Dê o melhor de si todos os dias em sua vida

por Posted on 1 Comment 2 min leitura 172 visualizações

É comum do ser humano fazer comparações, é algo inerente a ele enquanto ser ciente do ambiente em que vive. Bem como das pessoas com quem convive. O ser humano procura sempre fazer mais e melhor, mas será que ele o faz para si todos os dias esse exercício? Será que ele é capaz de dar o melhor de si todos os dias, ou ao menos se lembrar de buscar esse objetivo?

Vamos analisar alguns pontos. Uma das coisas que costumamos fazer, por exemplo, quando estamos no período escolar é querer comparar resultados e provas com os amiguinhos. Quem aí nunca fez isso ao menos uma ou algumas vezes? Portanto, desde cedo e muitas vezes sem ter noção da repercussão que isto causa, agimos dessa forma, querendo nos comparar com quem está ao lado. Na inocência da infância fazemos essa comparação, zombamos do amigo ou ele de nós, ficamos contentes ou alegres, mas seguimos. É como se fosse uma competição, não chegará a lugar algum, mas o é.

E quando crescemos

Entretanto, ao crescer, passamos a ter um pouco mais de introspecção. Focamos mais em nós mesmos, exigimos mais de nós mesmos, mas não deixamos de realizar comparações. O problema é a preponderância que isto toma. Porque, primeiro, podemos nos auto-sabotar e querer ficar comparando o que somos com o que o outro é. Isto é um erro, uma vez que cada pessoa é única e somos todos diferentes. Uma mesma situação ou acontecimento nos afeta de maneira diferente, resultados são diferentes.

Segundo, corremos o risco de querer comparar diretamente nossos atos. Com isso perdemos a chance de evoluirmos em cima das nossas ações, pois paramos de refletir sobre estas e apenas a comparamos com o que o próximo faz. É nesse momento que perdemos um tempo precioso em nossas vidas.

Buscar comparar o que éramos com o que somos hoje é muito mais recompensador e tem um efeito bem melhor em nossas vidas. Ponderar como agimos em determinada situação no passado e como agimos agora em outra muito parecida é extremamente valoroso. Isso nos mostra se estamos ou não evoluindo em nossas vidas. Logo, temos um meio de compreender se estamos fazendo bom proveito da mesma. Ou seja, nossa vida ganha ainda mais valor

A vida não é algo em vão. A vida são oportunidades de se melhorar enquanto pessoa, ser humano e ser consciente. Dedicar-se a ela e valorizar os momentos e oportunidades; só aí, então, comparar nossas ações passadas com as presentes para contemplar nossa própria evolução.

Espero que tenham gostado deste pequeno texto.

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comment
  • Samara Silva
    novembro 15, 2019

    Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar…

    Beijos ?.

Previous
Everless: Prisioneiros do tempo e do sangue – Sara Holland
Dê o melhor de si todos os dias em sua vida