Como é a minha rotina com o blog?

por Posted on 21 Comments 4 min. de leitura 10 visualizações

Olá, como vocês estão? Por aqui está tudo corrido, mas estou bem. Eu estava colocando alguns projetos em dia e mexendo no painel do blog, quando me dei conta de que estou com 970 posts publicados. Nunca tinha parado para reparar nessa numeração e fiquei surpresa com a quantidade, pois estou chegando aos 1000.

Sei que esse número pode parecer pequeno para algumas pessoas, tendo em vista que portais de notícias ultrapassaram essa quantidade em menos tempo que eu, contudo estou satisfeita porque estou conseguindo continuar com o blog. Tem dias que eu não tenho inspiração e vontade de produzir conteúdo e há outros em que acordo com toda a disposição do mundo.

Quando o Sai da Minha Lente completou 6 anos, compartilhei o porquê de continuar blogando, mas hoje me dei conta de que nunca fiz nenhum conteúdo falando sobre a minha rotina e como eu consigo conciliar o blog com outras atividades. Infelizmente, ainda, o blog não é minha única fonte de renda. Porém tenho investido cada vez mais para que ele cresça e consequentemente eu consiga mais trabalhos através dele.

Sou fotógrafa e tenho um estúdio com o meu pai, então boa parte do meu salário vem dos serviços que acabo realizando nessa área. Já no blog, minha renda surge com os posts patrocinados, os trabalhos com as editoras que vão surgindo no decorrer do ano e com o adsense. Mas para conseguir conciliar ambas as atividades, tenho que me adaptar a uma rotina e me dedicar para cumprir com os horários que estabeleço.

Investimentos que fiz no blog

Quando decidi fazer do blog uma profissão, investi em serviços e materiais que me ajudassem a produzir. A primeira coisa que eu fiz, depois de escolher o nome do meu espaço, foi registrar um domínio e contratar um serviço de hospedagem. Depois eu me preocupei com o visual da página. Eu já troquei o layout do blog várias vezes, até eu conseguir achar um que atendesse às minhas expectativas. Geralmente eu compro um tema e personalizo da forma que eu quero, mas se você não entende nada de programação e pretende investir em algo personalizado, compensa contratar um profissional na área para deixar do jeitinho que você quer.

Para a identidade visual do blog, contratei o serviço da minha amiga Francine Medeiros. Isso foi importante para que as pessoas começassem a relacionar o meu blog com a imagem que foi criada (que é uma chinchila em cima de uma câmera). Agora o mais importante: investir no conteúdo. Meu blog é pessoal e isso faz com que eu tenha toda a liberdade de falar sobre qualquer assunto por aqui. Mas sempre tomo cuidado para não enfatizar aquilo que não conheço. Esse ano decidi investir mais na categoria Lifestyle e isso tem me ajudado a compartilhar minhas experiências sem medo. Então eu pesquiso bastante antes de publicar qualquer assunto técnico.

Bom, até agora eu só falei de serviços, né? Mas eu também precisei investir em equipamentos para o blog. Por mais que eu fale de diversos assuntos o foco principal do blog é fotografia. Para isso tive que investir em uma câmera que uso exclusivamente pra criação de conteúdo. Eu tenho uma Canon T5i e ela é a responsável pelos meus clicks que aparecem aqui (às vezes uso meu equipamento de estúdio, mas grande parte do conteúdo é feito com ela). Então, com a câmera decidi investir na qualidade de imagem. Crio composições fotográficas para cada conteúdo que aparece aqui.

Rotinas

Quando não estou no estúdio ou em algum evento, fica mais fácil organizar a minha rotina aqui no blog. Apesar de não ter dia certo para a publicação ir ao ar, eu tenho dias certos para divulgar meu conteúdo e responder comentários. Gosto de retribuir as visitas sempre que posso, mesmo atrasada.

De manhã eu gosto de visitar blogs e portais para ver as notícias. Chego a visitar 50 blogs aproximadamente por dia. Mas só consigo produzir à tarde, quando a casa está silenciosa. Só assim eu consigo sentar, pensar, pesquisar e rascunhar. Vocês já viram que tem bastante resenha por aqui, não é mesmo? Então tento conciliar ainda horários para ler, assistir ( e claro,  jogar); geralmente faço isso à noite e nos finais de semana.

Que inclusive são os meus dias off por aqui. Na verdade, ainda estou trabalhando nessa questão. Quando o Di está por aqui, me ajuda a criar fotos e a pensar em conteúdos novos, mas isso acaba atrapalhando nosso descanso e por isso estou tentando deixar dois dias para gente se curtir e fazer outras coisas.

Sei que ainda existem muitas pessoas que torcem a cara para esse tipo de trabalho e não querem reconhecer o produtor de conteúdo como profissional. Também há pessoas que acreditam que só trabalhamos por permuta e que vivemos de recebidos. Mas é importante compartilhar nossa rotina para mostrar que há uma dedicação e que não estamos atrás apenas de reconhecimento. É claro que ele é muito importante não só para nos motivar, como também conquistar novos públicos. No entanto, como qualquer profissional, pagamos boletos.

Se você quer se tornar um produtor de conteúdo, há várias ferramentas disponíveis para te ajudar nisso. Mas lembre-se que antes de ser influenciador, você tem que produzir. Invista no seu espaço e no Marketing Digital. Se puder, faça hospedagem de site  para ter um link personalizado e também é possível fazer hospedagem Wodpress (é a plataforma que uso e recomendo).

