Ficção Científica

Os Seis Finalistas – Alexandra Monir (A guerra contra o meio ambiente)

Os Seis Finalistas - Alexandra Monir

Os Seis Finalistas é o primeiro livro de uma série da autora (também  cantora e compositora) Alexandra Monir. Ele foi publicado pelo selo Jangada e a Sony Pictures já adquiriu os direitos cinematográficos da obra. É um romance YA (Young Adult) de ficção científica.

SOBRE A HISTÓRIA OS SEIS FINALISTAS

Em Os Seis Finalistas vamos acompanhar os humanos “em guerra” contra um meio ambiente hostil e severo. Ou melhor, vamos conhecer os poucos sobreviventes depois dos desastres naturais causados pelas mudanças climáticas. A Terra se tornou inabitável por conta da inundações. Tsunamis agora são episódios naturais e o mundo está desesperado por uma saída. Por conta dessas tragédias, muitos morreram e os recursos estão escassos.

Foram escolhidos 24 jovens em cada lugar do mundo para uma missão espacial. Eles serão treinados e passarão por vários testes, sendo que apenas 6 destes, serão designados para estabelecer uma civilização na lua de Júpiter, Europa. Vamos acompanhar melhor esse treinamento na visão dos dois protagonistas Naomi e Leo. Naomi é uma iraniana americana e a sua área de estudo é a engenharia da computação, já Leo é um nadador de medalha olímpica italiano.

Você fica insensível às tragédias diárias, até a próxima acontecer com você.

Os Seis Finalistas - Alexandra Monir

Naomi é a única candidata cuja família ainda está intacta, mesmo depois dos desastres naturais. Tanto a mãe quanto o pai ainda estão vivos, assim como seu irmão mais novo Sam (que tem problema de saúde). Por conta disso ela não quer ser uma das selecionadas e ter que deixar a Terra. Leo perdeu toda a sua família e ele enxerga essa oportunidade como uma segunda chance de vida, por isso ele dá o seu melhor na competição e espera ser um dos seis finalistas.

O foco da história está na relação que vai surgindo entre Naomi e Leo; por isso não temos muitas informações sobre os personagens secundários. Naomi é inteligente e uma cientista fiel ao seu campo de estudo, diante disso é uma pessoa cética e não está entusiasmada com essa missão. Logo que ela foi selecionada entre os 24 jovens, ela tentou sabotar suas chances, mas se deu conta de que não seria tão fácil e que se fosse pega, teria que sofrer as consequências. Esta não é uma missão voluntária, ou seja, os selecionados não tem escolhas e terão que dar o melhor de si em todos os testes.

Eu sei o quanto é fácil se apegar à primeira resposta que se recebe em meio ao torpor do choque…

Os Seis Finalistas - Alexandra Monir

Por ter uma mente brilhante, Naomi desconfia da missão e faz de tudo para descobrir os verdadeiros planos do governo. Ela sente que seus amigos de equipe estão correndo risco e tenta se aprofundar para expor os esquemas da missão. Só que pra ela conseguir espaço e informações, terá que contar com a ajuda de Leo, que oferece suporte desde que isso não o prejudique e o corte da competição.

MINHA OPINIÃO

Vocês não imaginam a minha dificuldade de resumir a história sem dar nenhum spoiler que comprometa a experiência de vocês. Eu gostei de ler Os seis finalistas e confesso que foi impossível não imaginar a veracidade da história, tendo em mente a situação real em que vivemos (nossas constantes adversidades com o meio ambiente). Foi por isso que gostei da forma com que a autora trabalhou a trama e desenvolveu os personagens principais.

No entanto, confesso que me incomodei com algumas coisas enquanto eu lia. Uma delas foi o romance entre Naomi e Leo. Eu queria ver os dois juntos, claro, Leo é incrível e se tornou o meu personagem favorito. Mas esse foco no romance fez com que várias partes interessantes fossem omitidas. Por exemplo, foram poucos os desafios que foram detalhados. Sem falar que senti falta da história de outros; todos ali tinham um passado e uma dor para carregar e acredito que eles mereciam mais destaques.

