Around


Conheci a autora Caitlin Doughty

Caitlin Doughty está no Brasil! A Darkside Books e a ACEMBRA (Associação de Cemitérios e Crematórios do Brasil) trouxeram a autora para participar do Fórum de Gestão e Administração de Cemitérios e Crematórios. Ela também veio para lançar o seu novo livro, “Para Toda a Eternidade”, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Darkside Books promoveu um bate-papo e uma sessão de autógrafos para os fãs aqui em São Paulo. O evento rolou na Galeria Ouro Velho na Augusta em parceria com a loja Ugra Press. O evento começou as 19:30, mas eu e o Di chegamos um pouquinho mais cedo para conseguirmos senha para o autógrafo.

O evento foi incrível e nem senti a hora passar. A autora é uma grande defensora da quebra de tabu a respeito da morte e vê-la compartilhando sua paixão pelo assunto foi sensacional. Nos divertimos com os seus relatos e experiências ao redor do mundo, além da sua naturalidade para tratar do assunto.

Consegui autografar o meu livro e “conversar” um pouquinho com ela. Na hora eu fiquei tão nervosa que esqueci até do português *socorro*. Ela foi bem paciente e elogiou até o meu vestido. Em poucos minutos de conversação, me senti uma velha amiga dela.

MAIS SOBRE A AUTORA

Caitlin Doughty é agente funerária, escritora e mantém um canal no YouTube onde fala com bom humor sobre a morte e as práticas da indústria funerária. Ademais, é criadora da web série Ask a Mortician, fundadora do grupo The Order of the Good Death (que une profissionais, acadêmicos e artistas para falar sobre a mortalidade) e também autora de dois livros publicados pela DarkSide® Books: Confissões do Crematório, que reúne histórias do dia a dia de uma funerária e mescla dados sobre história, antropologia e sociologia para debater a aceitação da morte. E Para Toda a Eternidade, livro que traz os relatos de oito viagens pelo mundo para conhecer culturas contemporâneas que tratam a morte, e os mortos, de maneiras diferentes das quais estamos habituados. Em sua participação no Fórum de Gestão e Administração de Cemitérios e Crematórios de 2019, ela fala sobre os diferentes rituais de morte pelo mundo.  

PARA TODA A ETERNIDADE

Em seu primeiro livro, Caitlin Doughty compartilhou histórias reais do dia a dia de uma casa funerária. Já Para Toda a Eternidade é o fruto de uma jornada global para conhecer o mundo de mãos dadas com a morte. Através das palavras poderosas de Caitlin Doughty e das ilustrações deslumbrantes do artista Landis Blair, vemos como outras culturas lidam com o fim da vida enquanto entendemos a nossa relação com o assunto.

Na Indonésia, Caitlin observa enquanto um homem limpa e veste o corpo mumificado de seu avô;que mora na casa da família há dois anos. Em La Paz, ela conhece as ñatitas bolivianas (crânios humanos; que fazem a ponte entre os mundos dos vivos e dos mortos). E em Tóquio, ela se depara com a cerimônia do kotsuage. Aqui, parentes utilizam palitinhos para coletar os ossos de seus entes queridos das cinzas da cremação.

Narrando cada ritual de maneira respeitosa ao mesmo tempo em que insere contornos históricos; e também pessoais ao texto, Caitlin investiga a história funerária no mundo, apresentando soluções inusitadas, e inicia a discussão: existe jeito certo de se despedir das pessoas que você ama? O que parece um tabu para nós pode ser transformador para quem fica. Acima de tudo, Para Toda a Eternidade é uma lição de empatia, acolhimento e solidariedade. Uma volta ao mundo de uma perspectiva inusitada — mas enriquecedora na mesma medida. Temos muito a aprender com a morte.

É um dia que vou carregar no coração. Só tenho que agradecer a todos que promoveram esse encontro. Fiquei muito feliz em ver vários fãs reunidos, prestigiando o bate-papo.

Já leu algum livro da autora?

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Meu aniversário com sabores mágicos, decoração encantadora e diversão inspirada em Hogwarts

    Around

    Explorando a magia do Griffinn Café

    Por

  • com uma panorâmica incrível

    Around

    Me hospedando no centro histórico de São Paulo

    Por

  • explorando as exposições do Museu

    Around

    Um passeio pelo Museu do Ipiranga

    Por

comentários

  • Debyh

    Ao mesmo tempo em que o livro parece mórbido eu leria por curiosidade. Gosto de conhecer coisas de outras culturas.
    Sobre a parte gráfica parece estar tudo bem caprichado!

    responder
  • kênia Cândido

    Oi Clayci.

    Pelas fotos o evento foi incrível. Eu gostaria de ter ido, mas aqui em Minas Gerais é difícil vim lançamentos sensacionais assim e acabo ficando de fora. Parabéns pela postagem que está maravilhosa. Eu gostaria de conhecer a Caitlin Doughty como você conheceu.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    responder
  • Fernanda Santos Barroso

    Olá!
    Sempre muito bom encontrar com um autor que gostamos, né? Eu nunca tinha ouvido falar dela e nem dos livros, mas achei bem interessante, justamente por ser um tema pouco falado, como você bem ressaltou, um tabu. Ah, a propósito, estava linda, viu?! <3

    responder
  • Carol Nery

    QUE MARAVILHA DE EVENTO! Eu nem fico mais chateada quando nada chega a BH. Espero que algum dia tenhamos alguma expressão na cena literária para comportarmos tais eventos.
    Eu gostaria muuuito de ir vê-la, e voltar com livrinhos autografados. E sua foto com ela ficou linda. Ela além de tudo, é um charme só. Amei.
    Parabéns por ter conseguido viver esse dia especial.
    Beijão

    responder
    • Clayci

      Eu fico triste quando esses eventos se limitam aqui e no Rio, viu?
      Tenho vários amigos em outros estados e queria que eles curtissem como eu <3
      Nesse dia levei o livro para autografar para uma amiga que não conseguiu ir tbm =/

      responder
  • Marijleite

    Oi Clayci, que bacana saber que você conhecer a autora nesse evento. Eu já li Confissões do crematório e gostei muito do que ela escreveu, amei saber um pouquinho sobre o evento, conferir as fotos e saber sobre o livro novo dela.

    responder
  • Karoline Gonçalves

    Oi Clayci,

    Amei a cobertura do evento.
    Confesso que nunca li nada da autora mas vivo namorando esses livros da Darkside. E so de saber que ela é uma doçura de pessoa, ja amei de montão.

    As fotos ficaram baponicas. Amei

    responder
  • Bianca Ribeiro

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah que soooooonhoooooooooooooooo!!!!!!! Socorro que eu fiquei tremendo nesse post! Que oportunidade mara!
    Eu ainda não li nada dela, mas morro de vontade porque eu acompanho o canal dela no youtube e gosto dessa coisa que ela tem de quebrar tabus sobre isso sabe, todo mundo vai passar por isso algum dia então porque não falar sobre né?!
    Amei esse post e suas fotos ficaram lindas!!! <3

    responder
  • Janaína

    Olá!

    Que opotunidade incrível, deve ter sido muito top ve bola ve-la falando sobre o assunto. Que show.

    responder
  • Aline

    Eu não conhecia o trabalho dela e confesso que sou um pouco cismada com o assunto. Ainda por conta de todo esse tabu que existe em volta dele. Falar da morte ainda é difícil pra mim.

    No mais, também adorei seu vestido. E achei incrível a experiência de conhecer uma autora de quem você gosta.

    Um beijo.

    responder
    • Clayci

      É um assunto muito difícil de discutir sim.
      Também não me sinto pronta para encarar, mesmo sabendo que é inevitável =)

      responder
  • Liv

    Ainda não li os livros dela, mas achei ambos bem interessantes. Achei o tema e a abordagem bem legais. Não é exatamente um assunto que a gente conversa com frequência com as pessoas, mas uma vez alguém entrou em choque quando eu falei que queria uma maneira mais ecológica do meu corpo ser hammm…”descartado”. Pra ela “o certo é ser enterrado no caixão e no cemitério onde sua família pode te visitar”. Eu achei estranho, pois achei que as particularidades de cada um deveriam ser respeitadas, mas isso abriu um pouco a minha mente pra perceber que realmente tem uma coisa cultural muito forte em relação a morte.

    responder
Mais comentários
1 2

newsletter receba novidades

Receba atualizações do blog por email

veja também

  • Meu aniversário com sabores mágicos, decoração encantadora e diversão inspirada em Hogwarts

    Around

    Explorando a magia do Griffinn Café

    Por

  • com uma panorâmica incrível

    Around

    Me hospedando no centro histórico de São Paulo

    Por

  • explorando as exposições do Museu

    Around

    Um passeio pelo Museu do Ipiranga

    Por

ir ao topo

Buscar no site

plugins premium WordPress
5 lições que aprendi no meu puerpério até agora Ritual de Leitura A canção de Aquiles: 5 motivos para ler Conheça a Quanti Café