E você, criador de conteúdo, como é a sua rotina?
Beijos

 

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 Comments
  • Rebeca
    setembro 7, 2018

    Oii Clayci!! Achei bem interessante você compartilhar a sua rotina. Eu também tenho alguns blogs e sites de notícias que acompanho diariamente e também respondo comentários. Estou sempre fuçando ali e aqui pra ver o que tá rolando nos blogs, mas a verdade é que por mais que eu produza conteúdo.. o meu blog é de textos (como você sabe). Então não tenho tanta flexibilidade, pois o que eu escrevo vem meio que do meu “mood” sabe?! Mas parabéns pelos quase 1000 posts!!! Continue. Beijos beijos

    • Clayci
      setembro 10, 2018

      Oi Rebeca, tudo bem?
      Não foco tanto na quantidade, mas sim na qualidade. Por isso, te compreendo quando diz que não consegue escrever com mais frequência. Como seus textos são pessoais, envolve MUITA coisa, além das palavras e admiro demais isso. =D

  • Anny
    setembro 6, 2018

    Oi Clay, eu queria poder ter mais tempo pro blog, mas infelizmente não consigo. Então eu meio que vou postando quando o assunto surge, ate porque la tbm posso falar de qualquer coisa.
    Mas quero mudar isso sabe, primeiro preciso investir num pc, porque eu posto do serviço e se meu chefe me pega, ja viu.. kkk

  • Caverna Literária
    setembro 5, 2018

    Oi, Clayci!

    Que nada, mulher! Tenho o blog há 8 anos e tenho 720 postagens só. Acho impressionante a quantidade e a produtividade que você atingiu, isso sim. Parabéns, aliás! Nós blogueiros sabemos bem o trabalho que dá montar um post, além de buscar inspirações para mantê-lo atualizado. Adorei as suas dicas, são muito úteis e informativas. Eu não investi na hospedagem antes, mas agora que trabalho é uma opção, e foi ótimo lembrar da possibilidade desse investimento através do seu post!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    • Clayci
      setembro 10, 2018

      AMOOOO quando encontro um blogueiro das antigas <3

  • Camila Faria
    setembro 5, 2018

    Verdade Clay, pagamos (muitos) boletos! Hahaha! A rotina de quem produz conteúdo realmente não é moleza, ainda mais quando essa atividade não é a principal… haja amor e dedicação, né? Beijo, beijo :*

    • Clayci
      setembro 10, 2018

      hahah tem que ter mesmo muita dedicação e amor, Ca.
      Beijão pra vc e boa semana

  • Camila Alves
    setembro 5, 2018

    Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ??

  • Carol Mancini
    setembro 5, 2018

    Clacy, foi como produtora de conteúdo láááá em 2007 que eu conseguir meu primeiro emprego na área de publicidade e, tá aí, 10 anos aprendendo muito e vivenciando como é a criação de conteúdo de marcas. Eu ainda quero conseguir voltar a ter um blog bem atualizado, não tão pessoal (adoro um desabafo rs) e tentar firmar como uma renda paralela – até porque, eu não largo a publicidade, eu AMO o que faço. Vou olhar esse plano de hospedagem do publi, curti.

    • Clayci
      setembro 10, 2018

      Muito obrigada Carol.
      E poxa vc está na blogosfera e na profissão há muito tempo, né? =D
      Acho isso tão inspirador =D

  • Claudia Hi
    setembro 5, 2018

    Quantas postagens menina!

    Seu blog é lindo, as fotos são incríveis e eu sempre falo, mas suas composições dos livros são as melhores! Te acho super criativa!

    Sobre trabalhar com o blog, eu acho super importante ter seu próprio domínio. Acho que é um salto gigantesco para deixá-lo mais “apresentável”.

    Obs. adorei sua foto nova da bio ?

    • Clayci
      setembro 10, 2018

      Ahhh muito obrigada.
      Adoro ver vc por aqui <3

  • Lívia
    setembro 3, 2018

    Oi Clayci! Admiro muito o seu trabalho! Caramba, que organização! Está aí o segredo do seu sucesso. Eu preciso começar a fazer isso que você falou, de separar dias específicos para cada coisa. Acaba facilitando o trabalho.
    Parabéns pelo blog!

  • Grazy Bernardino
    agosto 30, 2018

    Clay, eu adoro produzir conteúdo mas confesso que 2018 é o ano do bloqueio criativo. Estou tentando organizar os feeds dos blogs no Feedly, assim leio tudo e posso me inspirar também. Tu tá uma profissa incrível, no blog e no IG. ?

    • Clayci
      setembro 4, 2018

      VAMO SE ANIMAR QUE O ANO TA ACABANDO ENTAO hahahaha
      Eu super te entendo amiga =/
      Esses dias ando meio desanimada tbm

  • Lívia Madeira
    agosto 30, 2018

    eu tenho o blog ha quase 10 anos e ja tive varias rotinas com ele, mas com certeza é algo que dispensa tempo e cuidado,só quem bloga sabe o amor e a dor

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Sheyla - DMulheres
    agosto 30, 2018

    Amore,
    Faz tempo que investi na hospedagem e é muito bom! Suas dicas são preciosas e ás vezes, preciso pensar muito no que vou postar e no conteúdo! hahah Isso perde um tempo enorme da vida! ahahah Ainda é meu hobbie predileto . Mas, tem que ter uma rotina mesmo, senão, embola o meio campo.
    Beijokas,
    ?DMulheres?Instagram?Fanpage

Previous
Poderosa #1 – Diário de uma garota que tinha o mundo nas mãos
Como é a minha rotina com o blog?

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE