Dicas valiosas para fotografar sem flash

por Posted on 2 Comments 5 min leitura 521 visualizações
Créditos: Little Visuals

O flash é um poderoso aliado na fotografia e pode ser uma ótima ferramenta em muitas situações do cotidiano ou do trabalho profissional. No entanto, em algumas ocasiões, o uso do flash não é permitido e ele simplesmente não é a melhor escolha para uma determinada foto.

Portanto, um bom fotógrafo precisa dominar as fotografias sem flash e tirar o melhor da sua câmera quando essa opção não é a melhor disponível.

Dicas gerais e aplicáveis na maioria das situações

Há alguns passos básicos que não podem passar despercebidos na hora de tirar uma boa foto sem flash. O primeiro é utilizar um apoio firme para a câmera não tremer. Na maioria das vezes uma foto trêmula diminui significativamente a qualidade da imagem, algo que fica ainda mais nítido sem o flash.

Por isso, opte por tripé, monopé ou qualquer tipo de equipamento que deixe a câmera sólida e sem a possibilidade de tremer. Se usar esse tipo de equipamento não for uma opção disponível, uma dica valiosa é prestar atenção no equilíbrio do seu corpo, movimentos e posições para se manter mais firme. Afastar um pouco as pernas para aumentar a base de apoio, pode ajudar.

Outra dica importante é valorizar a iluminação disponível. Mesmo que o espaço em que você esteja fotografando seja predominantemente escuro, ele terá pelo menos alguns ângulos de maior luz.

Tentar tirar boas fotos sem flash mirando as partes escuras do plano fotográfico não é uma boa opção. Sendo assim, é preciso identificar quais são esses ângulos na hora de fotografar e priorizá-los para obter o melhor resultado.

Ambientes externos à noite

É desafiador e ao mesmo tempo gratificante tirar fotos em ambiente externo à noite e sem flash. O resultado pode ser espetacular, mas para isso é preciso seguir algumas regras básicas.

É importante escolher locais em que haja uma grande fonte de iluminação por perto, como prédios, pontes iluminadas, grande aglomeração de veículos, etc. Se você estiver perto de algum lago ou rio, melhor ainda, pois a luz da cidade, quando refletida sob a água, causa um efeito espetacular.

Saber utilizar o obturador nessas situações é um ótimo aliado. Uma boa dica é deixá-lo mais lento para fotos à noite e sem flash, pois isso permite mais luz no resultado final da imagem.

Créditos: Unknown

No entanto, para colocar o obturador mais lento, é preciso deixar a câmera firme no tripé para a imagem não sair trêmula e, consequentemente, com menor qualidade.

Ambientes fechados: estilo sala de poker ou teatro

Existem situações na vida do fotógrafo em que o uso do flash é totalmente proibido, e isso está presente principalmente no esporte. Em modalidades como poker e tênis, por exemplo, o fotógrafo não pode atrapalhar os atletas e isso resulta exclusivamente em fotos sem flash.

Nesses casos, o fotógrafo esportivo precisa dominar muito bem essa habilidade. É o caso de Fabian Grubler, fotógrafo renomado que além de saber as técnicas de fotografar nesse esporte também conhece as regras do poker — fator que lhe ajuda ainda mais a ter sucesso. Profissionais como Grubler precisam tirar o máximo da luz ambiente disponível e desenvolveram diversas dicas muito úteis para fazer isso.

As principais são procurar ângulos em que haja algum aparelho com iluminação por perto (como TV ou placares eletrônicos) e priorizar lentes com o diafragma de maior abertura para a câmera captar mais luz.

Outra dica importante é ajustar o ISO para um valor mais alto, pois isso faz com que o resultado da foto fique melhor em ambientes fechados e sem muita luz interna.

“O ISO é uma ferramenta que serve para configurar a sensibilidade do sensor à luz. Quanto maior o seu valor, mais luz o sensor pode captar em menos tempo. Isso quer dizer que em ambientes mais escuros, se você utilizar um ISO maior, pode diminuir o tempo de disparo”, afirma Ana Nemes para o site TecMundo.

Já para fotografar em teatro e em ambientes similares em que geralmente há menos luz, é importante dar prioridade para o formato RAW. Assim como nas salas de poker, o fotógrafo precisa priorizar por uma maior abertura de diafragma, mas sempre tomando cuidado para não abrir muito e desfocar a foto.

Créditos: Pixabay

É preciso ter em mente, porém, que as fotografias em ambientes mais delicados, como o teatro, frequentemente necessitam de edição pós-foto. Portanto, é bom estar em dia com as técnicas de edição para maximizar o melhor das imagens.

Grandes fotógrafos para se inspirar

Como em qualquer profissão, o profissional que almeja chegar ao nível máximo de excelência precisa se inspirar em grandes personalidades do ramo. No caso das fotografias sem flash, os especialistas na área são chamados, em inglês, de available light shooters (fotógrafos de luz natural, em tradução livre) e é possível seguir o trabalho de vários deles.

Alguns como Jim Richardson e Marcus Bell são bem conhecidos. Richardson, fotojornalista que tem vários artigos publicados na gigante National Geographic, diz que a chave para fotografar sem flash é saber utilizar as luzes naturais disponíveis no ambiente.

“Siga a luz. Encontre a luz e provavelmente você encontrará a foto. Se você se ajustar a isso, então conseguirá encontrar grandes oportunidades para fotografar sem o uso do flash”, afirma Richardson. “Mas sempre preze pelo equilíbrio de luz, pois o contraste é seu inimigo nessas situações. Você tem um problema se o ambiente é muito claro em alguns lugares e muito escuro em outros”, completa o profissional.

Treine antes de colocar em prática

Se você é um profissional da área da fotografia e precisa fotografar em lugares sem o uso do flash, então o ideal é se aclimatar com o ambiente que você terá que trabalhar.

É o que diz Richardson: “Acostume seu olho e sua câmera com o que você vai fotografar. Aproveitar a luz natural e dispensar o flash pode ser desafiador, e nada melhor do que treinar para dominar essa técnica”.

Seguir as dicas certas, manter um bom material em mãos e estar pronto para se adaptar a diversos ambientes fará com que fotografar sem flash se torne algo muito mais simples e definitivamente gere bons frutos para o fotógrafo.

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments
Previous
Para você #2: Wallpapers (com as minhas fotos) para usar no seu celular
Dicas valiosas para fotografar sem flash

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE