Como estão as suas leituras? No começo do ano, eu compartilhei aqui no Sai da Minha Lente 10 livros que pretendo ler em 2019. Chegamos na metade do ano e me surpreendi quando vi que li metade dessa lista. E é claro que eu vim falar um pouquinho dessas leituras com vocês.

A Parábola do Semeador – Octavia E. Butler

{Meta 2019} Como andam as minhas leituras até agora

Sinopse: Quando uma crise ambiental e econômica leva ao caos social, nem mesmo os bairros murados estão seguros. Em uma noite de fogo e morte, Lauren Olamina, a jovem filha de um pastor, perde sua família, seu lar e se aventura pelas terras americanas desprotegidas. Mas o que começa como uma fuga pela sobrevivência acaba levando a algo muito maior: uma visão estonteante do destino humano … e ao nascimento de uma nova fé.

Era um dos livros que eu estava mais curiosa para ler. Kindred (que também é da autora) se tornou um dos meus favoritos e quero ler tudo que a Butler publicou. A Parábola do Semeador não foi uma leitura fácil. Há várias cenas que causam repulsa e me incomodei com o ambiente da história. A protagonista nasceu e cresceu no meio do caos e criou sua própria religião para conseguir sobreviver.

No início me incomodei um pouco com as suas escolhas, mas a discussão sobre a fé e poder foi sensacional. Já li a continuação “A Parábola dos Talentos” e é uma duologia que recomendo a todos. Na história, a Segurança Pública deixou de ser prioridade e crimes como roubo, estupro, tráfico, assassinato deixaram de ser punidos. Há escassez de comida e água e as crianças aprendem a usar arma desde cedo para sobreviver e proteger a comunidade em que vivem.

Filhos de Sangue e Osso- Tomi Adeyemi

{Meta 2019} Como andam as minhas leituras até agora

Sinopse: Zélie Adebola se lembra de quando o solo de Orïsha vibrava com a magia. Queimadores geravam chamas. Mareadores formavam ondas, e a mãe de Zélie, ceifadora, invocava almas. Mas tudo mudou quando a magia desapareceu. Por ordens de um rei cruel, os maji viraram alvo e foram mortos, deixando Zélie sem a mãe e as pessoas sem esperança.Agora Zélie tem uma chance de trazer a magia de volta e atacar a monarquia. Com a ajuda de uma princesa fugitiva, Zélie deve despistar e se livrar do príncipe, que está determinado a erradicar a magia de uma vez por todas.O perigo espreita em Orïsha, onde leopanários-das-neves rondam e espíritos vingativos aguardam nas águas. Apesar disso, a maior ameaça para Zélie pode ser ela mesma, enquanto se esforça para controlar seus poderes — e seu coração.

Estava esperando uma oportunidade para comprar esse livro e ela surgiu na feira da Unesp (feira do livro que rola em São Paulo). Admito que desanimei um pouco quando vi o tamanho do livro, mas nem senti as páginas passarem quando iniciei a leitura. Apesar de ter me incomodado um pouco com o romance (quem gosta de YA sabe o que estou falando), adorei as personagens femininas e não vejo a hora de sair o segundo volume. A protagonista é determinada, forte e faz tudo pensando em uma família e comunidade.

Flores para Algernon – Daniel Keyes

{Meta 2019} Como andam as minhas leituras até agora

Sinopse: Aos 32 anos, Charlie trabalha na padaria Donners, ganha 11 dólares por semana e tem 68 de QI. Porém, uma cirurgia revolucionária promete aumentar a sua inteligência, considerada gravemente baixa. O problema? Enxergar o mundo com outros olhos e mente pode trazer sacrifícios para a sua própria realidade. E resta saber se Charlie Gordon está disposto a fazê-los

Esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida e não sei porque demorei tanto para lê-lo. Finalizei a história chorando e com vontade de abraçar o protagonista. Flores para Algernon fala sobre nossa busca por conhecimento, mas com uma delicadeza que comove, De nada adianta ter toda a inteligência do mundo se não existir compaixão e empatia com o próximo. Charlie conseguiu se destacar e ter controle da própria mente depois de um experimento científico, porém começou a se isolar quando se lembrou do seu passado. É um livro que vou carregar para a vida e que recomendo a todos.

Vox- Christina Dalcher

{Meta 2019} Como andam as minhas leituras até agora

Sinopse: Uma distopia atual, similar aos dias de hoje, sobre empoderamento e luta feminina.
O SILÊNCIO PODE SER ENSURDECEDOR #100PALAVRAS.
O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade. Esse é só o começo… Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir.

Apesar de ter me desanimado com o caminho que a história seguiu, gostei de ler Vox. A autora discutiu sobre a importância do feminismo e também como a religião e o governo podem se tornar uma arma contra os nossos direitos. Fiquei angustiada só de imaginar viver em uma situação parecida, mas ao mesmo tempo preocupada porque não é algo tão impossível assim. Eu só não curti o romance na história e nem algumas das atitudes da protagonista. Achei que o final poderia ter sido diferente e teve uma hora que a limitação de fala deixou de ser o foco.

The Kiss of Deception – Mary E. Pearson

{Meta 2019} Como andam as minhas leituras até agora

Sinopse: Tudo parecia perfeito, um verdadeiro conto de fadas menos para a protagonista dessa história. Morrighan é um reino imerso em tradições, histórias e deveres, e a Primeira Filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos através de uma aliança política. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro? 

Vi tantas pessoas elogiando a escrita dessa autora que tive que dar uma chance. Agora sei porque ela tem tantos fãs e porque me tornei um deles. Eu me apaixonei por Dance of Thieves e não foi diferente com The Kiss of Deception. Agora estou enrolando para ler o último volume dessa trilogia porque não quero me despedir dos personagens hahaha.

Já leu algum desses livros que citei? Como andam as suas leituras?