saidaminh_new

Já perdi a conta do número de vezes que rascunhei essa publicação! É um tal de apaga, adiciona, apaga, coloca de novo, apaga novamente…”O que meu blog tem que outro não tem?” Já fiz essa pergunta várias vezes, antes mesmo desse post! Quando decidi criar um espacinho ali em cima de “Anuncie” tive que me perguntar várias vezes o que eu tinha para oferecer.

IMG_14611
Casal que fotografei no jardim botânico. Explicando a composição: A camiseta dele está combinando com a grama, coloquei os corações de feltro para contrastar a cena.

Conclusão: Meu blog não é diferente dos demais! Aqui eu publico fatos sobre mim, compartilho trabalhos legais que encontro na internet, dou opinião sobre livros que eu li e gostei e faço a mesma coisa com filmes, músicas, eventos…

IMG_1422
Ensinei a fazer uma bolinha de natal em formato de “Tardis” da série “Doctor Who“. Explicando a composição: A história se passa em Londres, por isso, os objetos do segundo plano.

Acredito que o que diferencia o meu blog é a preocupação das imagens, afinal, trabalho com fotografia e sempre quero mostrar o melhor que faço. Encontro muitos blogs (independentemente do segmento escolhido) que não se preocupam com a composição e exposição das ideias!

IMG_1850
Resenha do livro: “A probabilidade estatística do amor a primeira vista” que fiz aqui no blog. Explicando a composição: A história acontece em um aeroporto, ou seja, colocar uma mala de brinquedo na imagem levou um pouquinho da história pra fora.

Não querendo desmerecer as outras profissões, mas fotografia é uma das poucas que cria laços. A fotografia é capaz de nos aproximar de pessoas que mal conhecemos e até mesmo conhecer pessoas através dela. Não é a toa que as empresas investem fortemente na imagem, e para os fotógrafos, a imagem é o resultado do bom trabalho.
“Ah mas eu não sou fotógrafo e nem tenho um equipamento bom pra isso” (sem brincadeira, é a frase que eu mais escuto). Já cansei de encontrar matérias na internet que disponibilizam dicas de fotografia e o que sempre digo aqui é “Não é câmera que faz o fotógrafo“.

sherlockresenha_verm3
Composição que fiz para a resenha do livro do Sherlock Holmes. Explicando a composição: O personagem toca violino, a foto ficou mais harmoniosa quando levei um pouco da história na hora de fazer o click

O que é composição fotográfica? É a qualidade estética da foto: Equilíbrio de cores,  primeiro plano,  plano secundário, textura e tudo mais que transforma a foto em uma imagem agradável de se ver.

Tenho essa preocupação com imagem sim! Sei que o essencial é a qualidade das publicações, mas a imagem é importante e eu acredito fortemente na expressão “A primeira impressão é a que fica“. Claro,  que não sou a fotógrafa inconveniente que fica procurando erros nas fotografias, gosto de apreciar e me inspirar na criatividade das pessoas. Fico muito feliz quando entro em uma publicação, onde o blogueiro está divulgando uma marca e percebo que ele se preocupou com a composição da imagem (e quando digo composição, não quero dizer que ele criou um ambiente da casa só pra isso, mas se preocupou de tirar do cenário objetos que ganhavam mais destaque que o produto).

15611578283_b0031784e9_h
Explicando a Composição: Fiz essa imagem para comemorar o dia do fotógrafo, usei um dos meus bonecos para tentar representar o dia. Imprimi um fundo, criei mini fotos na proporção do boneco e acabei dando vida e ele.

“Ah, mas pelo menos meu blog tem parceria e o seu que nem tem?!” Sim é verdade, não tenho parcerias com empresas (ainda, mas pretendo ter um dia), mas foi através do meu blog que consegui vários trabalhos fora da internet porque assim como você uso o espaço para divulgação do meu trabalho.

O que quero deixar claro nessa publicação é que seu blog pode ser bom, mas ele pode ficar melhor! Você não precisa de um equipamento profissional para melhorar a sua fotografia. Pode ser que você já fotografe bem, mas não se preocupa com a forma que apresenta o seu trabalho.
Dicas: Evite fotos tremidas e fora de foco, arrume um lugar na sua casa com boa iluminação (se possível natural) para fazer suas fotos, evite usar muitos filtros na sua imagem (existem fotos que são mais filtradas que a água que eu bebo), crie um tema pra sua foto e se precisar de ajuda procure inspiração na internet (Pinterest está cheio de ideias) ou até mesmo dicas de como aperfeiçoá-las (aqui no blog criei uma página com todas as publicações sobre fotografia)

IMG_76021Termino a publicação deixando essa imagem linda de cerejeiras que fotografei no Bosque das Cerejeiras e uma frase inspiradora:

A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade…” (Henri Cartier-Bresson)

Beijos

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots,. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e compartilhe suas ideias com o mundo!

badge_post_01