Pesquisando imóveis: Chegou a hora de juntar as escovas

por Posted on 14 Comments 3 min leitura 82 visualizações

O Di e eu estamos em uma fase do relacionamento em que percebemos que nos ver de vez em quando já não é o suficiente. Costumo dizer que estamos morando juntos mesmo que em casa separadas, pois tem tantas coisas minhas na casa dele (e vice-versa), fora o fato de sentirmos falta da presença um do outro.

Concordamos que já estamos prontos para iniciar uma vida a dois. No entanto, sabemos que mesmo com a decisão tomada devemos planejar tudo antes de juntarmos as escovas (que já estão juntas no banheiro dele, vai entender). Já decidimos a região que queremos morar aqui em São Paulo e até procuramos alguns apartamentos à venda.

É engraçado porque (pelo menos por aqui) nunca nos atentamos a detalhes que são importantes na escolha de um imóvel. Visitar um decorado, por exemplo, pode ser divertido, mas ter que discutir sobre financiamento, custos, transações e documentações pode ser desanimador. Então se você for como eu, que sempre morou com os pais e nunca precisou ter contato com esse tipo de burocracia, terá dor de cabeça.

Nossa sorte é que não estamos sozinhos nessa. Temos o apoio da nossa família – principalmente do sogro que é formado em Direito e tem uma experiência nessa parte de imóveis. Ele deu algumas dicas preciosas antes de fecharmos qualquer negócio.

1- Definir o tipo de imóvel que queremos comprar

Quando ele fez essa pergunta – como se estivéssemos fazendo uma prova – respondi toda segura: apartamento. Mas depois me dei conta que não era essa a resposta correta. Há vários tipos de imóveis residenciais e se vamos investir em algo, temos que pesquisar antes.

Se você quer comprar uma casa, por exemplo, há opções térreas – com todos os cômodos em um único lugar e aquelas com andares. E é a mesma coisa com o apartamento (sem falar que tem kitnet, flat). Pode parecer algo óbvio (e realmente é), porém definir o tipo de imóvel que queremos ajuda a economizar tempo.

2 – Saber quanto podemos investir

E aqui precisa rolar total sinceridade. Não adianta sair por aí procurando um imóvel, encontrar um que você goste e assumir um compromisso antes de confirmar suas condições com o banco. Para evitar frustrações o ideal é saber quanto consegue financiar antes de sair comemorando.

Como temos o nosso sogro para ajudar, fica mais fácil fazemos simulações de empréstimos. No entanto, se você estiver sozinho nessa não tenha medo de perguntar e pesquisar em todos os bancos que puder. Eles sempre oferecem um crédito pré-aprovado e dessa forma fica fácil saber o quanto da sua renda ficará comprometida com as possíveis parcelas.  Lembre-se sempre que imprevistos podem surgir. Por mais que você faça a compra em um bom momento financeiro, pode surgir alguma dificuldade como desemprego, doença e etc. Por isso é importante sempre deixar algo reservado.

3- Não ter medo de perguntar

Eu sou super insegura e o Di já está acostumado com as minhas inúmeras dúvidas. E é claro que não será diferente na compra do imóvel. Não tenho vergonha de admitir que não entendo nada sobre o assunto. Meu sogro disse que posso perguntar à vontade, desde que encontre uma forma que tudo seja registrado. Seja por e-mail, contrato, documento, porque dessa forma eu posso recorrer caso algo não saia como o combinado. Sem falar que é sempre bom saber com quem você está conversando, por isso tente conhecer as pessoas envolvidas no negócio.

Será que vamos conseguir achar nossa casa dos sonhos?

 

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 Comments
  • Ane Reis
    maio 6, 2018

    Oie Clayci =)

    Ah!! Vocês formam um casal tão lindo <3 Fiquei muito feliz em saber da novidade!
    Como já trabalhei em imobiliária sei o quanto a parte burocrática pode ser chata e cansativa, mas o importante é vocês decidirem tudo com calma e encontram o cantinho perfeito para os dois. Afinal, o mais importante vocês já tem que é um ao outro.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    • Clayci
      maio 7, 2018

      Muito obrigada Ane <3

      Eu trabalhei alguns meses em uma imobiliária, mas isso foi ANOS atrás hahahahha nem lembro de mais nada.

  • Karolini Barbara
    maio 5, 2018

    Caraca! Acho corajoso quem já está nessa onda de morar junto com alguém, meus planos até hoje (neste exato canal, neste exato momento) é de morar sozinha e construir minha própria biblioteca, *-*
    Mas, voltando a morar junto, ainda tenho um pequeno negócio que não me deixa entender essa parte de dividir o meu espaço. Acredito que já divido tanto meu espaço com minha mãe e irmão, que acabei querendo um canto só meu, do meu jeitinho. xD

    • Clayci
      maio 7, 2018

      hahahaha super te entendo
      Não serei aquelas pessoas chatas que falam que vc vai mudar com o tempo, pq eu sei que não é verdade.
      O Di me conhece bem e sabe que gosto de um canto só meu, então provavelmente terei que ter um pra quando quiser ficar sozinha..

      Beijos

  • Débora
    maio 5, 2018

    Oi Clayci. =]
    Que bom que vocês estão começando a viver um novo momento do relacionamento de vocês. Muito sucesso nessa nova fase, torço muito para que vocês possam encontrar um cantinho legal e aconchegante para morarem. Embora morra de vontade de ter meu próprio cantinho ainda não estou pronta para ir atrás de um novo lar para mim mas estou batalhando pra isso. ^^ Mesmo assim gostei muito das suas dicas e já estou tomando elas para mim pois imagino (certeza praticamente) que irei sentir as mesmas dificuldades e dúvidas quando chegar a minha hora de procurar um imóvel. Compartilha mais dessa experiência por aqui. Vou adorar ler. =)
    Beijinhos

    • Clayci
      maio 7, 2018

      Ahhh obrigada Debora <3

      Espero que antes de formalizar qualquer coisa eu consiga compartilhar aqui sim *_*

  • Aline Amorim
    maio 4, 2018

    Nada melhor que um cantinho para chamar de nosso!
    Eu espero que vocês consigam encontrar uma casa conforme vocês sonham!
    Beijos

    • Clayci
      maio 7, 2018

      Que assim seja <3
      Obrigada Aline

      Beijos

  • Luciana Midory
    maio 3, 2018

    Que máximo, Clayci! Eu moro junto com meu boy magia (ahahahaha ele me mata se ler isso) há 6 anos e é a coisa mais gostosa <3
    Comprar um imóvel é bem complicado… nós passamos por essa fase de procura, mas acabamos desistindo por um tempo. Essas dicas realmente são bem úteis para quem for procurar 🙂
    E boa sorte para vocês! Com paciência, com certeza vocês encontram a casa dos sonhos 😀
    Beijos!

    • Clayci
      maio 7, 2018

      Imaginando a reação dele ao ler o boy magia hauhauhauhauhuhuah <3
      Obrigada, Lu.

  • Emy
    maio 3, 2018

    AHHHH meu Deus, que alegria! Parabéns pela decisão, Clay ? Vida a dois não é fácil, mas é uma etapa importante na nossa vida! Desejo muita sorte, muita sabedoria e muitas felicidades!
    E que bom que vocês têm o apoio do sogro nessa parte burocrática, né? Eu sou que nem você, meio perdida nessas questões hahaha

    ? Um beijo ?
    Meraki | Emy Teranishi

    • Clayci
      maio 7, 2018

      Será que vamos morar perto? hahahahahahahahha <3
      Obrigada Emy

      Beijos

  • Cassia
    maio 3, 2018

    Puxa, que legal saber que vcs estão colocando as coisas em prática pra ter uma casinha <3 Meu namorado e eu também estamos planejando essa mudança, mas é algo que vamos fazer daqui uns 2 anos (antes estamos querendo viajar). Adorei as dicas desse post! E ainda bem que você tem um sogro que consegue te ajudar nas dúvidas, ahhaha!

    Beijos e boa sorte!

    • Clayci
      maio 3, 2018

      Obrigada Cassia.

      É uma vontade nossa, mas sabemos que não dá pra realizar da noite pro dia, né?
      <3 mas aos pouquinhos dá certo.

Previous
Sorteio de aniversário do blog – (28 livros)
Pesquisando imóveis: Chegou a hora de juntar as escovas

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE