Cinemagrafia: Criando movimento em suas fotos com aplicativos

por Posted on 16 Comments 2 min leitura 64 visualizações

É uma foto ou um vídeo? Você sabe o que é cinemagrafia? Esse termo vem do inglês “cinemagraph” e surgiu quando os fotógrafos americanos Jamie Beck e Kevin Burg decidiram usar essa técnica em suas fotos de moda. A cinemagrafia nada mais é do que uma foto em que uma parte fica em movimento contínuo. Parece até que estamos falando de um gif, mas essa técnica é muito mais aprimorada. É preciso adicionar máscaras e destacar a parte que deve ter movimento em um único frame. Geralmente essa edição é feito com programas mais elaborados, no entanto há alguns aplicativos que oferecem um recurso similar.

A ideia original é não deixar toda a imagem em movimento e fazer essa edição através de um vídeo, mas os aplicativos que irei indicar criam um falso movimento em uma foto. Parece confuso? Vou mostrar como funciona.

Nesse “vídeo” que compartilhei dá para entender melhor o efeito. Tudo está congelado, mas há um “movimento” na água. Todos os aplicativos que irei indicar nesta publicação, tem como proposta criar um movimento falso em uma imagem. Eles oferecem vários recursos animados criados manualmente, além de ter alguns filtros para ajudar nessa edição. É possível não só animar as fotos como ajustar a velocidade dessa animação. Todos os aplicativos são gratuitos, mas possui recursos limitados. Se quiser investir em mais efeitos e até mesmo tirar o logo do app na hora de salvar, é preciso contratar o serviço deles.

MOVEPIC

Fiz essa foto no dia em que o Doutor Estanho abriu um portal para me entregar a joia do tempo. Coloquei efeito de movimento dentro desse portal. Vou deixar um vídeo do desenvolvedor, mostrando como funciona o aplicativo:

PIXAMOTION

Pixamotion está disponível na Play Store e na Apple Store.

PIXALOOP

Pixaloop está disponível na Play Store e Apple Store.

MAIS INSPIRAÇÕES PARA CRIAR MOVIMENTO EM SUAS FOTOS? USE O PINTEREST

Quer mais ideias de como usar essa técnica? Criei um painel com várias inspirações lá no Pinterest (aproveite para me seguir também). Se você quiser começar a usar esse efeito, sugiro treinar o seu olhar em lugares mais abertos. Use a imaginação, quanto mais estranho o efeito, melhor.

Já usou algum desses aplicativos? Gostou da técnica?

Receba as publicações por e-mail

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 Comments
  • kênia Cândido
    julho 30, 2019

    Oi Clayci.

    Amei sua postagem, pois ainda não tinha visto como esse aplicativo funciona. Já estou desejando tê-lo para criar com as minhas fotos. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

  • Mari
    julho 29, 2019

    Clay, não sabia o nome da técnica, mas sempre achei legal esses efeitos quando via pela internet. Fiquei bem interessada nos aplicativos que você indicou para testar.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

  • Erika Monteiro
    julho 26, 2019

    Oie, tudo bem? Ah, que dica mais legal. Achei bem interessante os efeitos em algumas fotos. O movimento em algumas delas é quase real. E na xícara? Ficou bem delicado. Vou experimentar. Um abraço, Érika =^.^=

  • Thainá Christine
    julho 26, 2019

    Não sou muito ligada a fotografia. por isso nem imaginava que dava pra fazer esses efeitos por aplicativos. Achei um máximo! O seu post é muito bem explicado e com detalhes essenciais para que nós, leigos no assunto, também consigamos entender tudo perfeitamente. Adorei as dicas! Deu até vontade de testar por aqui, rs.

  • Lívia Madeira
    julho 26, 2019

    nossa as vezes me acho meio dinossaura pq pra mim ou é foto ou é video haha AMEI conhecer esses apps que dao um certo movimento as fotos e ja quero brincar com ele

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Clayci
      julho 26, 2019

      hahahahahahahaha
      Se testar me diz depois o que achou

  • Ana Caroline Santos
    julho 25, 2019

    Olá, tudo bem? Uou, que postagem bacana! Confesso que já tinha visto algumas fotos usando esse recurso no Instagram, mas me perguntava como seria feito. Por isso, a indicação de aplicativos para fazer o efeito caiu como uma luva. Já irei testar vários deles para ver qual me adapto mais. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    • Clayci
      julho 26, 2019

      Ahhh se testar algum desses me fala depois <3

  • Bianca Ribeiro
    julho 25, 2019

    Eu vi esses dias no Instagram uma dessas fotos, que não verdade era a fumacinha do café que ficava se mexendo sabe?! Eu achei a coisa mais linda do mundo! Adorei que meio que dá pra fazer isso e é bem fácil até, já quero testar! Adorei as suas fotos!!!!

    • Clayci
      julho 26, 2019

      Ahh sim <3
      O app Lumyer tem esse efeito da fumaça *_*

  • Aline Martins de Oliveira
    julho 25, 2019

    Oi Clay! Já disse que amo suas fotos, e repito! Adorei esse efeito de movimento, deixa a foto muito mais legal, e com certeza deve chamar muito mais atenção! Eu não uma boa fotógrafa, então acho tudo muito lindo e difícil, mas amei conhecer sobre esses aplicativos e os efeitos bacanas que eles conseguem dar ás fotos.

    Bjoxx ~ Aline ~ http://www.stalker-literaria.com ?

    • Clayci
      julho 26, 2019

      Ahh fico muito feliz em saber que gostou =D

  • Larissa Dutra
    julho 24, 2019

    Olá, tudo bem? Menina, que demais! Eu ainda não conhecia esse efeito de movimento na foto, mas achei muito bacana. Adorei as dicas de apps!

    Beijos,
    Duas Livreiras

Previous
Você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo?
Cinemagrafia: Criando movimento em suas fotos com aplicativos

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE