Fotografia

O que meu blog tem que o seu não tem?

saidaminh_new

Já perdi a conta do número de vezes que rascunhei essa publicação! É um tal de apaga, adiciona, apaga, coloca de novo, apaga novamente…”O que meu blog tem que outro não tem?” Já fiz essa pergunta várias vezes, antes mesmo desse post! Quando decidi criar um espacinho ali em cima de “Anuncie” tive que me perguntar várias vezes o que eu tinha para oferecer.

IMG_14611
Casal que fotografei no jardim botânico. Explicando a composição: A camiseta dele está combinando com a grama, coloquei os corações de feltro para contrastar a cena.

Conclusão: Meu blog não é diferente dos demais! Aqui eu publico fatos sobre mim, compartilho trabalhos legais que encontro na internet, dou opinião sobre livros que eu li e gostei e faço a mesma coisa com filmes, músicas, eventos…

IMG_1422
Ensinei a fazer uma bolinha de natal em formato de “Tardis” da série “Doctor Who“. Explicando a composição: A história se passa em Londres, por isso, os objetos do segundo plano.

Acredito que o que diferencia o meu blog é a preocupação das imagens, afinal, trabalho com fotografia e sempre quero mostrar o melhor que faço. Encontro muitos blogs (independentemente do segmento escolhido) que não se preocupam com a composição e exposição das ideias!

IMG_1850
Resenha do livro: “A probabilidade estatística do amor a primeira vista” que fiz aqui no blog. Explicando a composição: A história acontece em um aeroporto, ou seja, colocar uma mala de brinquedo na imagem levou um pouquinho da história pra fora.

Não querendo desmerecer as outras profissões, mas fotografia é uma das poucas que cria laços. A fotografia é capaz de nos aproximar de pessoas que mal conhecemos e até mesmo conhecer pessoas através dela. Não é a toa que as empresas investem fortemente na imagem, e para os fotógrafos, a imagem é o resultado do bom trabalho.
“Ah mas eu não sou fotógrafo e nem tenho um equipamento bom pra isso” (sem brincadeira, é a frase que eu mais escuto). Já cansei de encontrar matérias na internet que disponibilizam dicas de fotografia e o que sempre digo aqui é “Não é câmera que faz o fotógrafo“.

sherlockresenha_verm3
Composição que fiz para a resenha do livro do Sherlock Holmes. Explicando a composição: O personagem toca violino, a foto ficou mais harmoniosa quando levei um pouco da história na hora de fazer o click

O que é composição fotográfica? É a qualidade estética da foto: Equilíbrio de cores,  primeiro plano,  plano secundário, textura e tudo mais que transforma a foto em uma imagem agradável de se ver.

Tenho essa preocupação com imagem sim! Sei que o essencial é a qualidade das publicações, mas a imagem é importante e eu acredito fortemente na expressão “A primeira impressão é a que fica“. Claro,  que não sou a fotógrafa inconveniente que fica procurando erros nas fotografias, gosto de apreciar e me inspirar na criatividade das pessoas. Fico muito feliz quando entro em uma publicação, onde o blogueiro está divulgando uma marca e percebo que ele se preocupou com a composição da imagem (e quando digo composição, não quero dizer que ele criou um ambiente da casa só pra isso, mas se preocupou de tirar do cenário objetos que ganhavam mais destaque que o produto).

15611578283_b0031784e9_h
Explicando a Composição: Fiz essa imagem para comemorar o dia do fotógrafo, usei um dos meus bonecos para tentar representar o dia. Imprimi um fundo, criei mini fotos na proporção do boneco e acabei dando vida e ele.

“Ah, mas pelo menos meu blog tem parceria e o seu que nem tem?!” Sim é verdade, não tenho parcerias com empresas (ainda, mas pretendo ter um dia), mas foi através do meu blog que consegui vários trabalhos fora da internet porque assim como você uso o espaço para divulgação do meu trabalho.

O que quero deixar claro nessa publicação é que seu blog pode ser bom, mas ele pode ficar melhor! Você não precisa de um equipamento profissional para melhorar a sua fotografia. Pode ser que você já fotografe bem, mas não se preocupa com a forma que apresenta o seu trabalho.
Dicas: Evite fotos tremidas e fora de foco, arrume um lugar na sua casa com boa iluminação (se possível natural) para fazer suas fotos, evite usar muitos filtros na sua imagem (existem fotos que são mais filtradas que a água que eu bebo), crie um tema pra sua foto e se precisar de ajuda procure inspiração na internet (Pinterest está cheio de ideias) ou até mesmo dicas de como aperfeiçoá-las (aqui no blog criei uma página com todas as publicações sobre fotografia)

IMG_76021Termino a publicação deixando essa imagem linda de cerejeiras que fotografei no Bosque das Cerejeiras e uma frase inspiradora:

A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade…” (Henri Cartier-Bresson)

Beijos

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots,. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e compartilhe suas ideias com o mundo!

badge_post_01
 

Leia também

Cosplay: Link (Breath of the Wild) – Sora Dreams

Clayci

7 acessórios que vale a pena investir na fotografia

Clayci

Week Click – Um pouco de verde aqui no blog

Clayci

52 comentários

Just Mila 13 de agosto de 2015 at 20:08

Clay, seu blog tem um conteúdo único pois é reflexo da sua personalidade! Suas fotos dão um atrativo a mais para ele com certeza. Eu tiro as minhas com o cel mas tento fazer um tabalho legal, não sei se consigo. haha
Bjs

http://achadosdamila.blogspot.com.br/
http://facebook.com.br/achadosdamila

Responda
Clayci 15 de agosto de 2015 at 20:23

Ahhh que feliz que eu fico em ler esse comentário, Mila!
Muito obrigada <3

Responda
Vitória Bruscato 13 de agosto de 2015 at 19:51

Suas fotos são incríveis, deixam os posts mais agradáveis de ler. Não é uma leitura cansativa,sabe?
Eu não sabia o que era composição até ler aqui, e gostei de saber!
Você está mostrando que a fotografia vai muito mais além do que apertar um botão! 🙂

Responda
Clayci 15 de agosto de 2015 at 20:16

Vitória fico mega feliz em ler seu comentário =D
Muito obrigada!

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 20:06

Ah que felicidade ler isso!! Sério, amo saber essas coisas =D
E não começa não, porque adoro quando vc publicar suas fotos ao ar livre =D

Responda
Emerson 9 de agosto de 2015 at 18:48

Acho incrível quando um blog tem um diferencial dos outros…

http://www.jj-jovemjornalista.com/

Responda
Clayci 11 de agosto de 2015 at 10:01

Verdade!!

Responda
José Luiz 9 de agosto de 2015 at 17:34

Olá Clayci! 🙂

Gostei muito do post!E das fotos ,é claro hahaha

Ter um blog é uma das coisas que eu quero ter…
Já tive alguns ,mas eles não foram muito pra frente hahaha

Sobre fotografia: Composição é uma das coisas que eu tenho que melhorar na minha fotografia…
não sou profissional,ainda, apenas estudando por conta,ou melhor… quando tenho um tempo …
Mas sempre dou uns cliques por aí ,com o meu celular mesmo …
Ano que vou fazer um curso de fotografia! Não vejo a hora que comece ano que vem pra eu começar o curso haha 😛

Responda
Clayci 11 de agosto de 2015 at 10:05

José, super apoio a sua ideia de ter um blog!!

E sobre a composição, não só vc.. eu tbm tenho que melhorar muito..
É um estudo na fotografia que nunca acaba e é o mais gostoso, descobrir novas angulações..
Sucesso pra gente
Beijos

Responda
Memories 9 de agosto de 2015 at 11:06

Eu adoro seu blog e as fotos que são Mara! 😉

Responda
Clayci 11 de agosto de 2015 at 10:11

Obrigada, de coração <3

Responda
Renata 8 de agosto de 2015 at 23:19

Adorei o post. Gosto de entrar em blogs e ver que a pessoa se preocupou com tudo, com a escrita e com a imagem. E como você disse, não é o equipamento que faz o fotógrafo. Eu mesma participo de projetos de fotografia e muitas vezes posto fotos que eu tiro com meu iPhone. E 90% das fotos do meu blog ultimamente estão sendo feitas por ele.
A foto da mala com o livro tá linda demais *-*
;*

Responda
Clayci 11 de agosto de 2015 at 10:14

Renata, tem um instagram que eu sigo que a criadora só posta fotos com o Iphone dela, e acho lindo demais
Quando a pessoa tem criatividade e vontade, qualquer equipamento faz um excelente trabalho ^^

Fico feliz por ter entendido a mensagem da minha publicação, queria mostrar que é possível fazer um bom trabalho com o equipamento que tiver.
Beijos

Responda
Luly 8 de agosto de 2015 at 19:08

Quando vi o título do seu post já pensei que, para mim, o diferencial do seu blog era justamente a composição das imagens, a maneira como você consegue expressar o texto nas suas fotos. Amo isso!
Mas acho que o diferencial do blog mesmo é você. Sendo ele seu blog pessoal não vai existir nenhum outro igual, porque ninguém mais vive sua vida. E isso é ótimo!

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 21:47

Verdade, Luly! Você disse a verdade.. O mais legal de ter um blog (quando você gosta de blogar) é a identidade que você cria ^^

Responda
Marina 8 de agosto de 2015 at 17:31

Adoro seu blog e suas fotos, gosto muito quando você coloca alguma coisa relacionada ao livro ou o que for que você estiver falando nas fotos, tipo aquele violino na foto do Sherlock.

Depois que comecei a acompanhar seu blog e aprender mais sobre fotografia comecei a tirar mais fotos. Também não sou fã dos filtros, mas sempre edito um pouco as fotos por causa da qualidade da câmera.

Aquela sua foto do casal ficou linda, gostei dos corações combinarem com a blusa dela *-*

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 21:51

Marina e eu adoro saber que existem pessoas que curtem o meu trabalho, ver que vale a pena o tempo que levo preparando uma foto

Obrigada!!

Responda
Karyna 8 de agosto de 2015 at 16:09

Simmmmm uma das coisas que mais me chamaram a atenção no seu blog e fizeram com que eu gostasse muito do seu blog é o fato de que suas fotografias combinam completamente com o post, transmitindo mensagens mesmo 🙂

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 21:49

Ahh que feliz que fiquei ao ler isso! Obrigada, Karyna por me acompanhar <3

Responda
LP 8 de agosto de 2015 at 13:58

Alo Clacy
Não vou usar a palavra bacana para expressar opinião, acho vazia e infundada e já estou usando em demasia.
Gente meu blog, como quase todos os adventos de minha parte são mais para me testar, adoro me testar, “blogo” para ver minha qualidade de escrita, faço videos, ou começarei a fazer, para ver minha eloquência. Ma hey, você da a importância e a urgência aquilo que você considera que chamará mais atenção, aquilo que seu blog tem e que os outros não terão. Diferenciação de produto!
Estou acompanhando a pouco seu blog e se da pra seguir ou não eu não sei, mas honestamente eu nem vou, porque eu sempre vou voltar aqui mesmo, quer seja quando eu escrever um post, quer seja quando: Hey, vamos ver se a Clacy escreveu, saca?
Não sei se fui claro, só sei que fui longo, mas sei lá eu ando meio confuso… XD
bjos e um forte abraço

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 21:43

Confesso que não entendi muito bem o seu comentário, LP!!!
Mas senti que foi uma mensagem positiva ^^

Responda
Vickawaii 7 de agosto de 2015 at 23:40

Clayci Clayci, gostei muito da sua reflexão sobre fotografia e sobre a explicação das composições que você faz, afinal eu adoro suas fotos e elas realmente se adequam aos temas que você propõe apresentar… Mas apesar das fotos serem o ponto forte e contribuírem MUITO pra qualidade do blog, seu blog não é diferente apenas pelas fotos não XD Eu posso ver várias fotos bonitas no Instagram sei lá, inclusive de games e desses assuntos diferentes heiuheuieh
O que eu acho legal no seu blog é que a gente conhece QUEM está por trás das fotos, o que esta pessoa pensa sobre fotografia e como as fotos são maneiras de demostrar não apenas coisas bonitas, mas coisas que essa pessoa gosta. Além das fotos, eu gosto dos temas abordados, da maneira que você escreve, gosto de basicamente tudo do seu blog hueihei, e acho que mais importante que a ‘beleza’ representada, é a forma com que você transpassa isso aos leitores, a sua identidade e também a ‘amizade’ que acaba se criando ^^

Enfim na real foi uma ótima postagem e você respondeu bem XD Quero participar dessa blogagem coletiva também!

Beijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 21:35

Eu nem sei o que responder! Sério =) Fiquei mega feliz com o seu comentário…
Nada mais motivador que o reconhecimento, obrigada de coração pelas palavras <3

Responda
Camila 7 de agosto de 2015 at 22:59

Siiim! Quando eu vi sua foto lá no face perguntando o que seu blog tem de diferente/melhor, instantaneamente eu pensei na fotografia! Não que o conteúdo todo seja lindo – ele é!!! – mas as fotos…. (suspiros)
Essas composições são tão incríveis, eu amo demais! Parabéns pelo trabalho lindo, Clay!

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 21:34

Cá, obrigada não só pelo comentário de hoje, mas pelo carinho de sempre!!
Saber que gosta do meu trabalho, me motiva a continuar publicando sempre <3

Responda
Juliana 7 de agosto de 2015 at 22:14

Concordo com você Clayci, o sucesso de um blog depende muito do empenho que você faz. Ao invés de arrumar mil desculpas por não fazer algo bom, deveríamos investir essa energia TENTANDO fazer algo bom. Não vai dar certo de primeira, mas a medida que praticamos, vamos ficando melhores. Confesso que fotografia não é nem o forte e nem o fraco do meu blog, ainda me sinto enverginhada de fotografar em espaços públicos e tal, mas sei que preciso deixar isso de lado o mais rápido possível. Um dia vou tirar fotos tão incríveis como as suas ?

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 21:30

Ju, tbm tenho vergonha em fotografar em público, aliás de ser fotografada! Fico feliz por ter entendido a mensagem da publicação, acho que todos conseguem fazer um bom trabalho se houver empenho..

Responda
Paty Dibona 7 de agosto de 2015 at 22:09

Realmente suas fotos são lindas e isso já é um grande diferencial.
Ah! Tem uma surpresinha pra você lá no meu blog ?

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 21:28

Paty, fiquei mega feliz pela indicação <3
Muito obrigada pelo carinho

Beijos

Responda
Maíra 7 de agosto de 2015 at 21:53

Nossa, as vezes eu me pergunto isso, mas eu esqueço logo, nunca me aprofundei nesse assunto ahaha o seu post realmente me deixou intrigada para ver o que o meu blog tem ahahah acho que as vezes a gente quer agradar todo mundo e deixa de ser nós mesmas né? eu concordo com você, acho que meu blog tem tudo um pouco de mim, isso é que faz diferente né? as dicas das composições são ótimas, irei seguir com certeza ^^

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 20:22

Nosso maior erro, Maíra! Querer agradar a todos os públicos, acaba sendo uma experiência frustante =(

Muito obrigada por me acompanhar
Beijos

Responda
Dri 7 de agosto de 2015 at 21:34

Olá, Clayci!
Gostei muito do post, achei muito provocativo e motivador (não sei se essa foi a intenção, ahahaha), o que você falou me incentivou a cuidar mais das imagens do meu blog (não que eu não cuide, mas sempre me dou a desculpa de que não tenho uma câmera pra isso – aliás eu não tenho mesmo, a minha Kodak digital de 2010 acabou de dar adeus, agora é só o celular – mas quem sabe isso já não me incentive a conseguir comprar uma nova, não é?), tenho usado imagens liberadas ao invés de próprias por causa disso.
Sinto a mesma preocupação que você só que com relação ao texto, sempre presto atenção para que tenha um bom desenvolvimento e tenha início meio e fim e acho que isso se deve ao fato de eu fazer faculdade de Letras, mas dessa vez não vou “puxar a brasa pro meu lado” não, e vou concordar que a imagem é mesmo o mais importante para uma boa primeira impressão.

Gostei muito e continuarei te acompanhando,
Beijos!

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 20:21

Oi Dri, fico feliz por te entendido minha publicação, quis passar como motivação.. Mostrar que é possível fazer um excelente trabalho, mesmo não tendo experiência no assunto ^^

E você cuida das imagens sim, pelo pouco que andei xeretando seu blog, adorei tudo que vi por lá.

Muito obrigada pelo comentário

Responda
Patricia Leardine 7 de agosto de 2015 at 17:30

Um dia o Sai da Minha Lente vai ter parcerias sim! Acredito no seu diferencial. Sempre aprendo um pouquinho quando entro aqui, principalmente sobre fotografia. Preocupar-se com a apresentação. Vou pensar nisso nas próximas fotos, com certeza. Beijo!

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 20:08

Pati!! Assim espero viu? Muito obrigada pelas palavras motivadoras, de coração!

Grande beijo

Responda
Cris 7 de agosto de 2015 at 17:06

Concordo, as suas fotos São lindas e eu adoro ? Confesso que eu não tenho muita paciência para fazer fotenhas para o blog ‘-‘ Preguiça é um problema para mim rs E sério, tenho problemas com iluminação, apanho muito pra isso rs Mas acho que estou melhorando aos poucos, sinto isso rs

Clay, sobre o seu comentário no meu blog, eu também estou sentindo falta de Breaking Bad ? E sim, o elenco é muito bom mesmo né *-* Sério, estou sentindo muita falta! rs

Beijos Clay! =**

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 21:55

Cris, se precisar de ajuda com a iluminação.. dicas é só pedir!!!

E realmente, BD faz muita falta <3

Responda
Ana Flávia 7 de agosto de 2015 at 15:10

Que aula de fotografia viu. E quanta foto linda! E que cuidado (amei a mala na foto da resenha do livro). ?

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 20:06

Obrigada, Ana!! De coração

Responda
Juliana 7 de agosto de 2015 at 14:20

Clay,

quando vi o título já lembrei do rotaroots… gente que grupo mara, né?!
Olha, você falou tudo, entrar aqui é ter certeza de encontrar fotos marafilhosas, eu amo as suas imagens Clay, com certeza é o que difere dos outros, é o seu charme, já o meu… xiiii …. acho que o meu não tem nada demais! Mas eu continuo pq eu gosto e isso já é bom! rsrsrs

Bjinhos
JuJu

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 19:58

Esse grupo é maravilhoso mesmo, Ju!! Eu fico feliz pelo elogio, saber que gosta do meu trabalho só me motiva a postar sempre =D

E o seu tem sim, adoro ver as recomendações que dá no seu blog <3

Responda
Silvia Coelho 7 de agosto de 2015 at 13:28

Eu amo, AMO seu blog. Acho ele extremamente completo, no meu ponto de vista. Não tem aqueles anúncios que aparecem a cada meio segundo para tornar a leitura um saco!
Fora que seu conteúdo é excelente. Sempre digo “adorei o post”, e muitas vezes pode parecer da “boca pra fora”, mas pode ter certeza que não é.
Beijos!!!

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 19:47

Eu fico muito feliz por sabe disso, de verdade!
É o que me motiva a continuar blogando, Silvia!
Fico feliz por entender minha publicação e a mensagem que eu quis passar com ela

Grande Beijos

Responda
Mariana Maia 7 de agosto de 2015 at 13:18

Amei seu post, de verdade. Disse o que seu blog tem e ainda deu várias dicas. Eu adoro fotografia, mas confesso que tenho um pouco de dificuldade pra compor uma foto legal.
Adorei seu blog.
Bjs!

http://www.marianamaia.net

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 19:46

Mari, não é só vc não viu?
Vire e mexe sofro para criar algo legal, mas se precisar de ajuda estou aqui <3

Responda
Cristiano 7 de agosto de 2015 at 13:15

Ainda estou me acostumando com a profissão blogueiro, sou de um tempo que era um hobby.

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 19:32

Acredito que seja mais ou menos do mesmo tempo que eu hahahah
Sou de 2004 =D

Responda
Carol 7 de agosto de 2015 at 11:33

Assim como você, também acho fotos/imagens importantíssimas. Sei que as minhas não são boas, especialmente porque às vezes quero fotografar um local com iluminação ruim, mas, da minha maneira, tento postar sempre fotos interessantes e com qualidade. Mas, como sou jornalista, acabo dando muito mais importância às palavras que, para mim, criam uma conexão tão grande quanto a fotografia. 🙂

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 19:32

Carol, entre nós… Existem pessoas que escrevem tão bem, mas tão bem que uma imagem pode estragar o trabalho.
Admiro sua profissão <3

Responda
Thais 7 de agosto de 2015 at 10:59

Clay,

que amor o seu post! Realmente a sua preocupação com as fotos e as composições é o que mais noto aqui, além de um conteúdo que fala muito sobre você 🙂

Bjus!

Responda
Clayci 10 de agosto de 2015 at 19:26

Thaís, agradeço pelo elogio <3

Responda

Deixe um comentário

* Seu comentário será enviado para aprovação.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE