Lentes de contato: um desabafo de quem sempre usou óculos

por Clayci
5 comentários
Trocando os óculos por lentes de contato

Eu uso óculos desde bebê. Comecei a usar com 6 meses de vida e desde então tem sido o meu companheiro. Nasci com vários problemas na visão: nistagmo (movimento rápido e involuntário dos olhos), hipermetropia, astigmatismo e albinismo ocular (os olhos foram afetados por falta de pigmentação). E apesar de não ter um tratamento específico para esta condição, quando criança precisei usar tampões para “corrigi-los”.

Nunca me incomodei em usar óculos, pelo contrário, estou acostumada e sinto falta quando não estão por perto. No entanto, a rotina de quem precisa usá-los é cheia de pequenas aflições. Só quem usa entende a sensação de deitar no sofá e sentir aquela dor na orelha esmagada pela haste dos óculos, sem falar que ele fica todo torto na cara depois. Também lida com o fato de precisar limpá-lo de 5 em 5 minutos…

Usando lentes de contato

O lado positivo é que atualmente existem várias opções no mercado para quem precisa usar algo que auxilie na visão. Além de inúmeras variedades de armações de óculos, também existe a possibilidade de usar lentes de contato. E pesquisando, descobri que as lentes de contato biofinity é uma das marcas mais buscadas por quem necessita desses itens. Porque a proposta da marca é oferecer o equilíbrio ideal entre flexibilidade, hidratação, suavidade e oxigenação.

Mesmo gostando dos meus óculos, quero passar com um oftalmologista para analisar esta possibilidade de uso. Vi que esta marca disponibiliza diversos graus para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Pode parecer bobagem, mas a lente me ajudaria em inúmeras situações em que os óculos acabam atrapalhando, como: me maquiar, usar máscara, cozinhar, praticar esportes e até assistir a uma série deitada no sofá, do jeito que eu quiser.

Além disso, passa a ser uma alternativa para quem tem problemas de visão, ficando menos dependente de um par de óculos. Pois acidentes podem acontecer e com as lentes à sua disposição, você não ficará sem enxergar. Poderá também alternar seu visual sem se preocupar e se sentir mais confortável durante sua rotina diária.

Você também poderá gostar:

5 comentários

Marina 22 de novembro de 2020 - 00:06

Oi Clayci!

Eu uso lentes há dez anos. Foi uma das melhores decisões que tomei na vida. Tenho 7,50 graus de miopia, não consigo mexer no celular sem lente/óculos mais. Mesmo usando lente pra corrigir, eu aumento fonte de tudo que uso, chego perto das coisas, enfim. Os dias que eu preciso passar de óculos, por algum motivo, são os piores da minha vida, parece que nem consigo me concentrar nas coisas direito, incomoda pra tomar café, pra tomar banho (nem dá né), pra deitar, pra mexer no celular, fica caindo do rosto, engordura, não dá pra andar na chuva… é tanto defeito que dá pra fazer uma lista. Enquanto que a lente eu nem lembro que uso, só a noite, quando começa a incomodar (meus olhos ficam secos quando estou com sono).

Eu uso as lentes da Johnson, aquelas descartaveis, que pode usar por mais de um mês (três no máximo, segundo minha oftalmo), nunca tive problemas com elas. Os únicos problemas que tive foi com a solução de limpeza, que você precisa ter um cuidado redobrado na hora de escolher uma marca (comprei uma que a lente deixava uma marca vermelho no meu olho, ficava claramente irritado, usei por dois dias, e tive medo de perder minha visão, mesmo sem nenhum outro efeito além dessa irritação).

Espero que consiga se livrar desse incomodo!

resposta
Angela Cunha 18 de novembro de 2020 - 14:06

Riqueza!!Então rs
Eu tenho 15 anos de experiência com lentes de contato. Dos 15 aos 30, as usei. Até que elas cortaram minhas duas córneas. Tenho ceratocone desde que fiz 15 anos.
Trocava as lentes uma vez ao ano, depois a cada 6 meses e no fim, a cada 3 meses. A doença não deu trégua.
Resumindo: Perdi a visão dos dois olhos. E fui para transplantes. Filas intermináveis, tratamento para curar as córneas feridas, cegueira total por um ano.
O primeiro transplante deu errado, pois tive uma parada respiratória no meio da cirurgia. O hospital não quis me operar do olho direito. Omiti a asma e 1 ano e 3 meses depois, estava noutra mesa de outro hospital.
Hoje, tenho 20% de visão em um olho e 40% em outro. Hoje quando durmo, nunca sei se vou estar enxergando no dia seguinte. Estou em tratamento, pois a visão só vem caindo. O Cone voltou, estigmatismo e mais um monte de coisa rs
Daqui uns 15 dias devo ir para um teste de lente de contato, pois os óculos não dão conta mais.
Mas eu chego a tomar banho de óculos, dormir, reclamar. Mas não me vejo sem eles. Aliás, não vejo sem eles rs. nadinha!
Tá, eu só queria falar..e falar! rs
Beijo

resposta
Marina 22 de novembro de 2020 - 00:01

Que tipo de lente você usava? Seu comentário me deixou aterrorizada rsSou usuária de lentes de contato há 10 anos, mas uso aquelas descartaveis, de silicone-hidrogel. Tenho pavor de lesões nos olhos, minhas pernas ficam bambas rsrs

resposta
Lívia 17 de novembro de 2020 - 18:08

Lente salva vidas em algum momento! Eu uso óculos desde os 6 anos de idade e há cerca de 2 anos comecei a usar lentes de contato. Não consigo usar diariamente por 3 motivos:
1- meus olhos são muito secos (dá pra usar colírio mas sou relaxada)
2- tenho conjuntivite alérgica, e coço muito os olhos o tempo todo (não pode), com a lente as vezes ela dobra e escapa
3- tenho astigmatismo junto com miopia, mas o grau é baixo, então não compensa financeiramente fazer uma lente personalizada e a lente só para a miopia as vezes fica estranha quando tento ler, usar o computador, enfim, atividades do meu dia-a-dia.
Então acabo usando a lente nos dias que vou ao centro cirúrgico ficar de máscara (porque realmente não fica embaçando (agora com o corona tem que usar máscara sempre, aí me adaptei a usar com óculos mesmo para evitar coçar o olho), para sair de casa, em festas, estágios que não vou ter aulas expositivas ou não vou ter que ler muita coisa, para dirigir com óculos de sol (melhor coisa da vida, eu nunca uso óculos solar porque nunca fiz um com grau, aí só uso quando coloco lente) e quando viajei para um lugar que nevava eu só usava lente o tempo todo porque era impossível usar óculos. Embaçava, molhava, congelava hahahahha…. Ah, uso muito a lente também em dias chuvosos e para praticar exercícios físicos, porque óculos atrapalha demais e fazer sem enxergar é péssimo. Enfim, elas ajudam muito e são bem confortáveis. Cuidando direitinho, duram bastante também. E é tudo questão de costume. Depois que aprender a colocar, a aflição passa e fica fácil…
Sucesso com as lentes! Vai adorar!

resposta
Lara Cristina Araújo Kneip 17 de novembro de 2020 - 16:30

Sei bem como é a sensação de se livrar dos óculos. Por muitos anos tive que usar óculos ou lentes e depois que fiz a cirurgia me libertei de vez. Mas as lentes já são uma ótima mudança, com certeza dá pra se sentir mais livre. :DDD

Relíquias da Lara

resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar

Privacidade