Os Seis Finalistas - Alexandra Monir

Você só se dá conta de como está envolvido com o lugar de onde é quando ele é tirado de você.

Adorei o fato da autora criar personagens com diversas origens culturais; e também de ver uma mulher como mente brilhante na história. Mesmo achando que Naomi foi um pouco egoísta em algumas partes, ela é incrível e sensata. Leo se tornou o meu personagem favorito, porque assim como a maioria ele perdeu todas as pessoas que amava. Contudo, não ficou se lamentando e fez disso uma segunda chance de vida. Ele se apegou à oportunidade e quis mostrar o seu melhor para representar aqueles que ficaram no seu país.

Os seis finalistas foi uma leitura prazerosa e o desfecho foi fácil de digerir. Mesmo ficando ansiosa pela continuação (e imaginando como a autora dará continuidade à história), finalizou do jeito certo: sem mais nem menos. Super recomendo a leitura.

 

 

 

Leia também

Os Eternos: O Legado – Amie Kaufman e Meagan Spoomer

Clayci

Donnie Darko – Richard Kelly

Clayci

Guerra Sem Fim – Joe Haldeman (sobrevivendo ao ambiente hostil de mundos alienígenas)

Clayci

19 comentários

Paulo Arnito Lamb 3 de janeiro de 2019 at 21:25

Recebi de presente de meu filho. Li o mesmo, desde o inicio o assunto me prendeu de tal maneira, pelo seu conteúdo e pela natureza do mesmo e pelo estilo. Um assunto cativante e muito atual que tem muito a ver com o momento atual, devido a tantas catástrofes que são ocasionadas pelas mãos humanas em sua maior parte. Um livro sempre me representa um novo conhecimento. Parabenizo a autora Alexandra Monir e aguardo pela continuidade,

Responda
Paulo Arnito Lamb 3 de janeiro de 2019 at 21:07

Li o livro e achei bastante interessante em sua abordagem e pelo seu tema que é fundamental em nossos dias. Temos um belo planeta, mas sabemos respeitá-lo? O enfoque é bastante atualizados tendo em vista tantas catástrofes que vem ocorrendo que nada mais significa o desrespeito do homem para com a natureza. Foi a primeira leitura do ano e aguardo sua continuidade

Responda
Minhas 5 melhores leituras do ano e o que aprendi com elas - 19 de novembro de 2018 at 18:00

[…] Os Seis Finalistas – Alexandra Monir (A guerra… […]

Responda
Kelly 7 de setembro de 2018 at 12:25

Oi Clay,
Já vi essa capa passeando por aí e confesso que fiquei curiosa, mas ao mesmo tempo que adorei sua resenha, percebi que o foco do livro não é o sci-fi o que me decepciona, porque dá pra elaborar sem perder o romance, mas enfim dica anotada, quem sabe mais pra frente não leio

Beijokas

Responda
Clayci 10 de setembro de 2018 at 19:01

Como não curto tanto romance, me incomodei com esse detalhe.
mas não me arrependi de ler =D

Responda
NIZETE RIBEIRO 4 de setembro de 2018 at 20:58

Olá!
Esse livro tem uma proposta muito boa e é bastante reflexiva. A terra de fato não está longe de sofrer transformações irreversíveis que a tornará inabitável.
Somos maus e mal-educados, não merecemos tudo que há nela.O destino do planeta sempre esteve as nossas mãos, e o que fizemos por ele? NADA
Anotado a dica
Nizete
Cia do Leitor

Responda
Clayci 10 de setembro de 2018 at 18:20

Concordo plenamente, Nizete!

Responda
Kênia Cândido 2 de setembro de 2018 at 16:46

Oi Clayci.

Eu gostei da sua resenha e achei o enredo interessante. Fiquei bem curiosa no romance entre Naomi e Leo e quero saber porque porque achou que o foco do romance fez com que várias partes interessantes fossem omitidas. sua dica está anotada e parabéns pela resenha. Quero conhecer essa história o mais rápido possível.

Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

Responda
Clayci 4 de setembro de 2018 at 16:23

Ahhh torcendo para vc gostar da leitura <3
Ansiosa pela continuação

Responda
kênia Cândido 28 de agosto de 2018 at 23:13

Oi Clayci.

Eu tenho muita vontade de ler este livro, pois ele contém uma sinopse bem interessante, mas minha curiosidade aumentou em descobrir as partes interessantes fossem omitidas por causa do romance. Com certeza vou querer ler essa história e conferi-la de perto. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

Bjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

Responda
Clayci 4 de setembro de 2018 at 16:13

Espero que curta a leitura =D

Responda
Beatriz Andrade 27 de agosto de 2018 at 23:27

Caramba, Clayci! Que premissa mais interessante. Eu não conhecia o livro ainda e já gostei do enredo. Parece ser uma excelente leitura e adorei a sua dica. Gostei muito de ver a sua resenha e poder conhecer um pouco sobre essa trama, muito instigante. Espero poder ler em breve e matar a minha curiosidade.

Responda
Clayci 4 de setembro de 2018 at 15:56

Torcendo para vc conseguir dar uma chance pra esse livro <3
Acho que vc vai gostar

Beijos

Responda
Debyh 23 de agosto de 2018 at 21:36

Olá,
Eu estava realmente me interessando pelo livro até chegar na parte que o romance estragou todo o resto hahahaha. Li um livro em que isso aconteceu faz pouco tempo então quero passar longe de livros assim por um tempo. Mas apesar disso eu curto a vibe scifi, quem sabe não me empolgo depois!

Responda
Clayci 4 de setembro de 2018 at 13:39

HAHAHAHAHAH
Eu costumo falar que essa parte varia de gosto, né? Eu não sou muito fã de romance e como tem um enredo bem legal, pensei que a autora iria focar nisso. Mas espero que melhore isso no segundo livro, pois a forma que terminou deu a entender que vai demorar pro romance acontecer =P

Responda
Caverna Literária 23 de agosto de 2018 at 20:02

Oi, Clayci!

Eu quaaaase comprei esse livro na Bienal, fiquei mega dividida entre ele e O assassino do zodíaco da Jangada, e acabei levando o segundo, mas ainda quero e muito ler Os seis finalistas. Adorei a sua resenha e conhecer um pouco melhor sobre a história. Sou doida por romance e misturar esse elemento com fatos científicos deve ser sensacional.

xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com/

Responda
Clayci 4 de setembro de 2018 at 13:37

HAHAHAHAH EU FIQUEI ENTRE ESSES DOIS LIVROS TBM, ACREDITA?
Só que deixei o Assassino do Zodíaco pra trás quando li a sinopse, pensei que era uma coisa e acabou sendo outra (mas ainda quero dar uma chance).

Beijos

Responda
Gabriela Erler 23 de agosto de 2018 at 10:13

Oi! 🙂
Vi muita gente recebendo esse livro e desde que vi a sinopse fiquei curiosa pela história. Adoro livros de ficção científica e pelo que disse na resenha, parece ser uma história muito interessante. Achei bacana a ideia do plot da história, uma pena que o romance pecou em alguns momentos. Espero que logo logo eu consiga dar conferida nessa história também.

Beijos, Gabi
http://www.reinodaloucura.com

Responda
Clayci 4 de setembro de 2018 at 13:25

Vi algumas pessoas recebendo esse livro tbm e logo chamou a minha atenção.
Sobre o romance, mesmo sendo proposital, depende da pessoa que ler hahahaha
Eu sou muito direta, e não curto muito romance, por isso senti esse exagero. Preferia mais cenas de scifi =P
Mas estou ansiosa pela continuação haha

Beijos

Responda

Deixe um comentário

* Seu comentário será enviado para aprovação.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE