintage

Polaroid: De inovação fotográfica a câmera must have de estilo vintage

Certa vez, o físico norte americano Edwin Land ouviu de sua filha de três anos (!!!) o questionamento sobre não poder conferir de imediato as fotos tiradas por ele. Foi aí que, em 1943, nasceu a Polaroid, uma máquina fotográfica instantânea que possibilitou que milhares de pessoas pudessem fazer seus cliques e, segundos depois, conferir as fotos.

Se desde seu surgimento ela já era um sucesso de vendas, foi no início dos anos 60, quando essa máquina passou a tirar fotos coloridas, que ela entrou de vez para o universo da cultura pop. A nova percepção de fotografia analógica, em conjunto com a baixa saturação das cores, a moldura branca e os pontos de desfoque, fizeram da Polaroid uma sensação, já que essa câmera revolucionou o conceito de revelação de fotos e criou uma estética todinha sua.

Essa máquina passou por inúmeras inovações e se tornou muito apreciada também por seu design inconfundível. Com a chegada das câmeras digitais, que possibilitaram que as fotos fossem vistas logo após o clique, muita gente decretou o fim da Polaroid. Após um curto período em que a empresa se dedicou exclusivamente aos negócios digitais, ela voltou a produzir os famosos modelos de câmera com design clássico.

A Polaroid Originals

Polaroid: De inovação fotográfica a câmera must have de estilo vintage

No início do século 21, a Polaroid Corporation estava falida por conta da evolução da fotografia digital. Nos anos que se seguiram, a propriedade intelectual da Polaroid foi dividida entre várias empresas, e acordos de licenciamento levaram à introdução de produtos da marca sem câmera, como os televisores. Em 2017, uma holding da Polaroid foi adquirida por um investidor polonês e a empresa tornou-se a Polaroid Originals, fabricante dos diferentes tipos de filme para Polaroid.

Vantagens da Polaroid Originals:

Como a Polaroid é, ainda hoje, uma das poucas analógicas que revela fotos na hora?

Polaroid: De inovação fotográfica a câmera must have de estilo vintage

Para revelar fotos logo após o clique, as máquinas Polaroid incluem os produtos químicos de revelação dentro do próprio filme. Por isso, ao disparar a foto, enquanto o papel fotográfico sai da máquina, ele passa por dois rolos que espalham as substâncias químicas por sua superfície. Por isso suas fotos podem ser conferidas no minuto seguinte.

Por que ter uma Polaroid?

Como você viu, a Polaroid é uma referência em fotografias por sua inovação. Além de ter sido sucesso no seu lançamento, diante de tantas novas tecnologias, ela ainda permanece como item essencial para viagens, eventos, passeios e qualquer outro momento da vida.

Mas como ela conseguiu se manter no topo? É porque ela une todos os atrativos de um produto Polaroid Originals sem deixar de lado as novidades. A empresa chegou a investir numa linha de smartphones e, posteriormente, anunciou o lançamento do modelo de celular Moto Z Snap em parceria com a Motorola. Esse aparelho permite que você revele suas fotos, como é marca registrada da Polaroid.

Além disso, a empresa lançou novas versões de suas nostálgicas câmeras, como a Polaroid OneStep 2 e a OneStep +. O modelo OneStep 2 chega como o sucessor da Polaroid OneStep, que é a máquina de fotos instantâneas mais famosa do mundo. O design que consagrou esse modelo permanece o mesmo, trazendo frescor vintage, mas com novidades: o conjunto de lentes é o melhor do mercado, a máquina possui flash embutido com duas lentes, Bluetooth para conectividade, porta USB que permite uma hora e meia de carregamento fácil e a bateria que pode durar até 60 dias. Apesar de todas essas vantagens, o que é, talvez, o maior atrativo da Polaroid OneStep 2 é o material com que é feita a impressão da foto.

Os recursos bônus da OneStep + são a opção de capturar duas fotos num único quadro, disparo remoto, dupla exposição, pintura de luz, temporizador automático, modo manual e acionador de ruído. Por causa dos acordos de licenciamento, existem outras câmeras com o rótulo Polaroid no mercado, mas não usam o tradicional filme para Polaroid. Para uma experiência verdadeira e que use os acessórios como o filme polaroid 600, é preciso adquirir um modelo da família OneStep.

Polaroid: De inovação fotográfica a câmera must have de estilo vintage

Por tudo isso, tirar fotos com Polaroid é uma aventura old school sem fim. Compacta, essa câmera tem um lugar especial mesmo na era digital por todas as qualidades que mostramos aqui nesse post. Para você ter suas melhores lembranças numa fotografia de bolso, essa câmera analógica proporciona uma experiência única, se tornando um dos mais indispensáveis acessórios de viagem.

Para quem está planejando uma viagem de verão e quer se divertir fotografando embalado pela luz do Sol, ou mesmo em momentos chuvosos, vale muito a pena levar essa máquina vintage na bagagem, porque ela ainda possui um estilo único de fotografia.

Gostou da minha avaliação sobre as câmeras Polaroid Originals? Minha dica é: abrace a nostalgia e crie lindas fotos a todo momento, pois um dia bonito merece cliques com a icônica Polaroid.

Leia também

Click Toys: Dia dos Namorados

Clayci

Week Click: Decoração de Natal 2017

Clayci

7 acessórios que vale a pena investir na fotografia

Clayci

12 comentários

Ana Caroline Santos 5 de maio de 2019 at 21:19

Olá, tudo bem? Ainda sonho em ter uma câmera dessa pois acho muito perfeita. Adorei a sua explicação e a indicação do novo modelo <3 Ficarei de olho para quem sabe algum dia compre. Sou dessas que curte coisas vintage, e uma Polaroid dessa encaixa no estilo né?! ÇSHAÇHSHA
Beijos,
https://diariasleituras.blogspot.com

Responda
Erika Monteiro 29 de abril de 2019 at 23:42

Oi, tudo bem? Essas câmeras são muito fotogênicas. Fotografando ou não elas ficam lindas na decoração. Meu sonho é ter uma instax mas aqui onde moro é tão difícil encontrar os papéis que era ficaria mais parada do que fotografando. Esse modelo em especial tenho visto em muitos filmes tem um ar vintage mesmo. Achei bem interessante o post. Beijos, Érika =^.^=

Responda
Beatriz Andrade 29 de abril de 2019 at 23:09

Que post lindo! Eu sou louca para ter uma Polaroid, mas eu sei que ficaria viciada e encheria a casa com várias fotos e acabaria tendo que comprar filmes o tempo todo kkkk Eu acho que as câmeras dão um charme à foto e as próprias fotos reveladas ficam lindas em composições de outras fotos.

Responda
Cabine de Leitura 29 de abril de 2019 at 08:06

Amoo tudo que seja vintage e queria ter grana para manter este estilo. A cerca de 20 anos atrás tirei uma foto Polaroid, que infelizmente perdi em uma mudança e essa semana vi que meu irmão e o namorado tiraram uma, me deu uma sensação de calorzinho e saudade no coração… bons tempos.

Responda
Clayci 29 de abril de 2019 at 17:09

Ahhh eu amava essa época, sempre quis ter uma e usava a do meu primo <3

Responda
Larissa Dutra 26 de abril de 2019 at 16:42

Olá, tudo bem? Ahhh, que postagem mais incrível! Eu sempre quis ter uma polaroid, porém minha situação financeira ainda não me permitiu, hahaha. Adorei a postagem!

Beijos,
Duas Livreiras

Responda
Camila Faria 25 de abril de 2019 at 15:01

Oi Clay, eu acho a Polaroid um charme! Adoraria ter uma. Adoro esse estilo analógico de fotografar, eu tenho uma Diana Mini. 🙂

Responda
Bianca Ribeiro 25 de abril de 2019 at 11:59

Eu não entendo muito sobre polaroids, mas seu post me ajudou bastante a entender kkk
Eu acho legal o formato que as fotos saem da camera, acho super fofo, mas eu nunca tive uma, não sei porque. Acho que teria uma só pra deixar de enfeite de tão bonitinha que ela é!
Eu também vi esse negócio do celular, achei super inovador, apesar de pensar que isso deve ser meio mentira, mas eu também nunca vi ninguém com esse celular e não posso afirmar nada.

Adorei seu post, Clayci! <3

Responda
Vitória Bruscato 25 de abril de 2019 at 11:55

A Polaroid além de ter essa função incrível e revelar fotos na hora, tem um design lindo, né? Meu sonho é ter uma!

Responda
Lívia Madeira 24 de abril de 2019 at 12:21

com certeza eu lembro que a polaroid surgiu como uma camera super inovadora e agora é um item vintage super descolado, queria mt ter uma

http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Responda
Beatriz Cavalcante 24 de abril de 2019 at 11:43

Eu acho muito fofa essa câmera e teve uma época que eu queria ter várias analógicas. Acabou que eu comprei uma instax e quase não uso porque o filtro é muito caro, então uso só em viagens hahaha. Mas ainda tenho vontade de ter uma polaroid (mais pra enfeite) e uma diana mini que também é super lindinha. <3

Responda
Clayci 29 de abril de 2019 at 17:17

também acho muito caro os papéis para revelar

Responda

Deixe um comentário

* Seu comentário será enviado para aprovação.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE