Hoje a publicação será um pouquinho diferente. Convidei meu amigo e psicólogo Leonardo Lima para conversar com vocês. Se gostarem do conteúdo, não deixem de comentar, porque assim ele aparecerá mais vezes por aqui. [/penci_blockquote]
Já olhou para dentro de si hoje?
Aquilo que me é estranho, que não consigo identificar no outro, é muito mais íntimo de mim do que realmente suponho, seja para o bem, seja para o mal.
Assim o estranho se transforma por um processo de projeção, ao não se reconhecer em si aquilo que vê no outro, seja por manifestar-se em nível inconsciente, seja por um julgamento social, que passa pela defesa, pelo crivo de um forte e inescrupuloso superego.
O que é na verdade meu, se torna parte do outro, pois deposito nele, e assim o julgo e passo a vê-lo, repleto daquilo que é meu.
Quão mais fácil é tornar concreto através de um outro sujeito, aquilo que é imundo em mim, quão intimamente é prazeroso, mesmo que só inconscientemente.
Nos regozijamos pela dor, pelo fracasso e pela derrota do outro, não por sermos maus no sentido moral e perverso, não no sentido de descaso pelo outro que está ao nosso entorno, mas porque ainda temos traços do nosso primitivismo constitucional.
Em diversos textos de Freud, destaco aqui o “Mal-estar na Civilização “, “Totem e Tabu”, “O Futuro de Uma Ilusão“, “Além do Princípio do Prazer“, e em diversos textos de Nietzsche, como a “Genealogia da Moral“, “Além do Bem e do Mal“, entre diversos outros de ambos pensadores, encontramos a origem da Cultura, da Civilização, das Sociedades, e da vida humana em grupo, sustentando-se quase totalmente numa farsa, que se mantém e protege a manutenção e continuidade da vida de homens e mulheres.
Mudando do paradigma da lei do mais forte, daquele que impõe seus desejos ao outro, para a lei positivista, que torna-nos “iguais”, na verdade, colocamos apenas mais um véu naquilo que continua a ser como é, como cada dia mais percebemos, a força física mudou para a força do capital, da fé, do status e do consumo.
A história revela cada vez mais como a humanidade é cíclica, assemelhando-se a uma espiral, na qual situações muito semelhantes ocorrem mesmo transcorridos muitos e muitos anos, somos dinâmicos como as pulsões que nos acompanham, mas quase estáticos, como o tempo que tentamos tornar concreto, mas que nada é além de abstrato, mosaico e subjetivo.
[penci_blockquote style=”style-3″ align=”none” author=””]Leonardo Pereira Lima
Psicólogo Clínico Palestrante e Professor
CRP/SP: 108262
Telefone: (11) 99881-9514
Email: leolimapsico@gmail.com
Facebook / Instagram /Site[/penci_blockquote]
39 comentários
Tento sempre fazer isso, ainda mais depois de alguma briga ou discussão, pois acho importante refletir sobre meus próprios atos.
Bjs, Rose
Como é difícil nós olharmos para nós mesmos né?! Achei muito interessante o texto, bastante reflexivo e quando analisado questionador. Adorei mesmo. Ótima reflexão. Parabéns e obrigada por ter trago para todos nós.
Beijão.
Obrigada Karine <3
Clayci
Auto análise sempre, a vida mesmo é cíclica e tudo acontece por vezes e vezes igual!! Amei o conteúdo , parabéns ao psicólogo.
Beijos e uma excelente semana!
? Blog DMulheres ? Instagram ? Fanpage
Muito obrigada Sheyla <3
Olá! Tudo bem? Não faz muito tempo que estive em uma sessão de terapia e uma das coisas que notei é essa dificuldade que nós como seres humanos temos de assumir nosso lado “feio”. Achei que o texto foi claro em abordar esse ponto o que deixa aí um ponto para reflexão.
Gostei bastante. Beijos!
Muito obrigada Vanessa <3
Eu estou sem palavras.
“O que é na verdade meu, se torna parte do outro, pois deposito nele, e assim o julgo e passo a vê-lo, repleto daquilo que é meu.” Isso é tão real e visceral que incomoda.
Texto sensacional, por favor, traga-o mais vezes.
Obrigada Beca <3
Pode deixar que vou providenciar mais textos com o Leo.
Hi Clay! I’m dreaming of the day you start writing in English. I hate using the translator because it never looks perfect.
Your pictures are beautiful. And I liked the publication … UK kisses.
Hi! I’m glad you liked my photos.
Sorry, but I still do not feel prepared to write in English.
BR XoXo
Oie, tudo bem?
Gostei da reflexão, e acabei lembrando de situações que colocamos expectativas no outro, esperando determinadas atitudes (o que não acho legal).
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Estou bem Prih e você?
Muito bom o texto, né?
Fico feliz que tenha gostado <3 Muito obrigada
Beijos
Amei este texto! Por vezes andamos tão atarefados no stress do dia a dia que nos esquecemos daquilo que é verdadeiramente importante!
Beijinhos,
Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Youtube
Oi Sofia, tudo bem?
Muito obrigada pelo comentário.
Fiquei feliz em saber que gostou do texto.
Beijos <3
Eu gostei e quero mais textos assim, mas seria possível conversar em uma linguagem mais popular?
Oi Kelly, fico feliz que tenha gostado.
Pode deixar, em breve teremos mais textos.
Beijos
Adorei a reflexão.
Obrigada Thais <3
Gostei! O texto é profundo e nos traz muitas verdades sobre a humanidade que as vezes nos recusamos a acreditar
Fico feliz que tenha gostado <3
Muito obrigada .
Beijos
Olá!! 🙂
Eu gostei da publicação diferente de hoje! Sinceramente leva-nos a pensar bastante e maioritariamente a concordar com o que é escrito.
Decididamente, a Humanidade é cíclica… no interior e no exterior… Nos erros cometidos enquanto grupos.
Boas leituras!! 😉
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Ahh que bom ter você aqui.
Muito obrigada, fiquei feliz em ler seu comentário.
Beijos
Gostei imenso deste tipo de publicação! Podes trazê-lo mais vezes!
Beijinho, Ana Rita*
BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/
Pode deixar, Ana.
Muito obrigada
Beijos
Oi Clay, na minha adolescência isso já foi uma questão para mim, mas que consegui trabalhar e hoje já me enxergo de outro jeito.
Lindo texto e principalmente, necessário. As vezes tudo que uma pessoa precisa é ler algo tão inspirador assim.
Oi Joice!
Como fico feliz em saber disso. É tão bom quando conseguimos superar algo e enxergar as coisas por outras perspectivas, né?
Muito obrigada por compartilhar isso comigo <33
Beijo
Olá,
Sobre a humanidade ser cíclica creio que é verdade, tanto é que muitas coisas tendem a se repetir por conta do tempo. Não entendo muito os textos filosóficos mas o texto realmente é condizente com a realidade.
Oi Debyh!!
Fico feliz que tenha gostado, muito obrigada <3
É incrível como o somos cheios de mistérios e como ainda existe em nós algo bem primitivo.
Bjus!
galerafashion.com
<3<3
Muito obrigada pelo comentário.
Ai mulher, não faz isso!
Logo hoje que estou ultra sensível rs!
amei a postagem, trás mais vezes seu amigo por aqui >.<
beijos[
Taty
http://www.tatycampos.com.br/
Oi Taty.
Espero que esteja melhor <3
Se precisar conversar estou aqui.
E pode deixar que ele vai aparecer mais vezes por aqui.
Ahh Clayci, como eu amo os conteúdos que você traz pra cá.
Gostei da publicação do Leonardo, aliás que psicólogo bonito menina.
Um texto bem reflexivo, foi o primeiro que li hoje e já adorei.
Beijos e quero mais publicações assim.
HAHAHAHA vc gostou do texto ou do psicólogo?
Ele está perto de vc, acho justo procurá-lo hahahaha
Beijos sua linda.
mt bacana esse post, acho que temos sim que tirar esse tempo de auto analise constamente pra ser mais quem gostariamos de nos tornar
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Sim sim, concordo com vc <3
Muito obrigada Livia
Olaa Clayci! Tudo bem?
Ahh Eu gosto muito desses assuntos de comportamento e mente humana.. e me identifiquei muito com as palavras dele.. é curioso pensar em toda essa evolucao.. e sabe que isso me fez pensar em uma coisa que uma vez me disseram que a gente sempre critica algo no outro que sabemos que também fazemos ou já fizemos errado.. sempre fico pensando sobre isso!
Beeijo
http://lecaferouge.blogspot.com/
Ahh que eu adorei ver seu comentário aqui.
Grande beijo.