Romance

Poderosa #1 – Diário de uma garota que tinha o mundo nas mãos

Poderosa #1 - Diário de uma garota que tinha o mundo nas mãos

Poderosa é uma série de livros do autor Sérgio Klein, publicado pela editora Fundamento em 2006.

SOBRE A HISTÓRIA PODEROSA

O que posso dizer sobre a Joana Dalva? Acho que devo começar pelo seu nome, pois ele foi escolhido a dedo, ou melhor, por desentendimento dos seus pais. Sua mãe é professora de História e fascinada pela vida de Joana D’Arc, por isso deixou claro que iria homenageá-la com o nascimento da filha. Porém, seu pai quis homenagear a sua mãe que tinha falecido pouco tempo antes dela nascer, por isso escolheu o nome de Dalva e só a chama de Dalvinha.

E por falar em desentendimento dos pais, Joana Dalva está acompanhando o fim do casamento dos dois. Ela tem 13 anos e mora com o seu irmão caçula Xandi e sua vó Nina. Sua vó sofreu um derrame e desde então não interage com ninguém.

Às vezes me sinto predestinada e divina, uma bruxa capaz de criar ou destruir com as palavras que joga no caldeirão. Mas nem tudo se resolve com bruxaria.

Deixando os problemas da casa de lado, Joana Dalva sempre foi uma boa aluna e apaixonada pelo Guto (o garoto mais bonito da escola). Acontece que Dannyelle também tinha sentimentos por ele e para irritar Joana, fazia de tudo para chamar a atenção do garoto (e do resto da turma).

Poderosa #1 - Diário de uma garota que tinha o mundo nas mãos

Tudo começou a mudar quando o professor de História pediu para a classe fazer uma redação sobre a Joana D’Arc.  Esse tema não seria problema nenhum, pois Joana poderia contar com a ajuda da sua mãe que sabia tudo sobre o passado dela, não é mesmo? No entanto, Joana Dalva sonha em ser escritora e então decidiu criar a sua versão dos fatos e mudar o passado da Joana D’Arc. Só que ela não imaginava que a suas palavras teriam tanto poder a ponto de mudar o rumo da História.

Depois dessa descoberta a vida de Joana Dalva perdeu o controle. Ela quis salvar o casamento dos pais, curar a sua avó e se pudesse conquistaria a paz mundial. Só que no meio dessa bagunça, Joana descobre ter um admirador secreto; ela vive recebendo bilhetinhos anônimos e acredita que essa pessoa é o Guto, já que ele começa a se aproximar dela. Como será que ela lidará com essa mudança toda?

MINHA OPINIÃO

Não sei como demorei tanto tempo para ler essa série. Quando publiquei a foto do livro no meu instagram, várias pessoas disseram que leram essa história na adolescência. Poderosa não é um lançamento, pois ela foi publicada pela editora Fundamento em 2006. Entretanto, está edição é nova! A linguagem foi atualizada e essa mudança fez toda a diferença.

Poderosa #1 - Diário de uma garota que tinha o mundo nas mãos

É uma série voltada para um público mais jovem, por isso é leve e descontraída. Mas os problemas vividos pela protagonista são bem reais. Os seus pais não conseguem mais conviver juntos e isso acaba influenciando no relacionamento com os filhos. No início, Joana Dalva, ficou preocupada com essa ausência; e quando sua mãe soube sobre o poder da filha, pediu para que ela fizesse com que se pai voltasse.

O mundo está nas suas mãos, menina. Você tem o poder de mudar a vida de qualquer pessoa

Apesar de conseguir unir a família novamente, e até mesmo curar a sua avó, no decorrer da história ela vai se dando conta de que mesmo fazendo essas alterações (com a melhor das intenções), ela não consegue impedir o futuro de agir por conta própria. Ela não tem garantia de que seus pedidos darão certo. Poderosa é uma leitura leve, divertida e reflexiva. Imagina o poder de transformar as suas palavras em realidade? Admito que já pensei nisso quando era mais nova, mas hoje é algo que me assusta.

Sem falar que ver o crescimento da personagem me deixou nostálgica. Me lembrei do tempo do colégio, do primeiro amor, e até mesmo dos trabalhos que tive que apresentar na frente da classe. O final do livro me deixou um pouco triste, não pela forma com que o autor finalizou, mas pelo que aconteceu (não darei spoilers). Contudo como se trata de uma série, acredito que terei muitas surpresas com a continuação. Vocês já leram Poderosa?

Poderosa #1 - Diário de uma garota que tinha o mundo nas mãos

Beijos

 

 

Leia também

Anita Garibaldi – L. Frescura & M. Tomatis

Clayci

Quando As Estrelas Caem – Amie Kaufman e Meagan Spooner

Clayci

Dumplin’ – Julie Murphy

Clayci

5 comentários

Carol Garcia 30 de agosto de 2018 at 07:59

Clay… meu comentário foi? :/

Responda
Carol Garcia 29 de agosto de 2018 at 15:46

Oi Clay, lindona!!! Tudo bem?

Meu que resenha mais delicia de ler. Parece que você tá sentada na minha frente contando cada detalhezinho desse livro.

Nunca tinha visto nada sobre ele nem sobre o autor. Mas adoro histórias assim, adolescentes que envolvem fantasia, magia. É um dos meus tipos de leituras favoritos.

Amei as páginas internas dos livros. Tudo bem ‘menininha’. Me lembrou até um diario ou agenda, coisa que fiz muito na adolescencia.

Beijao!!

?

Responda
Clayci 4 de setembro de 2018 at 16:14

Isso! É como se fosse um diário e isso deixou tudo mais incrível *_*

Responda
Rebeca 29 de agosto de 2018 at 01:37

Oii, nossa há um tempo eu ouvi falar desse livro e lembro que teve uma época todas as minhas amigas estavam lendo (menos eu haha). Ficou bem bonita esse nova edição, fiquei curiosa na atualização da linguagem. Mesmo sendo um livro pro público jovem, me parece ser daqueles livros que você lê numa sentada haha. Beijos

Responda
Clayci 4 de setembro de 2018 at 16:13

Ahh essa nova edição ficou linda.
As expressões foram atualizadas para a nova geração rs
E achei isso incrível.

Responda

Deixe um comentário

* Seu comentário será enviado para aprovação.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE